UFU faz 1ª cirurgia de troca de articulação temporomandibular pelo SUS

Paciente de 27 anos, que faz tratamento contra um câncer, precisou do procedimento devido à extensão do tumor que envolveu sua mandíbula direita.

Prótese confeccionada para a paciente. | Foto: Divulgação/OH-UFU

Uma paciente que perdeu parte da mandíbula em um tratamento contra o câncer fez a primeira substituição total articulação temporomandibular realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com uma equipe do Hospital Odontológico da Universidade Federal de Uberlândia (HO-UFU).


Essa articulação é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca, sendo o encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio e a prótese total da articulação temporomandibular, que foi customizada para o tratamento, foi doada pela empresa ArtFix.


Segundo a universidade, o procedimento foi necessário devido a grande extensão que do tumor em mandíbula (ameloblastoma) na paciente de 27 anos, moradora do município mineiro de Presidente Olegário. A cirurgia durou cerca de cinco horas e ocorreu sem problemas pela equipe de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do HO-UFU com participação do cirurgião bucomaxilofacial, Luis Gustavo Jaime Paiva, de Goiânia (GO), no dia 19 deste mês. Nos próximos 40 ou 60 dias, ela terá acompanhamento ambulatorial a cada semana.


Fonte: Jornal Estado de Minas Gerais

3 visualizações0 comentário