Por Viviane Lemes
Fotos | Divulgação, Regina Ribeiro, Flanar Turismo, Acervo Viviane Lemes, Cervejaria Pelizer, Yquara Termas e André Luiz Castro
Divulgando e valorizando o potencial turístico regional, apresentamos aqui a sequência da matéria iniciada na edição passada. Falar sobre Turismo para mim é falar sobre lugares e pessoas, como suas belezas e diversidades se interrelacionam em um ciclo virtuoso, fazendo a economia girar e impactar no mercado, gerando emprego, renda, desenvolvimento local e felicidade. Conheça e encante-se com essas novas atrações turísticas.
TURISMO DE EXPERIÊNCIAS E GASTRONOMIA REGIONAL ARAXÁ: DELÍCIAS, BELEZAS, CULTURA E BEM-ESTAR NAS TERRAS DE DONA BEJA (3 DIAS)
(Tauá Grande Hotel - Foto: Divulgação )
A construção da gastronomia araxaense encontra raízes na cultura dos índios Arachás. Contou também com a forte influência dos negros que agregaram outros ingredientes à cultura alimentar indígena, além da versatilidade dos tropeiros que necessitavam de técnicas e novas sabores para os pratos que se adaptassem às longas viagens. A construção do Grande Hotel, na década de 1940, trouxe requinte e sofisticação a gastronomia, aliada às singularidades de um território que perpetuou sua fama na excelência de seus pratos, das técnicas centenárias do preparo de doces, queijos e cachaças. É este universo sensorial e de clima agradável o ano todo que pretendemos apresentar ao turista, com especial destaque ao Complexo Turístico do Grande Hotel, o FLIARAXA - Festival Literário de Araxá, o Festival Internacional de Queijos, a Fábrica de Doces Joaninha e o conjunto arquitetônico e legado histórico de uma das primeiras cidades do Triângulo Mineiro.
( Grande Hotel Termas de Araxá - Foto: Flanar Turismo e Acervo Viviane Lemes )
( Doces Joaninha, 50 anos de tradição em Araxá
Foto Acervo Viviane Lemes)
( Foto Regina Ribeiro )
GRÃOS E XÍCARAS: DAS FAZENDAS DE CAFÉ ÀS CAFETERIAS CRIATIVAS (2 DIAS)
O café produzido na região do Cerrado Mineiro é mais do que um produto inserido em uma delimitação geográfica. Trata-se de um produto garantido pelo selo de origem e qualidade que atesta a origem do café em uma área demarcada e que abrange 55 municípios.
( Foto: Flanar Turismo | Acervo Viviane Lemes )
Araguari, Monte Carmelo, Carmo do Paranaíba e Patrocínio oferecem a grupos corporativos e turistas a oportunidade de vivenciar a cadeia produtiva da segunda bebida mais consumida no mundo. Fazendas aptas à visitação na região do Cerrado Mineiro promovem aos visitantes imersões sensoriais e conhecimentos sobre a produção de cafés especiais adaptado ao bioma do Cerrado, que envolve desde as espécies cultivadas com visita aos cafezais, o processo de colheita, pós-colheita com a lavagem e a secagem dos grãos no terreiro, beneficiamento, torra, seleção dos melhores grãos e qualidade de bebidas.
A atividade termina numa agradável cafeteria gourmet, onde os participantes podem degustar o café produzido na fazenda e comprar para levar para casa com a marca do produtor, carregada de história e tradição, em ambientes diferenciados, que transformam o ato de consumir café em uma experiência desejável.
( Foto: Flanar Turismo | Acervo Viviane Lemes )
TOUR CERVEJEIRO NO DISTRITO RURAL DE AMANHECE - ARAGUARI (1 DIA)
( Foto cedida pela Cervejaria Pelizer )
Vivenciar o processo de produção de uma microcervejaria artesanal e harmonizações com
pratos e petiscos regionais, embarcando numa viagem sensorial, no coração do cerrado mineiro, entre plantações de seleto café e paisagem bucólica do Distrito Rural do Amanhece.
( Legenda: Foto Flanar Turismo | Acervo Viviane Lemes )
Há ainda várias outras experiências com Cafés Especiais - Queijos - Vinhos - Doces - Cachaças. Produtores no Alto Paranaíba: Vinícola Bambini, Queijaria Cruzeiro, Queijaria Vô Joaquim e São Bernardo Coffee.
