Adriana Bernardes | Fotos Mauro Marques
Os Strip Malls, espaços que mesclam a atmosfera vibrante das ruas com a comodidade e variedade de um shopping center, têm ganhado destaque nas principais cidades do Brasil, redefinindo o panorama do varejo nacional e oferecendo uma experiência diferenciada de compras e lazer aos consumidores.
O modelo inovador dos Strip Malls tem registrado um crescimento exponencial nos últimos anos, impulsionado pela demanda crescente por experiências de compras mais dinâmicas e diversificadas. De acordo com dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número desses espaços no Brasil aumentou em mais de 50% nos últimos três anos, passando de 100 para mais de 150 em todo o país.
Modelo de negócio atraente
O sucesso dos Strip Malls pode ser atribuído ao seu modelo de negócio atrativo, que combina a conveniência dos shoppings tradicionais com a atmosfera única das ruas. Esses locais oferecem uma variedade de lojas, restaurantes, cafés e espaços de entretenimento, tudo em um ambiente ao ar livre, criando uma experiência mais acolhedora e acessível para os consumidores. Além das compras, é possível realizar diversas outras atividades, como ir ao supermercado, academia, drogaria, fazer exames, pagar contas, lavar roupas entre outras.
Impacto econômico
Além de proporcionar uma experiência de compras diferenciada, os Strip Malls têm um impacto significativo na economia local. De acordo com estudos recentes da Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), os Strip Malls geraram mais de 10 mil empregos diretos e indiretos nos últimos dois anos, contribuindo para o crescimento do setor varejista e revitalizando áreas urbanas em todo o país.
A popularidade dos Strip Malls entre os consumidores brasileiros está em ascensão, com mais de 70% dos entrevistados preferindo esses espaços em comparação com os shoppings tradicionais, citando a atmosfera descontraída, a variedade de opções e a facilidade de acesso como principais motivadores.
Conveniência em alta na cidade
Em Uberlândia, também há uma adesão à tendência dos Strip Malls, a exemplo do pioneiro no segmento, Village Altamira, localizado na Avenida Nicomedes Alves dos Santos, e do Boulevard Fundinho, situado em frente à Praça Coronel Carneiro, no tradicional bairro da cidade. Outro destaque é o Pátio Vinhedos, inaugurado em 2018 no bairro Jardim das Acácias, que oferece uma vasta gama de lojas e serviços. O complexo conta com diversas lojas e serviços como escola de idiomas, lavanderia, supermercados, farmácia, imobiliária, academia e redes de fast food, além de bares e restaurantes.
Segundo João Paulo Prado, administrador do Village Altamira, o empreendimento foi inaugurado há cerca de 14 anos, sendo um dos pioneiros no Brasil nesse modelo. “Desde então, temos recebido interesse de várias regiões, como Mato Grosso, Ribeirão Preto e Araguari, em replicar este modelo em suas cidades. Nossos principais diferenciais são o amplo estacionamento e a conveniência que oferecemos aos clientes. Muitas pessoas preferem evitar grandes shoppings quando precisam resolver algo rapidamente. Oferecemos segurança 24 horas e um ambiente onde é fácil estacionar, resolver sua pendência e seguir em frente. Nosso modelo de negócio se baseia em oferecer um mix de serviços e opções de alimentação para atrair um fluxo constante de clientes. Hoje, por exemplo, só alugamos imóveis para lojas que vemos viabilidade e potencial de crescimento que vai agregar para o espaço. Atualmente, contamos com cerca de 28 lojas em uma área de aproximadamente quatro mil metros quadrados. Nosso objetivo é manter um equilíbrio entre os tipos de serviços oferecidos, garantindo uma variedade que atenda às necessidades do público”, explica.
Ainda segundo João Paulo, o Village Altamira conta com marcas parceiras de longa data, como Domino’s e Quality Lavanderia, que estão desde o início. “Além disso, nossa localização privilegiada na avenida Nicomedes Alves dos Santos, uma das mais movimentadas da cidade, e a proximidade com o WBC, um centro empresarial, contribuem para a geração de demanda para o nosso empreendimento”, afirma.
Já o Pátio Vinhedos completou seis anos de inauguração. De acordo com Guilherme Sacramento, gestor do Complexo Vinhedos, o empreendimento ganha relevância pelo mix de lojas em funcionamento, pois proporciona opções de serviços e produtos que simplificam, otimizam e suprem as demandas do dia a dia do público consumidor de forma rápida, prática e habitual. “Essa consolidação e relevância é o coroamento de um planejamento desde a concepção do loteamento, onde desejou-se a criação de um recorte urbano que contemplasse qualidade de vida, segurança, conforto e eficiência para moradia, trabalho e consumo, tendo em seus preceitos, todos estes aspectos devidamente coordenados e em perfeita harmonia. Este modelo se tornou objeto de desejo e solução para os grandes centros europeus, americanos, asiáticos e porque não brasileiros, por embarcar todas estas especificidades que melhoram a experiência e convivência das pessoas”, destaca Guilherme.
Em 2025, Uberlândia ganhará um novo modelo de Strip Mall, o NV Boulevard, localizado estrategicamente na esquina das avenidas Nicomedes Alves dos Santos e Vinhedos, na região sul da cidade. O moderno empreendimento promete elevar o conceito de open mall americano a um novo patamar.
A avenida Landscape também já tem projeto para construir seu strip mall, o que reforça que este modelo está em ascensão, transformando o cenário comercial da cidade.
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