top of page

Uberlândia está entre as 10 melhores cidades do Brasil para se viver dentre as com mais de 100 mil habitantes

Com uma estruturada gestão de políticas públicas sob a gestão do prefeito Odelmo Leão, a Prefeitura de Uberlândia tem promovido cada vez mais condições para que a população local tenha maior qualidade de vida, fazendo a cidade ser destaque em rankings e levantamentos nacionais. Nesta semana, o tradicional jornal Gazeta do Povo divulgou um ranking inédito e exclusivo no qual Uberlândia figura entre as 10 melhores cidades do Brasil para morar, dentre aquelas com mais de 100 mil habitantes. O levantamento foi feito pelo próprio jornal, cruzando diferentes indicadores disponíveis em sistemas públicos.

As estatísticas compiladas pelo jornal permitiram uma comparação direta entre os 5.570 municípios brasileiros, com base em 21 indicadores em áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura urbana. Com base nos dados mais atualizados de cada categoria, as cidades receberam uma nota geral de 0 a 10. No ranking, com a nota 7,26, Uberlândia ficou na 9ª posição dentre os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. Apareceu à frente de todas as capitais do país e de outras cidades reconhecidamente desenvolvidas como Ribeirão Preto (SP) – nota 7,13 –, São José dos Campos (SP) – nota 7,13 –, Campinas (SP) – nota 6,72 –, Maringá (PR) – nota 7,18 –, e Blumenau (SC) – nota 7,05.

O levantamento da Gazeta do Povo inclui dez categorias diferentes, e utiliza um total de 21 indicadores. Alguns deles, por serem mais relevantes, ganharam peso maior no cálculo da nota final de cada cidade. Educação, Taxa de homicídios, Saúde, Economia e Infraestrutura tiveram peso de 1,5, os maiores no ranking. Todos os dados utilizados no cruzamento são oficiais e extraídos de sistemas públicos como Ideb Ensino Fundamental – anos finais (2021) e Ensino Médio (2021), Ipea (2022), DataSUS (2024), Caged (2024), IBGE (2021) e Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (2023).

Destaque em outros rankings

Recentemente, Uberlândia também apareceu como destaque em um ranking nacional de segurança. Segundo o Anuário 2024 das Cidades Mais Seguras do Brasil, o município foi considerado entre os dez com as menores taxas de homicídios, em 2022, dentre aqueles com população com mais de 100 mil habitantes. Com esta performance, Uberlândia figurou como o município mais seguro de Minas Gerais. O estudo, que tem como referência dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde e foi produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), foi divulgado no dia 18 de junho.

Em dezembro de 2023, Uberlândia também foi reconhecida como tendo a melhor gestão municipal entre as cidades com ou mais de 500 mil habitantes. O município foi o vencedor na categoria geral, no grupo dos municípios nesta faixa populacional, do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023 – etapa nacional. Organizada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila, a premiação tem o objetivo de promover o reconhecimento das cidades que contribuem com o desenvolvimento sustentável e qualidade de vida da população. Também visa valorizar boas práticas e iniciativas pioneiras de gestão pública municipal.

Em 2024, entre diversas premiações conquistadas e posições de destaque obtidas em rankings estaduais e nacionais, Uberlândia também foi premiada na edição estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, que aponta as cidades com as melhores gestões. Pelo segundo ano consecutivo, Uberlândia foi a primeira cidade de Minas Gerais na categoria principal IGMA Geral, do Prêmio, entre os municípios com população acima de 100 mil habitantes. Com o resultado, divulgado no dia 19 de junho, o município está classificado para a etapa nacional, cuja final está prevista para julho. A cidade também foi uma das três finalistas do prêmio nas categorias “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência”, “Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública” e “Sustentabilidade”.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page