top of page

UFU Campus Pontal apresenta pesquisas sobre o agronegócio no país

Núcleo de pesquisa do Campus Pontal tem pesquisas sobre o agronegócio publicadas em periódicos nacionais e internacionais.

Foto: banco de imagem


Segundo pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) o PIB do agronegócio brasileiro vêm crescendo muito, acumulando no primeiro semestre de 2021, uma alta de 9,81%. O PIB do ramo agrícola segue o mesmo ritmo, com crescimento de 14,46% nos seis primeiros meses deste ano.


O professor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social da Universidade Federal de Uberlândia Campus Pontal (Faces/UFU), Odilton José de Oliveira Neto, afirma que pesquisas nessa área são fundamentais para potencializar o agronegócio. “O setor é responsável por empregar aproximadamente 20 milhões de pessoas nas cadeias agroindustriais. Além disso, o agronegócio brasileiro é responsável por alimentar 1 a cada 6 habitantes do mundo”, relata.


O professor e pesquisador faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Administração e Ciências Contábeis (Nepacc) da Faces/UFU, coordenado pela professora Marli da Silva. Dentre as pesquisas desenvolvidas no núcleo, uma das coordenadas por Oliveira Neto propõe verificar a interdependência dos preços e a transmissão de risco via choques e volatilidades entre os principais mercados agropecuários dos países membros efetivos do Mercosul.


O professor e outros membros do Nepacc publicaram pesquisas sobre agronegócio em periódicos nacionais e internacionais. Para conferir acesse: Emerald, Desafio Online, Revista Interface, Revista Alcance e Revista Future.



Fonte: Comunica UFU/Julia Alvarenga


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page