Empresários contam novidades e visão sobre a gastronomia na cidade.
Por Ana Carolina Araújo | Ares Comunicação
Fotos Mauro Marques | Divulgação
Uberlândia com seus mais de 800 mil habitantes é referência gastronômica com a diversidade de restaurantes existentes. É fato que, sendo uberlandense ou uberlandino, todos amam novidades e, claro, comida boa. Com a retomada das atividades após a pandemia, os restaurantes se reinventaram para atrair novamente o público, além de idealizarem novos projetos.
Segundo Fábio Luiz Bertolucci, atual presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o pós-pandemia apresentou um cenário em que vários empreendimentos se reinventaram e conseguiram dar uma guinada no faturamento e na melhoria da operação.
Ainda de acordo com Fábio, o segredo para manter um restaurante que atrai muitos clientes, como o Terra Brasilis em Uberlândia, é em primeiro lugar mostrar ao consumidor o zelo que o restaurante tem pela higiene.
“Mas não é só isso. O foco tem que ser na qualidade dos insumos, atendimento e também na manutenção de um padrão em todos os sentidos. Sempre ter um custo-benefício que atraia novos públicos e mantenha o que já é fiel. Buscar sempre inovar, ter cardápios diferenciados e um ambiente que seja acolhedor e responsável”, revela.
FOTO AO LADO - Fábio Luiz Bertolucci, presidente da Abrasel e sócio-proprietário do Terra Brasilis Restaurante
E quando o assunto é atrair turistas para a cidade, Aline Aquino, Presidente do Visite Uberlândia e sócia da Versátil Eventos, acredita que Uberlândia possui uma diversidade grande na gastronomia.
“A cidade tem excelentes restaurantes, chefes renomados e com certeza atrai sim, até mesmo por ser uma cidade de grande potencial da região, atraindo turistas, não só de outros estados, mas também de cidades circunvizinhas”, explica.
“O Visite sempre apoia eventos gastronômicos, divulga os restaurantes que são associados, incentiva os turistas que vêm participar dos eventos na cidade a conhecer a gastronomia e os pontos turísticos gastronômicos. Trabalhamos muito esse posicionamento”, acentua.
E para somar à essa diversidade, Uberlândia acaba de ganhar um novo restaurante localizado na zona sul. É o Terre, que significa Terra, em francês. Com dois chefes formados na Le Cordon Bleu, o intuito do restaurante é oferecer alta gastronomia e a alta coquetelaria, onde todos os processos são feitos do zero.
FOTO AO LADO - Aline Thomaz de Aquino, presidente do Visite Uberlândia
E quando perguntamos o porquê de escolher Uberlândia, eles explicam. “Fizemos uma pesquisa de mercado. Morávamos em São Paulo e tivemos uma oferta para ir pra Goiânia, mas ouvimos de muitas pessoas, e já conhecíamos a cidade, sobre aqui ter opções, aliás nosso intuito é agregar a cena gastronômica de Uberlândia. Pelo tamanho da cidade, o número da população, a gente pode, inclusive, ter mais opções gastronômicas, para as pessoas não precisar se deslocarem daqui. Então viemos, conhecemos, fizemos essa pesquisa e percebemos justamente isso também: como as pessoas aqui valorizam e gostam de Uberlândia. Pra gente poder agregar nessa cena gastronômica entendemos que seria bem interessante, já que Uberlândia é uma cidade muito próspera”, afirma Natália França Tomaz Vilário, uma das sócias proprietárias, que acrescenta:
“Acreditamos que Minas Gerais ainda tem muito campo pra explorar essa parte gastronômica. Hoje a gente vê muito concentrado em São Paulo, Rio de Janeiro e até mesmo Goiânia. Temos um chefe aqui em Minas que admiramos muito, o Leonardo Paixão, que conseguiu agora lá em Belo Horizonte colocar o nome do Estado com o restaurante dele em premiações. Recentemente ele ganhou um prêmio que geralmente tem mais só em Rio, São Paulo, então ele fala muito sobre isso também, de a gente colocar Minas Gerais aos olhos das pessoas e Uberlândia é a segunda maior cidade do Estado, mas ele é muito grande e diverso, e estamos bem distantes de Belo Horizonte. Então, a gente pode trazer isso pra cá, destacar Uberlândia”, enfatiza.
FOTO ACIMA - Gustavo Vilario e Marijael Silva, sócios-proprietários do Terre Restaurante
Em relação às churrascarias, mesmo com tantas outras opções gastronômicas, de acordo com Renato Mocellin, proprietário da Churrascaria Farroupilha, a comunicação é muito importante.
“O marketing digital é uma das nossas principais ferramentas para busca e manutenção de nossos clientes, além do cuidado que temos em relação aos nossos serviços. Acredito que se você tem um bom serviço essa mídia acontece naturalmente”, observa.
FOTO AO LADO - Renato Mocellin, proprietário da Churrascaria Farroupilha
Renato de Azevedo Gontijo, proprietário do Restaurante Tradição Mineira, concorda sobre a importância da comunicação. “Sem a propaganda e a qualidade o restaurante já tínhamos fechado há muito tempo. Hoje é muito necessário a comunicação e o que faz sucesso no restaurante se chama variedade, qualidade e em primeiro lugar propaganda. Sem ela, ninguém ia descobrir isso aqui”, ressalta.
Já para João Guilherme, proprietário do Pão de Batata, ao ser perguntado se diversificar seria uma saída para o setor, explica. “Diversificar não seria a palavra, mas sim, inovar. Temos que manter o foco no nosso negócio, porém sempre buscando transformar e atualizando, modernizando os processos e produtos. Na realidade me adaptei à nova situação pós-pandemia. Transferi meu negócio para um imóvel próprio, em um lugar nobre e bem localizado (ao lado do Praia Clube) para diminuir os custos da operação”, explica. Com os momentos desafiadores que muitos empresários vivenciaram nos últimos anos, principalmente na economia, muitos procuraram encontrar o segredo do sucesso.
Para Cícero Borges, proprietário do Quero Carne Steak Bar, crescer em momentos desafiadores é manter estrategicamente fatores que vão alcançar o sucesso.
“Inauguramos, em janeiro de 2016, uma pequena loja com apenas três mesas. Hoje com 51 mesas, passamos por um período em 2016 a 2018, em que a economia enfrentou uma crise por causa do governo. Logo após veio a pandemia, que foi outra situação bem difícil para o setor de alimentação. Após esse período, acredito que os segredos para se manter em períodos difíceis são: ter dinheiro guardado para emergências, se reinventar é fundamental, perseverança e sempre procurar melhorar o atendimento e a qualidade dos produtos e, o principal, lutar e manter o foco sempre. Presenciei restaurantes que colocaram no cardápio itens fora da proposta dos mesmos, perderam o foco, acabando por encerrar as operações”, enfatiza.
FOTO ACIMA - Cícero Borges de Oliveira Junior, proprietário da Quero Carne Steak Bar
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