Veritá completa 27 anos com mais de sete mil pesquisas realizadas

A partir de Uberlândia, o instituto se tornou referência pela atuação em todo o país.

Publi Editorial

Fotos | Mauro Marques


Com tradição e assertividade em pesquisas em todos os segmentos, o Instituto Veritá chega aos 27 anos de atuação no mercado reforçando seu pioneirismo e conhecimento do Brasil. Ao longo de quase três décadas de atuação o instituto já realizou mais de sete mil pesquisas com cerca de três milhões de pessoas entrevistadas. Trajetória que rendeu a seus pesquisadores mais de cinco milhões de quilômetros rodados pelo Brasil. Um conhecimento que faz toda diferença para quem busca exatamente informações para o cliente.


“Nosso papel é buscar informações e dados que sejam determinantes para quem toma decisões. De negócio, sobre um produto, uma estratégia de campanha à decisão do voto. A atuação abrangente que tivemos nesses 27 anos nos ensinou como dar eficiência e assertividade nessa busca”, diz Adriano Silvoni, fundador e diretor do Veritá.


O pioneirismo e o uso de tecnologia também são marcas registradas do Veritá. Em 2006, inovou com o uso de dispositivos móveis nas mãos de seus pesquisadores. Usando palmtops, os precursores dos tablets, o instituto passou a oferecer a geolocalização de seus entrevistados, inclusive com a possibilidade de gravar as entrevistas. Ferramentas que dão a quem apura os dados mais segurança para que a metodologia aplicada seja aferida.


“Foi um avanço enorme e ainda hoje é algo que nos diferencia. É este zelo com a amostra da pesquisa que garante que os dados que entregamos realmente sirvam ao cliente de maneira assertiva”, diz Adriano.

Com uma atuação em todos os segmentos de pesquisa, o Veritá entrega soluções nas áreas de negócios, atendendo empresas interessadas em conhecer mais de seus consumidores, em gestão pública e privada, colaborando com o aprendizado de lideranças e no eleitoral. Isso trouxe ao instituto uma enorme gama de clientes das áreas de varejo, atacado, comunicação, telecomunicações, imobiliária, organizações sociais e governo. Tanto com pesquisas quantitativas, que extraem do mercado números para análise de cenários, quanto qualitativas. Estas últimas focadas em atender o cliente com informações que permitam aprofundar o conhecimento sobre a percepção do consumidor ou eleitor.


Para Adriano, “entender como o consumidor avalia seu produto traz informações para melhorar o rendimento, o pós-venda e a redefinição de metas e objetivos. São informações que afetam o resultado da empresa ou a efetividade das administrações públicas. Nosso trabalho é conseguir extrair do público essas percepções com assertividade. Para nós, o mais importante antes de tomar a decisão de colocar a pesquisa na rua é entender qual metodologia trará a resposta mais útil para o negócio do nosso cliente. E essa consultoria é algo inerente ao Veritá e chave para o sucesso do cliente”.


Eleições 2022


Em 2022, o Veritá já realizou inúmeras pesquisas para consumo dos seus clientes em municípios e unidades da federação, avaliando o cenário político. São dados estratégicos que servem para decisões dos partidos e que podem definir a corrida eleitoral. A partir do segundo semestre fará também pesquisas registradas em parceria com veículos de comunicação, inclusive avaliando o pleito para Presidente.


O que significa percorrer todos as unidades da federação ouvindo os eleitores. Essa é uma experiência que o instituto acumula desde 1996, quando levantamentos dessa natureza entraram no portfólio da empresa, participando ativamente com pesquisas para presidente e para Governos e Estaduais, do Distrito Federal e para o Senado. Pesquisas registradas amplamente divulgadas como nas eleições de 2010, 2014 e 2018 e que classificaram o Veritá entre os institutos com maior assertividade do país.


2022

Entre as entregas previstas para 2022 está a Avaliação de Gestores Municipais, uma pesquisa que chega à sua quinta edição. Desta vez avaliando 25 gestões municipais do interior de Minas, ela entregará aos prefeitos dados sobre a opinião do público sobre seus governos. Segundo Adriano Silvoni, “são dados que em seus diversos recortes como gênero, faixa de renda, idade e nível educacional, permitem aos prefeitos compreenderem se suas estratégias de governo e de comunicação são eficientes ou em que segmentos do público há necessidade de reverem suas atuações”.


Outros produtos que ganham o mercado são as pesquisas de clima organizacional. Não só por empesas como também pelo poder público na busca de melhores práticas com seus times de servidores. Com as constantes mudanças no ambiente laboral provocadas pela pandemia e pela tecnologia, seja nas pequenas, grandes empresas ou no setor público, o Veritá realizará pesquisas dessa natureza para auxiliar os gestores de empresas privadas ou públicas a entenderem o clima do ambiente de trabalho, corrigirem as insatisfações dos seus comandados e valorizarem talentos.


Para o segundo semestre uma pesquisa ainda mais profunda de avaliação do setor público está prevista e que se tornará o Prêmio Gestão Pública Veritá. Um levantamento completo que verificará a opinião do público sobre 35 áreas em que o gestor municipal tem atuação. Da saúde, passando pela educação, infraestrutura e qualidade dos serviços.


“Nossa missão é impactar positivamente a sociedade com o conhecimento. Entendemos que a informação é a chave para mudar a realidade. Queremos entregar a quem comanda a instância mais próxima que o cidadão tem com o poder público, que é o poder municipal, dados que sirvam para mudarem políticas equivocadas, olharem com mais atenção áreas que estão sendo esquecidas e desenvolverem novas políticas públicas que alcancem êxito. E, sobretudo, premiar aqueles que forem mais eficientes na entrega de serviços públicos com boas avaliações de seus governados. Com isso materializamos na vida das pessoas a importância das pesquisas e para quem governa da busca constante por eficiência”, conclui Silvoni.


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