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Foto do escritorSerifa Comunicação

Uberlândia atrai investimentos estratégicos em bairros tradicionais

Os bairros Fundinho, Patrimônio, Morada da Colina e suas vias principais de acesso, como das avenidas Rondon Pacheco, Francisco Galassi, Nicomedes Alves dos Santos e Vinhedos são as principais referências da região


Alitéia Milagre | Fotos Mauro Marques | Jorge H. Paul | Luciana Santos

Uberlândia desponta como um polo de empreendedorismo, com oportunidades tanto em bairros tradicionais quanto em áreas em expansão. Nesta edição, destacamos como empresários de vários nichos têm apostado em investimentos estratégicos nas regiões Sul e Central da cidade, com ênfase nos bairros Fundinho, Morada da Colina e Jardim das Acácias.

O bairro Morada da Colina, uma das áreas nobres de Uberlândia, vem apresentando significativo crescimento. Conhecido pelas residências de alto padrão, o bairro oferece uma infraestrutura completa, com escolas, hospitais, supermercados e estabelecimentos comerciais diversificados. Além disso, destaca-se por suas opções de lazer, como o Uberlândia Shopping e o Parque da Gávea, e uma ampla variedade de bares e restaurantes, consolidando-se como um ponto de referência para moradia e entretenimento na cidade.

Complexo gastronômico

É nessa região privilegiada da cidade que Eduardo Hubaid, proprietário da Casaga, localizada na Avenida Francisco Galassi, criou um complexo gastronômico, onde estão Quero Carnes, Fornelli, Oli Pizzaria, Nōema Bar & Kitchen, especializado em frutos do mar e comida japonesa, entre outros.


A Casaga teve início em 2015, quando Eduardo Hubaid identificou em seu terreno potencial para um empreendimento comercial, em vez de uma residência. O que começou com pequenas lojas evoluiu para um polo gastronômico consolidado. Segundo Eduardo, o espaço atrai um público diversificado, reforçando seu sucesso como destino para diferentes perfis de consumidores em busca de experiências culinárias variadas. “Não temos um público específico. O nosso empreendimento recebe pessoas de toda a cidade porque sabem que serão bem servidas com comida boa e preço justo”, afirma Hubaid.

É nessa galeria que também está, a oito anos, Quero Carne Steak House, do empresário Cícero Borges de Oliveira Júnior. Ele conta que começou delivery, com três caixas de carne que custaram, na época, R$ 1.500 e um freezer velho. Sem vocação para o setor gastronômico, mas apaixonado por carnes, abriu uma boutique de carne, um açougue, com carnes premium. “Muita gente vinha aqui e tomava uma cervejinha antes de comprar a carne. Foi quando de três mesas, aumentamos para 52, e começamos a assar a carne e a servi-las. Em 2019, a Quero Carne virou um restaurante com pratos executivos e churrasco premium”, conta.


Devido à boa aceitação, o negócio cresceu rápido, segundo Cícero. O espaço é inovador e aconchegante, onde a missão é entregar aos clientes produtos e serviços com alto padrão de qualidade. A Quero Carne é especialista no corte e produção de carnes nobres certificadas, fornecidas pelos maiores frigoríficos do país.

Outro empreendimento de destaque no Morada da Colina é o Tatu Bola, parte da rede de bares administrada pelo grupo Alife Nino. Localizado na Avenida Francisco Galassi, o espaço segue o conceito das demais unidades da marca, com fitinhas do Senhor do Bonfim suspensas no teto, reforçando o clima de brasilidade. A programação musical diária é marcada pelo pop rock, enquanto o sertanejo e o samba ganham espaço nos fins de semana. No cardápio, uma vasta seleção de petiscos, pratos, bebidas e impulsiona os happy hours, tornando o local um ponto de encontro.

