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Sua empresa e o marketing de experiência

A experiência do cliente é um dos fatores que determinam a recorrência de compra.


Por Filipe Medeiros

Fotos Arquivo Pessoal | Divulgação

O comportamento do consumidor nos últimos anos tem mudado e a forma de consumir determinado tipo de produto ou serviço coloca em jogo um grande desafio que as empresas precisam ter: a experiência do cliente. Marcas famosas e conhecidas em qualquer segmento precisaram se reinventar para conseguir atrair novos consumidores e clientes para seus produtos ou serviços.


Um dos principais aliados para criar estratégia de diferenciação é o marketing de experiência, pois ele será responsável em criar os famosos “defensores da marca” dentro do mercado e no segmento que deseja liderar. Além disso, grandes empresas, como iFood, Coca-Cola e Americanas, sempre estão executando estratégias de experiência com seu público-alvo.


Segundo pesquisa realizada pela Harvard Business Review, o crescimento das taxas de retenção de clientes em 5% pode aumentar os lucros de uma empresa em até 95%, ou seja, a fidelização de clientes impacta diretamente o faturamento das empresas. Com isso, estratégias de marketing sempre são priorizadas para conseguir alcançar o objetivo de fidelização. A experiência do cliente é um dos fatores que determinam a recorrência de compra desse público com um produto/serviço.

Exemplo: as lojas Renner vendem roupas masculinas, mas não proporcionam nenhuma experiência que faz com que seus clientes tenham uma lembrança ou um contato melhor com a marca. Mas, se levar em consideração uma loja de valor agregado mais alto, como por exemplo a Reserva, elas oferecem um café, cervejas ou até mesmo whisky.

Vale ressaltar que as duas lojas citadas atuam no mesmo segmento (têxtil), porém possuem abordagens e estratégias diferentes. A experiência que um cliente terá na Reserva é totalmente diferente com a Renner, mesmo que o produto seja um pouco mais caro. O principal segredo para esse novo perfil de consumidor é conseguir proporcionar um contato mais próximo da marca com as pessoas.


Portanto, oferecer um ambiente agradável, ter um atrativo para que a pessoa se sinta bem no atendimento e até mesmo um preço competitivo, fará com que esse cliente se fidelize com a marca e se torne um defensor do produto.


  • Filipe Medeiros é publicitário e coordenador de marketing da Opção Empreendimentos. www.instagram.com/uailipe


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