top of page

Vamos adotar hábitos mais sustentáveis?

Em 2024, podemos ser mais sustentáveis adotando hábitos e práticas que reduzam nosso impacto ambiental



Luciano Caixeta | Foto Divulgação


Aqui estão algumas dicas:

Reduza o consumo: isso significa comprar menos coisas, consertar o que está quebrado e doar ou vender o que não usamos mais. Adote o habito da economia circular.


Reutilize: sempre que possível, use itens novamente em vez de descartá-los.


Recicle: separe os resíduos recicláveis e recicle-os de forma adequada, destinando os resíduos orgânicos para a compostagem, pois assim você terá um adubo de excelente qualidade para suas plantas de casa e da horta. Podemos ainda acrescentar algumas minhocas, que ajudarão no processo da formação do humus.


Concentre-se em alimentos locais e sazonais: isso ajuda a reduzir a pegada de carbono associada ao transporte de alimentos. Procure consumir alimentos que estão em época de produção como frutas, verduras e legumes.


Economize energia: desligue as luzes quando sair de um cômodo, reduza o uso do ar condicionado e do aquecimento e troque as lâmpadas incandescentes por LEDs. Instale se possível placas solares, pois estas ajudam em sua conta de energia e não poluem o meio ambiente.


Economize água: tome banhos mais curtos, conserte vazamentos e instale um depósito para reservar água da chuva para regar plantas do gramado e jardim. Adote hábitos como descargas e torneiras inteligentes, que reduzem o desperdício de água.


Adote o hábito de cultivar plantas, mesmo que em pequenos vasos. Esta prática além de deixar seu ambiente mais bonito e mais agradável, ajuda a equilibrar a energia do ambiente, seja de casa ou do trabalho.


Promoção da segurança alimentar: a agricultura é responsável por garantir a segurança alimentar da população. Os agricultores podem promover a segurança alimentar adotando práticas como a produção de alimentos de qualidade, a diversificação da produção e o apoio a pequenos agricultores.


Aqui estão algumas dicas específicas para Uberlândia, Minas Gerais, Brasil:

Use bicicleta: Uberlândia tem uma rede de ciclovias bem desenvolvida, que pode ser usada para se deslocar pela cidade.

Recolha água da chuva: a água da chuva pode ser usada para regar plantas, lavar calçadas e carros e até mesmo para lavar louça.

Reduza o consumo de água: Uberlândia possui uma das melhores águas tratadas do país. Isso garante o abastecimento de nossas casas. Mas é bom lembrar que em períodos de seca é importante reduzir o consumo de água.

Cada um de nós pode fazer a diferença adotando hábitos sustentáveis. Juntos, podemos criar um futuro mais sustentável para todos.


Luciano Caixeta é professor, pesquisador e especialista em Biotecnologia Aplicada; Trabalha com agronegócio sustentável com prática regenerativa/integrativa; Personal Garden.

1 visualização0 comentário
bottom of page