top of page

Uberlândia tem a melhor gestão municipal do Brasil entre as cidades com ou mais de 500mil habitantes

Prefeitura de Uberlândia

Foto: Reprodução/Secretaria de Governo e Comunicação

Uberlândia foi reconhecida como tendo a melhor gestão municipal. O município foi o vencedor na categoria geral, no grupo daqueles com população acima de 500 mil habitantes, do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023 – etapa nacional, realizado na noite desta segunda-feira (11) em Brasília (DF). A segunda maior cidade de Minas Gerais foi finalista da premiação após ser ganhadora geral e no quesito “Sustentabilidade” da fase estadual do Prêmio, ocorrida em novembro.

Organizada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila, a premiação tem o objetivo de promover o reconhecimento das cidades que contribuem com o desenvolvimento sustentável e qualidade de vida da população. Também visa valorizar boas práticas e iniciativas pioneiras de gestão pública municipal.

Em sua terceira edição, a etapa nacional mostrou que a cidade teve as melhores médias do país em todos os pilares entre aquelas com ou mais de 500 mil habitantes. Concorrendo na final nesta categoria com Joinville (SC) e Sorocaba (SP), Uberlândia foi a grande vencedora.

Representando o prefeito Odelmo Leão e a Prefeitura de Uberlândia, a deputada federal e primeira-dama, Ana Paula Junqueira Leão, esteve presente na cerimônia.



“Esse prêmio reforça as boas práticas de gestão pública do nosso governo. E confirma a força de Uberlândia no desenvolvimento sustentável e a importância dos eficientes serviços públicos prestados aos cidadãos, que geram qualidade de vida à nossa população”, disse o prefeito Odelmo Leão ao saber do resultado da premiação.

A avaliação tem como base no Índice de Gestão Municipal Aquila (Igma). Seis pilares da gestão pública dos 5.570 municípios brasileiros foram considerados: “Governança, Eficiência fiscal e Transparência”; “Educação”; “Saúde e Bem-Estar”; “Infraestrutura e Mobilidade Urbana”; “Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico” e “Ordem Pública”.

Projetos apresentados na etapa estadual do Prêmio

No Prêmio Band Cidades Excelentes 2023 em Minas, realizado em novembro, Uberlândia apresentou 10 projetos nos pilares “Sustentabilidade”; “Governança, Eficiência fiscal e Transparência”; “Saúde e Bem-Estar”; “Infraestrutura e Mobilidade Urbana” e “Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública”.



Confira os projetos apresentados: Prefeitura Digital; Programa Coleta Seletiva; Programa Buriti; Estação de Tratamento de Água Deputado Luiz Humberto Carneiro – Capim Branco; Parceria Público-Privada (PPP) de Iluminação Pública no Município; Modernização Semafórica com foco na garantia de Acessibilidade no Município de Uberlândia; Videomonitoramento Rural; Centro Vida: A Integralidade do Cuidado na Reabilitação Pós-Covid no Município de Uberlândia; Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista; Plano Municipal de Integridade – Política de Governança Pública e Compliance do Município.



3 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page