Por Núbia Carvalho
Fotos Divulgação
Mudar nunca é fácil, mas às vezes se faz necessário. A vida nos leva por caminhos que jamais imaginamos. E o que fazer para que a mudança de carreira, por exemplo, seja menos dolorosa?
A primeira coisa é se preparar para ela, pois um dia, em algum aspecto da sua vida, ela pode ou vai acontecer. Quando falo em preparação, me refiro a estudar, pois estudar lhe dá o conhecimento necessário para se adaptar ao novo, além disso, o conhecimento é a única coisa do mundo que ninguém será capaz de tirar de nós!
Tendo consciência disso, precisamos também nos tornar estrategistas, a fim de criarmos meios que nos permitam mudar. E que seja para melhor. Precisamos saber o quê e quando fazer, planejar cada passo, criar laços, pois laços são fundamentais! É o tal “network” ou, mais
simplesmente, rede de relacionamento. Essa rede nos mostra novos caminhos, novas possibilidades!
Mas se você não estiver tão seguro (a) para a tal transição de carreira, então peça a ajuda de especialistas; eleja um (a) mentor (a); troque ideias; exponha suas dúvidas...Só não pare, não paralise, pois em movimento encontramos soluções e parados não vamos a lugar algum.
Isso é tudo? Não, de forma alguma! Antes de qualquer coisa, escute o seu coração, acalme seu ânimo, organize suas finanças e, o mais importante para mim, ESTUDE! Abra o seu leque, aumente as suas possibilidades, tome café com pessoas que te inspiram, ouça os mais experientes e vá ser feliz com a sua nova escolha. E acima de tudo: acredite em você! No seu potencial! Nas suas escolhas!
A você que está em dúvida sobre o futuro profissional e quer ou precisa mudar, desejo coragem, alegria, sabedoria, resiliência e sucesso!
Núbia Carvalho - Bacharel em Sociologia e Direito, jornalista e graduanda em Psicologia. Mãe, esposa e executiva.
Comments