“Estamos no nosso quinto mês de Tatu Bola em Uberlândia com essa pegada de entregar um bar muito temático, um ambiente bonito, com músicas variadas e ecléticas, muito voltado para a brasilidade, pratos típicos do Brasil. Atendemos em média de 300 clientes por dia”, destaca Raphael Bessa, proprietário. O empresário afirma que para deixar o espaço de um jeito brasileiro, houve uma composição da casa, inclusive na parte arquitetônica. “Fizemos um investimento significativo para que os clientes desfrutem de um ambiente confortável. Não tenho dúvidas de que a região está se tornando um point gastronômico de bares e restaurantes e não há lugar melhor para fincar nosso negócio”, ressalta Bessa. No mesmo endereço, encontra-se a Viva Vino, loja de vinhos wine bar. Movido pelo desejo de empreender, o empresário Breno Merolla buscou oportunidades e, em 2018, criou uma marca com o objetivo de democratizar o consumo de vinhos, trazendo sabores do mundo inteiro diretamente para os lares.

Merolla relata que, ao abrir a Viva Vino no bairro, não havia outros estabelecimentos voltados para o segmento de vinhos, e o polo gastronômico local ainda estava em desenvolvimento. A Viva Vino tem como slogan “O vinho do seu jeito” e oferece mais de 400 rótulos. “Trabalhamos com um sistema rotativo de rótulos, sempre alterando alguns por novidades. Temos vinhos de várias partes do mundo, incluindo países do leste europeu, e visitados constantemente na vitivinicultura nacional”, afirma Merolla.

Além disso, o espaço promove uma experiência personalizada para os amantes do vinho, oferecendo degustações e eventos temáticos. “Nosso objetivo é proporcionar aos clientes a oportunidade de explorar novas culturas e sabores, seja através de vinhos nacionais ou internacionais. Queremos que cada pessoa encontre um vinho que se adeque ao seu paladar, por isso, sempre buscamos novas opções e tendências”, completa Breno Merolla.

Ele destaca ainda que a diversificação de canais tem sido essencial para alcançar diferentes públicos. “A ideia é levar a experiência do vinho para além da loja, seja por meio das plataformas digitais, seja em eventos. Queremos estar presentes onde os clientes estiverem, oferecendo praticidade e qualidade. Além das vendas na loja física, contamos com um site e e-commerce que estão crescendo cada vez mais. Também disponibilizamos um carrinho para eventos externos e operações pelo iFood, ampliando nossa presença no mercado”, explica.

Potencial para eventos

Uberlândia é uma cidade que recebe grandes eventos porque é um polo de negócio e, sobretudo, possui a segunda maior rede de hotelaria de Minas Gerais. De olho nesse mercado crescente, em 2023 a cidade ganhou o Centro de Convenções Gaudium Hall, no bairro Morada da Colina. Com investimento na ordem de mais de R$ 70 milhões, o espaço de 14 mil metros quadrados de área construída, foi projetado para ser uma opção de excelência na realização de feiras comerciais, casamentos, formaturas, eventos corporativos e festas em geral. Conta com equipe especializada, gastronomia de qualidade, cardápios variados, buffets incríveis e drinks especiais. Entre os diferenciais estão garagem coberta com capacidade para 160 veículos, cinco camarins, enfermaria para atendimento de pronto socorro, iluminação digital, salas com divisórias acústicas, salas de 200 metros quadrados a 2.700 metros quadrados, terraço para eventos com a mais bonita vista da cidade. De acordo com Celso Carvalho, CEO do Gaudium Hall Eventos, Uberlândia necessitava de um local moderno e amplo para eventos corporativos e sociais, com uma localização central e privilegiada. “Não há nada parecido com o Gaudium na cidade. Recebemos eventos de toda a região, muitos, simultaneamente, pois temos espaços independentes e adaptáveis. Visivelmente as áreas de agrobusiness e a imobiliária estão ocupando cada vez mais a agenda dos eventos”, afirma Carvalho.

Novos empreendimentos

Outra empresa que escolheu o bairro Morada da Colina foi a Elbrus Incorporações. Por ser uma região de grande potencial, em pleno desenvolvimento, a incorporadora, que está há dois anos de mercado, já conta com três projetos no bairro, sendo um lançado e dois em fase de desenvolvimento.

