Uniube: do pioneirismo aos 75 anos de história e inovação

Em 2022, a Uniube completará 75 anos de fundação, sendo 20 deles em Uberlândia.


Barbara Lemes

Fotos Acervo Uniube


Acompanhando o crescimento da capital do Triângulo Mineiro, a Uniube está em Uberlândia desde 2002 e tem tido grandes destaques e conquistas na área acadêmica ao longo desses quase 20 anos de atuação na cidade. Com uma estrutura de 8.585 m², o novo Campus Via Centro, inaugurado há pouco mais de um ano, conta com salas de aulas e laboratórios estruturados para receber alunos dos cursos de graduação e pós-graduação.


Para o Reitor da Uniube, Marcelo Palmério, ter uma estrutura completa em Uberlândia dá ênfase ao propósito da Universidade, que tem o foco de atender o aluno e incentivar o crescimento profissional tanto do acadêmico quanto dos colaboradores. “A missão da Uniube é trabalhar na linha da educação, da formação intelectual e profissional do homem para a construção da sociedade livre e consciente, responsável e progressista. Nossa Universidade, que nasceu pequena, cresceu e não parou”, pontua Palmério.


O prédio instalado na Avenida Afonso Pena, 1177, no Centro, foi inteiramente remodelado tanto interna quanto externamente para atender exclusivamente a Uniube e está localizado a 200 metros do Terminal Central de Uberlândia. O Via Centro possui 39 salas de aulas climatizadas, 4 laboratórios de informática, laboratórios de engenharia e biblioteca com um acervo com mais de 30 mil obras. O local também abriga o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), do curso de Direito, responsável por atender a população gratuitamente, e sala da Incubadora de Empresas da Uniube (Unitecne), para as práticas de desenvolvimento de startups das Empresas Juniores da Instituição.


+ de 200 opções de cursos

A Uniube oferece mais de 200 opções de cursos, na graduação e pós-graduação (stricto sensu e lato sensu), nas modalidades presencial e Educação a Distância (EaD), além cinco programas de Mestrado e um Doutorado. Só no Via Centro, os uberlandenses possuem mais de 80 opções nas duas modalidades. O corpo docente da Uniube também é referência na área acadêmica. Neste mês, 23 dos professores da Universidade compuseram o ranking de “melhores e mais influentes pesquisadores do mundo”, realizado pela AD Scientific. Atualmente, a Uniube conta com 600 professores, sendo 70% com títulos de mestrado e doutorado, responsáveis pela formação de mais de 82 mil alunos em todos esses anos.


Avanços na EaD

São mais de 100 polos EaD da Uniube espalhados por todo o Brasil e o Via Centro é um deles. Referência no Ensino a Distância, a Uniube possui uma plataforma de ensino qualificada, que proporciona interatividade entre alunos e professores. Criado em 2010 pela própria Instituição, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-Online) é moldado para que o ensino oferecido acompanhe as evoluções tecnológicas e pedagógicas. A plataforma oferece acesso às bibliotecas virtuais e está disponível em aplicativo para Android e IOS.


Com o ensino a distância, que teve um crescimento ainda maior com a pandemia da Covid-19, a Uniube não mediu esforços para lançar novos cursos e atender novas áreas do conhecimento. Foram mais 90 cursos lançados neste ano nessa modalidade. Já na Pós-Graduação EaD, a Uniube lançou, neste mês, mais de 70 novos cursos a distância para ingresso ainda em 2021, nas áreas de: Agronegócios, Irrigação, Fisioterapia, Estética, Psicologia, Letras, Tecnologia, Educação, Enfermagem, Gestão, Meio Ambiente, Engenharia, Marketing, Educação Física, Nutrição e Direito.


Na Graduação EaD, 20 novos cursos estão previstos para ingresso a partir de 2022, sendo eles: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência de Dados, Ciências Econômicas, Design de Interiores, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Gastronomia, Gestão de Cooperativas, Gestão de Eventos, Jogos Digitais, Marketing Digital, Negócios Imobiliários, Nutrição, Processos Escolares, Produção Audiovisual, Produção Multimídia, Produção Publicitária, Segurança da Informação, Sistemas de Informação e Zootecnia.


Ao todo, a Uniube hoje conta com 39 opções de cursos de graduação presenciais e 63 cursos de graduação EaD. Na Pós-Graduação lato sensu são 47 cursos presenciais ofertados e 91 na EaD. Para o pró-reitor adjunto da Uniube, Marco Antônio Nogueira, por ter uma gama variada de opções nas mais diversas áreas do conhecimento, a Universidade contempla qualidade e tradição na oferta de cursos. “Os cursos da Uniube sempre foram reconhecidos pela qualidade e tradição da instituição na educação, tanto em Uberaba como em Uberlândia. Essa é uma das maiores características que atrai nossos alunos, e que reflete no desempenho de Exames de Ordem, como a OAB, nos conceitos e avaliações do ENADE e no reconhecimento das empresas, pelo alto índice de empregabilidade e crescente procura por estagiários. No ano passado, mesmo com o peso das dificuldades impostas pela pandemia, o ensino não decresceu. Professores dedicados em manter a qualidade do ensino tiveram que migrar para o ambiente virtual em menos de uma semana, com todas as aulas e atividades acadêmicas, mas mantendo sempre a qualidade e seriedade no ensino. Isso possibilitou a formação e inserção de alunos no mercado no tempo adequado”, pontua o pró-reitor.