TURISMO DE BEM-ESTAR
AS ÁGUAS QUENTES DO YQUARA TERMAS EM CACHOEIRA DOURADA (3 DIAS)
( Foto cedida pelo Yquara Termas )
O Yquara Termas está localizado na cidade de Cachoeira Dourada, à margem esquerda do Rio Paranaíba, na divisa com o estado de Goiás, distante 180 km de Uberlândia e 50 km de Ituiutaba. População em torno de 2.500 habitantes. Local tranquilo, típico de uma pequena cidade interiorana, moradores pacatos e receptivos. Conhecida como “Cidade das Águas”, tem como um dos grandes atrativos o seu subsolo agraciado com o aquífero guarani que enche as piscinas de dois empreendimentos: o Yquara Termas Hotel e o Casarão Thermas 2.0.
( Foto cedida pelo Yquara Termas )
As piscinas de águas quentes e salgadas são mais uma riqueza de Minas Gerais, com 10g de sais por litro d’água, as águas das termas são muito procuradas para relaxamento e tratamentos alternativos para diversos males, inclusive os da alma. Os banhistas detalham os benefícios dos banhos em inúmeros relatos, comprovando o efeito terapêutico das águas. Cidade ainda pouco conhecida e as termas também pouco descobertas é um destino certeiro para quem aprecia um bate-volta rápido, com estradas asfaltadas de qualidade, ideal para famílias que querem descansar sem se locomover para grandes centros e que procuram paz.
TURISMO RELIGIOSO
ROTEIRO ESPÍRITA EM UBERABA, SACRAMENTO E ARAXÁ (2 DIAS)
( Museu Chico Xavier em Uberaba - Foto Divulgação )
Para os praticantes da doutrina espírita kardecista, os municípios de Uberaba, Sacramento e Araxá no Triângulo Mineiro oferecem roteiros que contam a história e trajetória de Eurípedes Barsanulfo e Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier, importantes exponenciais do Espiritismono Brasil. Os turistas têm acesso em Uberaba ao Hospital do Pênfigo - Dona Aparecida, Centro Espírita Irmã Valquíria, Mausoléu Chico Xavier, Casa Espírita Antusa, Museu Chico Xavier (última casa do médium em vida), Asilo André Luiz, Centro Espírita Aurélio Agostinho, Casa do Caminho (em Araxá), Centro Espírita Sacramento Dona Heigorin e Museu Eurípedes Barsanulfo (um dos médiuns mais estudados do País e que deixou grande legado na cidade de Sacramento).
(Colégio Allan Kardec e Museu Eurípedes Barsanulfo em Sacramento - Foto: Flanar Turismo | Acervo Viviane Lemes)
TURISMO PEDAGÓGICO
PEIRÓPOLIS / SACRAMENTO: HISTÓRIA, LITERATURA E MEIO AMBIENTE EM FOCO
( Museu dos Dinossauros de Peirópolis - Foto: Flanar
Turismo | Acervo Viviane Lemes )
O turismo pedagógico é um segmento da atividade turística, por meio do qual escolas ou agências especializadas propõem aos alunos do ensino básico as viagens como recurso metodológico, de forma que aprendam na prática o que foi visto teoricamente em sala de aula, tornando tais vivências elementos facilitadores do processo educacional. No Triângulo Mineiro existem opções de Turismo Pedagógico relativamente estruturadas, como é o caso do Museu dos Dinossauros e o Sítio Paleontológico de Peirópolis, localizados respectivamente a 19 e 21 km de Uberaba.
O destino possibilita que crianças e adolescentes estabeleçam contato com novas realidades culturais e aprofundamento de questões já suscitadas em sala de aula, acerca da reconstituição do nosso passado mais remoto, origem e transformações dos seres humanos e das sociedades. Em Sacramento, localizada a 60 km de Uberaba, a proposta multidisciplinar do projeto pedagógico abarca as disciplinas de História, Ciências, Geografia e Literatura, tornando a viagem ainda mais motivadora e culturalmente interessante ao visitar a Gruta dos Palhares, considerada a maior gruta de arenito das Américas, com 22 metros de altura, profundidade de 450 metros e primeiro vão que comporta cerca de 5 mil pessoas. A formação rochosa é de arenito Botucatu e sua descoberta deuse na metade do século XIX.
( Museu dos Dinossauros e Centro Paleontológico
de Peirópolis - Foto: Flanar Turismo |
Acervo Viviane Lemes )
A área de visitação é rica de belezas naturais, abrigando em cada dobra da rocha centenas de ninhos de maritacas, papagaios, andorinhas e outras aves que ali encontram tranquilidade para reprodução. Um dos maiores patrimônios culturais de Sacramento consiste no “Acervo Carolina Maria de Jesus”, contendo as obras da escritora de Sacramento conhecida e estudada no Brasil e internacionalmente. Segundo informações do Arquivo Público de Sacramento, o acervo consiste em 37 cadernos, doação de Vera Eunice, filha da escritora, contendo diário, romances, contos, provérbios, poemas, quadros, textos curtos e narrativas autobiográficas, escritos de próprio punho, os cadernos representam um inestimável valor cultural.