Segundo Marco Aurélio Simões, um dos sócios na Elbrus Incorporações, o crescimento da região Sul de Uberlândia tem impulsionado os negócios. “A região Sul é estratégica, de fácil acesso a diversas áreas da cidade, possui um público com alto potencial de consumo e continua crescendo exponencialmente. Em 2024, lançamos o Otília, um empreendimento exclusivo, com dois apartamentos por andar e metragens de 135 a 142metros quadrados, incluindo opções de três suítes. São 26 unidades e 14 itens de lazer, próximo à Casa Thomas Jefferson, com as vendas acontecendo em ritmo acelerado. Nossa expectativa é lançar mais dois projetos na região, sendo um residencial e outro comercial”, avalia. Marco Aurélio acrescenta que o crescimento da cidade favorece novos lançamentos, impactando positivamente o setor. “Esse desenvolvimento reflete diretamente em toda a cadeia da construção civil, gerando oportunidades em diversas áreas e fortalecendo o mercado como um todo, desde a geração de empregos até o aumento na demanda por materiais de construção, fornecedores, entre outros”, afirma.

É na Zona Sul que o empresário Fernando Fernandes, da Gávea Imobiliária, também empreendeu no ramo imobiliário. Na sua visão, a Morada da Colina é uma das regiões com maior potencial de crescimento. “As principais construtoras da cidade estão voltadas para essa área. Tenho imóveis em todos os condomínios e atuo diariamente em todos eles, com destaque para as quatro grandes obras em andamento. Nosso foco está em casas de condomínio e apartamentos de alto padrão nos bairros de Altamira, Morada da Colina, Jardim da Colina e Jardim Karaíba”, revela.

Bairro consolidado tem espaço para novos negócios

Quem tem negócio no bairro Fundinho também agradece. Considerado um Centro Histórico de Uberlândia, é o bairro mais antigo da cidade. Nele se encontram a charmosa praça do Fundinho, a conhecida Igreja Nossa Senhora do Rosário, os prédios históricos, como a Casa da Cultura de Uberlândia, o Museu Universitário de Arte e a Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek e as mais antigas ruas, dois museus, antiquários, galerias de arte, ateliês, brechós, lojas de alto padrão e também marcas inauguradas há pouco tempo como a Viúva Chic, que está no bairro há dois anos, fruto de um hobby, que começou pela curiosidade de conhecer mais sobre vinho e a vontade de empreender. Depois de muitos cursos, a Viúva Chic se tornou realidade. Comandada pela empresária Aline Vilela, atualmente, a boutique, que busca agradar paladares variados, comercializa uma heterogênea carta de vinhos, conta com mais de 400 rótulos. São vinhos tintos, vinhos brancos, rosés, verdes, espumantes, produzidos no Brasil e em outros países, como na Argentina, Chile, Uruguai, Portugal, França, Itália, África do Sul, entre outros. Aline conta que está estudando a abertura de uma nova unidade. “Escolhi o bairro Fundinho pelo potencial de negócio que ele tem. É cheio de muitas oportunidades e se conecta com meu público-alvo. Vejo que a região reflete no nosso negócio diretamente, trazendo mais e mais clientes potenciais”, disse Aline Vilela. Mas, nenhum estabelecimento prospera por acaso. Antes do início de qualquer atividade empresarial algumas ações devem ser consideradas. O consultor de negócios do Sebrae, Alexandre Tronconi, explica que para abrir uma empresa é preciso entender o mercado, ter uma boa organização financeira, planejamento, entender o cliente, a concorrência e como vai ser sua atuação perante o cliente, para que realmente possa iniciar de forma mais assertiva possível. “Ao longo do tempo é necessário fazer um processo de gestão financeira, gestão de marketing e gestão de vendas. Não se consegue ser efetivo com uma empresa se ela não tem um bom processo de organização financeira, planejamento financeiro, análise de dados. Esse é um trabalho contínuo que precisa ser feito diariamente para que realmente o negócio possa alcançar os objetivos propostos ”, ressalta Tronconi.

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