top of page
Foto do escritorPalmira Ribeiro

Startup uberlandense leva prêmio nacional e é considerada empresa revelação no agronegócio

Premiação é a maior do ecossistema de inovação do Brasil.


Divulgação

Fotos Divulgação

Terra fértil para o agronegócio e para a inovação, Uberlândia tem se tornado um polo de negócios onde empresas voltadas para tecnologias que prometem tornar a vida do cidadão mais prática estão ganhando destaque. As startups vieram para ficar - e se posicionar com força - no mercado. Não é à toa que o reconhecimento tem chegado às soluções inovadoras criadas na cidade.


O prêmio Startups Awards 2k22, na categoria Revelação, foi dedicado a Sapiens.Agro, empresa especializada em oferecer uma plataforma precisa e avançada para predição da direção dos preços da commodities no mercado, acompanhamento das cotações de preços físicos, apresentação de indicadores de comercialização e informações de

frete, custos de fertilizantes, produção internacional e clima, facilitando a tomada de decisão para o empresário do agronegócio.

A premiação é a maior do ecossistema de inovação do Brasil e chegou na 10ª edição escolhendo as startups, empresas investidoras, investidores anjos, heróis dos ecossistemas e diversas outras categorias. A empresa uberlandense foi escolhida como Revelação pelo conjunto de tecnologias aplicadas e aliados a uma capacidade de prever os movimentos do mercado e sugerir estratégias de proteção de preços, reduzindo os riscos dos envolvidos na cadeia de comercialização. Tudo isso realizado por meio de inteligência artificial e

ciência de dados.


“Somos 134 robôs, 23 algoritmos de inteligência artificial e trabalhamos todos os dias para este país que, a partir de 2026/2027, deve alimentar 41% do mundo. Nós ajudamos na tomada de decisão do agro brasileiro”, afirma Mauricio Lemos, sócio fundador da Sapiens.Agro.

Com três anos de atuação, a startup surgiu da experiência de seus fundadores em atender o

mercado agro, detectando haver uma necessidade de facilitar a tomada de decisão quando se unem os mundos do agro e das finanças (mercado). Faltava informação qualificada, evitando vieses e velocidade nas assessorias com constante atualização nas previsões e análises das variações dos preços das commodities. A rapidez em todo este processo também era insuficiente. O resultado é um temor quanto ao uso dos instrumentos financeiros de proteção que podem melhorar o resultado quando devidamente entendidos na tomada de decisão.

O setor de Agricultura de Precisão recebeu investimentos de US$3 bilhões em 2021 e espera-se que, em 2023, esse valor seja maior. O desconforto ao detectar o problema no nicho que está em constante crescimento e desenvolvimento trouxe qualidade e competitividade. Sim, a excelência movimenta não só os que fazem parte do negócio

e os que o contratam, mas também toda a cadeia.


Foi isso que chamou a atenção do mercado agro e levou a startup a ser indicada e, então, a levar o prêmio na categoria Revelação, premiação essa que em 10 edições nunca tinha reconhecido uma startup de agronegócio em qualquer categoria. O banco de dados desenvolvido pela Sapiens tem mais de 50 milhões de informações e meio milhão de cálculos diários em tempo real.


Os dados finais para o usuário chegam filtrados e apresentados de forma simplificada e automatizada em um único local. 2023 promete ser um ano de mais inovações e soluções para o setor de inteligência artificial na fomentação de boas decisões no agronegócio e de alto faturamento para os investidores.


“Esperamos contribuir com a adoção de tecnologias que sejam de fácil uso e que façam o empresário do agronegócio se sentir mais confiante em gerir a sua jornada de comercialização”, diz Anderson Tossani, estrategista de mercado da Sapiens.Agro
4 visualizações0 comentário

תגובות


bottom of page