top of page

Válvula de retenção na rede de esgoto evita refluxo nas residências




Para prevenir os refluxos de esgoto nas residências ou evitar que eles se repitam, principalmente durante o período chuvoso, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) recomenda a instalação de uma válvula de retenção na rede de esgoto. A instalação do equipamento, que está sob responsabilidade do proprietário do imóvel, é simples, mas deve ser feita por um profissional especializado, como o encanador.

 Nos últimos quatro meses, desde que teve início o período de chuvas, a autarquia atendeu cerca de 552 solicitações de manutenção na rede de esgoto. Desse total, aproximadamente 68% foram referentes a refluxos no quintal ou dentro do imóvel. Essa taxa representa 20% a mais que o registrado nos meses de seca.


De acordo com o diretor de esgotamento sanitário do Dmae, Lucas Rocha, a válvula de retenção é instalada, preferencialmente, na calçada. "Esse mecanismo conta com uma portinhola que permite que a água residual circule em apenas uma direção, impedindo que o esgoto volte pela tubulação e entre no imóvel", destaca.

Entupimentos e obstruções

O diretor ressalta também que o entupimento na rede de esgoto pode ocorrer devido ao mau uso ou ligações cruzadas da rede de drenagem pluvial e rede de esgotamento sanitário. O descarte de objetos e óleo de cozinha, por exemplo, causa grandes danos, assim como tampas de pasta de dente, cotonetes, cigarros, absorventes, fio dental, cabelo e embalagens plásticas, que são os principais itens encontrados pela autarquia em manutenções.

Esses materiais devem ser acondicionados adequadamente e encaminhados para a coleta de lixo. Já o óleo de cozinha pode ser entregue na coleta seletiva, nas cooperativas de reciclagem ou no ponto de coleta localizado na sede do Dmae (av. Rondon Pacheco, 6.400).

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page