Com foco na capacitação dos profissionais e potencialização do agronegócio local e regional, o TecnoAgro encerrou seus dois dias de evento em Uberlândia com um balanço positivo. Foram registrados mais de 2.300 visitantes, entre produtores, autoridades, pesquisadores, empresários, palestrantes, estudantes e jornalistas, além dos participantes online que se conectaram na transmissão ao vivo.
O primeiro dia do evento abordou o agro como impulsionador da economia do estado, Fazenda 5.0 e futuro do crédito rural. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, abriu o evento e falou sobre o aumento da participação do agronegócio mineiro no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado e disse que muitos produtores ainda enfrentam dificuldades para escoar as produções devido à falta de infraestrutura na zona rural. Zema reforçou que o conhecimento e tecnologia são imprescindíveis para o produtor rural e que o governo de Minas está atento às demandas. “Vamos continuar recuperando estradas, reforçando a segurança no campo para que o produtor possa focar na produção, tendo à disposição ferramentas para melhorar a produtividade e agregar valor para seus produtos”, reforçou.
No segundo dia, as principais pautas do TecnoAgro foram sustentabilidade, transformação digital e liderança feminina no campo. Os visitantes puderam assistir a 40 apresentações, entre palestras e painéis, visitar cerca de 17 estandes de expositores, feira de produtores, espaço exclusivo de inovação para startups com foco no agronegócio e fazer networking. “Estamos muito realizados com o resultado do evento, que veio para fomentar o agronegócio. Recebemos mais de 2.300 pessoas nos dois dias de evento. Todas as palestras e estandes trouxeram oportunidades de bons negócios, disseminação de conhecimentos e inovações, fortalecimento de parcerias e relacionamentos e visibilidade para o setor. Comprovamos o protagonismo da cidade e região para negócios do agro”, afirmou Thais Neves, gerente de Marketing da TV Integração, realizadora do evento.
No espaço de inovação, Bernardo Araújo, COO do Agroven, disse que o Brasil concentra mais de 1.700 startups dedicadas ao agronegócio e que têm sido bem aceitas pelo produtor rural. “A ideia que temos é que o homem do campo é extremamente conservador, mas não é porque investe uma produção inteira de uma safra sem saber se vai chover. Ele já vive o risco, não sabe se vai subir ou descer o preço da commodity. Se entende que uma startup tem capacidade de entregar ou melhorar a produção ou reduzir custo ele aposta. Nosso objetivo é trazer mais tecnologia, inovação e permitir que isso chegue mais rápido ao produtor para que possa produzir e ter mais escala, colocando o Brasil realmente como potência mundial de fornecimento de alimento no Brasil. Esse evento trouxe o protagonismo de Uberlândia e região como um grande centro do agro”, ressaltou Bernardo.
O fiscal agropecuário do IMA, Wagner Dibai, disse que o evento foi uma excelente oportunidade de informar sobre a importância da produção e comercialização da cachaça de qualidade, que deve passar por vistoria, análise laboratorial e registro. “Sempre importante estes espaços para podermos conscientizar sobre este mercado”, afirmou Dibai.
O TecnoAgro foi realizado de 17 a 18 de julho, no Castelli Master, em Uberlândia com realização da TV Integração, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e do governo do Estado de Minas Gerais e apoio institucional do Sindicato Rural de Uberlândia, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), EPAMIG, EMATER Minas Gerais e SEAPA.
Comments