( Gruta dos Palhares em Sacramento - Foto: Flanar Turismo )
( Carolina Maria de Jesus - Foto: Divulgação )
TURISMO DE EVENTOS E NEGÓCIOS - UBERLÂNDIA
TURISMO GASTRONOMIA, CULTURA, LAZER E ENTRETENIMENTO - UBERLÂNDIA
O que faz uma cidade ser criativa? As cidades criativas são aquelas que estão em constante evolução, buscando soluções para seus problemas através de uma cultura criativa, inovadora, capaz de gerar competitividade e qualidade de vida. Este cenário faz com que cada vez mais as cidades que optam por esse modelo de desenvolvimento tornem-se referências para pesquisas geradoras de conhecimento, de propostas, de desafios, de iniciativas das mais diversas atividades econômicas, entre elas, a atividade turística.
( Museu Municipal de Uberlândia - Foto: André Luiz Castro )
Seis dimensões conceituais são observadas para mensurar o potencial criativo de uma cidade, independente do seu porte e territorialidade, sendo elas: economia criativa, cultura, turismo, hibridismo cultural, mobilidade, design urbano e performance urbana. No Brasil, a economia criativa, considerado todo tipo de negócio gerado a partir da criatividade, contempla 20 setores, entre eles a cultura e a gastronomia. Uberlândia, vocacionada ao Turismo de Eventos e Negócios, oferece também opções culturais que transitam dos grandes musicais e expressões das artes cênicas, festivais de dança, museus, galerias de arte às tradições populares como Folia de Reis e Congado.
O projeto Uberlândia na Rota do Teatro tem sido especialmente responsável por tornar a cidade palco de importantes peças teatrais e espetáculos, antes acessíveis apenas no eixo Rio-São Paulo, e por aquecer a economia local por meio da ocupação de hotéis e consumo de produtos e serviços do público das cidades vizinhas.
( Eventos artísticos movimentam o circuito cultural da cidade - Foto: Divulgação )
Em termos de turismo gastronômico, a cidade de Uberlândia tornou-se referência na região, recebendo nos últimos anos importantes franquias nacionais, como Madero, Potiguar, Coco Bambu e Starbucks, da mesma forma que empreendimentos locais, como bares tradicionais, cafeterias, bistrôs e “steakhouses”, se aprimoram para oferecer experiências gastronômicas de alto padrão e qualidade. Também merecem destaque as casas de chá ou quitanderias, que se tornam cada dia mais numerosas, valorizando quitutes regionais e lançando sempre novidades no campo das quitandas e confeitaria fina para um público que se deleita com tantas delícias. Alguns restaurantes de comida típica também são um atrativo para grupos que prestigiam a culinária mineira e temos várias opções de qualidade e muito receptivas. Podemos dizer que Uberlândia já esboça corredores gastronômicos importantes, a exemplo das avenidas Rondon Pacheco e Francisco Galassi, com casas modernas, combinando gastronomia, música e cultura, sem contar com a riqueza de cervejarias artesanais, que recebem em suas próprias fábricas um grande número de apreciadores.
( Restaurante Fogão de Minas )
Não podemos esquecer que a programação de festivais gastronômicos é cada vez maior, trazendo oportunidades de negócios e valorizando a grande cadeia produtiva que o entorno da cidade oferece, como queijos, cachaças, azeites, pescados, carnes nobres e muito mais. Por valorizar a cultura, o turismo e a gastronomia como pilares de suma importância para gerar negócios, o Uberlândia Shopping recebe de 3 a 6 de outubro, em seu estacionamento gratuito, o Oktuberfest - uma festa que visa unir as lendárias culinárias de dois lugares distintos: Minas Gerais e Alemanha.
Quem é Viviane Lemes ?
Formada em História e Direito pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia), pós-graduada em Historiografia e Movimentos Sociais, Formação em Fluxonomia 4D: Futuro, Novas Economias e Habilidades Digitais (em curso). Proprietária da Flanar Turismo Técnico e Cultural. Vencedora do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. Membro da OITS (Organização Internacional de Turismo Social), RECRIA (Rede Nacional de Turismo Criativo) e associada à Rede de Turismo Rural Responsável.
Comments