UFU firma acordo para potencializar pesquisas sobre a tecnologia 5G

Colaboração busca trazer soluções para os problemas da nova tecnologia e abrir oportunidades de negócios.

Foto: banco de imagem


A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), firmou um acordo com o Brain (centro de inovação e negócios digitais da Algar Telecom) e o Instituto de Telecomunicações, de Portugal, em dezembro de 2021, a fim de ampliar as pesquisas relacionadas a serviços digitais desenvolvidas em colaboração por essas instituições a respeito da nova tecnologia 5G.


Um workshop organizado pelar parte envolvidas discutirão os temas que guiarão os trabalhos. Segundo Flávio Oliveira, docente da Faculdade de Computação (Facom/UFU) e coordenador de diversas pesquisas envolvendo redes, a intenção do evento é conhecer os problemas e demandas trazidas pelo Brain (ligadas à indústria, por exemplo). Para a universidade, o worshop será uma oportunidade de mostrar o que tem sido feito na academia que poderá, eventualmente, interessar ao Brain.


Atualmente a UFU coordena o "Brasil 5G and Beyond 5G", projeto financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e que reúne diversos "atores" nacionais e internacionais para discutir as tecnologias relacionadas ao 5G.


Fonte: Marco Cavalcanti/Portal Comunica UFU e Diário de Uberlândia



2 visualizações0 comentário