+ Oportunidades

A Uniube é uma Universidade de verdade e visa oferecer ao estudante muito mais do que apenas atividades dentro da sala de aula. Ela também oferece diversas oportunidades de projetos e programas de extensão e de ação comunitária, voltadas ao crescimento profissional do aluno. Com vínculo à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Propepe), o incentivo à pesquisa é feito por meio da iniciação científica com a concessão de dezenas de bolsas para alunos de graduação.


Para a inovação e o empreendedorismo, a Universidade possui a Incubadora de Empresas da Uniube (Unitecne), que apoia ideias da própria Instituição e da comunidade em geral. A incubadora oferece capacitação e assistência técnica e gerencial para que as empresas possam superar as barreiras existentes nos primeiros anos de sua atuação, infraestrutura e espaços para uso compartilhado, assessorias e consultorias tecnológicas, orientação na comercialização de produtos e exportação, contato com parceiros estratégicos e orientação para a captação de recursos externos e para proteção intelectual.


Pensando no crescimento do aluno, o Escritório de Relações Internacionais da Uniube (ERI) foi criado com a missão de promover a internacionalização da Uniube, nas diversas áreas de atuação, contribuindo para a formação de um profissional compromissado com uma sociedade justa. Por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica da Universidade de Uberaba, foi criado para permitir à comunidade acadêmica da Uniube a realização de intercâmbio internacional.


Pra quem tá chegando agora...

Foi pensando em atender quem está chegando agora que a Uniube lançou, neste ano, o Simulado Enem VIP, o Raio-X e o Simplifica Uniube. Novas plataformas criadas com o objetivo de ajudar o ingresso do aluno na Universidade, tanto no período de decisões e preparo para o Ensino Superior quanto na hora de decidir qual processo seletivo escolher.


Simulado Enem VIP - é uma ferramenta que possui o objetivo de ofertar uma revisão para a prova do ENEM, por meio da disponibilização de todas as questões de provas anteriores do Exame. O aluno pode montar o simulado por área cobrada no ENEM ou com questões variadas. O treinamento considera ainda o tempo para a realização do simulado e disponibiliza um curso completo de redação com 11 aulas atualizadas. Ele pode ser acessado gratuitamente em: enemvip.com.br/uniube


Raio-X - é um teste vocacional + teste de personalidade. Ela foi estruturada por meio de uma metodologia chamada Disc, utilizada para realizar avaliação comportamental e identificar os perfis dominantes de uma pessoa. O método consiste em quatro perfis de comportamento: dominância, influência, estabilidade e conformidade. A Raio-x conta com 28 grupos de perguntas que geram um retorno imediato ao candidato sobre o perfil predominante e quais cursos são sugeridos para ele. Para acessá-lo, basta entrar em beduka.com/raiox/s/uniube.


Simplifica Uniube - é uma plataforma que centraliza todos os processos seletivos da Instituição em um só lugar, facilitando, assim, a melhor escolha do aluno. Uma demanda que antes era levantada pelos candidatos agora é vista como uma oportunidade de acesso fácil e rápido aos futuros universitários. Ao acessar a página do Simplifica (www.uniube.br/ simplifica), o candidato depara com todas as formas de ingresso disponíveis na Uniube. São elas: Vestibular na Hora > Presencial; Vestibular na Hora > EaD; Transferência; Portador de Diploma; Nota do Enem e Pós-Graduação (stricto sensu e lato sensu). Em cada uma das telas, o aluno tem acesso livre ao edital do processo seletivo aberto e à aba de inscrição.


75 anos de história

Em 2022, a Uniube completará 75 anos de atuação. A história da Instituição começou em 1947 quando o fundador, professor Mário Palmério, criou a primeira Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro, em Uberaba. Em menos de 10 anos, ele implantou os cursos de Direito e Engenharia Civil. Junto com as conquistas, veio também a necessidade de expansão da estrutura física. Depois do Campus Centro, em 1976, a Uniube inaugurou o Campus Aeroporto, instalado na Avenida Nenê Sabino, em Uberaba. E foi em 2002, que a Instituição recebeu a autorização do Ministério da Educação (MEC) para abrir um campus em Uberlândia. Com mais de 100 polos espalhados pelo Brasil, a Uniube conta, hoje, com cerca de 20 mil alunos matriculados e quase 3000 colaboradores, sendo a maior geradora de empregos, em Uberaba, entre as iniciativas privadas, e é considerada a maior universidade do interior de Minas Gerais.

Informações 0800 340 3113



115 visualizações0 comentário