top of page
  • redacao

Saiba como encontrar o candidato ideal para cada vaga

Especialista dá orientações essenciais de como encontrar os profissionais adequados para preencher as vagas da sua empresa



Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelaram que, no primeiro trimestre de 2022, foram geradas 615 mil novas vagas de emprego no Brasil, sendo 136.189 empregos formais apenas no mês de março.


Para ajudar as empresas que estão em busca do funcionário ideal, Bianca Machado, Gerente Sênior da Catho, revelou algumas dicas importantes para realizar esse processo de contratação da melhor maneira possível. Confira:

1- Entenda as necessidades do perfil da vaga Antes de divulgar uma vaga, há vários passos que precisam ser tomados, mas o primeiro deles é entender as necessidades e o perfil da vaga, quais os conhecimentos específicos e nível de profundidade de conhecimento necessários para a posição.

2- Pontue as rotinas do cargo Para visualizar, exatamente, as rotinas diárias e as exigências do cargo, se torna imprescindível ter uma lista das tarefas que deverão ser executadas. Com esse detalhamento é possível visualizar, por exemplo, se é cabível a contratação de um assistente administrativo ou um telefonista. Ou, então, se um técnico pode suprir as demandas de um analista ou se é necessário um profissional com curso superior.

Vale lembrar que é importante mencionar a rotina do cargo ao candidato durante a entrevista. Dessa forma, a pessoa pode dizer se tem ou não o interesse em cumprir aquela agenda. Uma conversa bem alinhada evita problemas futuros.

3- Verifique se há compatibilidade entre o perfil profissional e a cultura da empresa Ter um profissional alinhado com a cultura organizacional da empresa, compartilhando dos mesmos valores, é de suma importância para a empresa. Alguns princípios e hábitos são absorvidos ao longo do tempo, porém, é necessário verificar se o candidato tem preceitos próximos aos que são seguidos pela organização. Mesmo que não seja dito verbalmente na entrevista, é possível notar se o candidato se identifica, ou não, com a cultura da organização.

4- Defina as remunerações e benefícios É necessário definir o valor do salário, assim como benefícios. Para isso, deve ser realizado um diagnóstico da empresa. Avalie a possibilidade de incluir benefícios como vale-cultura, auxílio-creche, participação nos lucros e resultados ou bonificações por metas alcançadas. Feito isso, estude a média salarial oferecida pelo mercado para a vaga que quer contratar. Com essa resposta é possível chegar a um valor ideal para sua empresa oferecer, estando dentro dos padrões dos concorrentes. Pagar um salário mais baixo acaba não sendo vantajoso, pois o colaborador pode aceitar a vaga no primeiro momento, mas, ao identificar uma oportunidade melhor, pedir demissão.

2 visualizações0 comentário
bottom of page