74% das crianças já saem alfabetizadas no segundo ano escolar
Em 2023, enquanto apenas 36% das crianças brasileiras concluem o segundo ano sabendo ler, em Uberlândia, 74% delas alcançam a alfabetização. O desempenho dos estudantes do segundo ano em Uberlândia é mais que o dobro da média nacional. Indicadores mostram ainda que 70% das crianças do primeiro ano estão em condições adequadas de alfabetização, considerando decodificação, compreensão e escrita.
Esses resultados são atribuídos ao Pacto pela Alfabetização, iniciativa colaborativa que promove uma educação pública de qualidade, começando com a alfabetização das crianças na idade certa, a fim de garantir avanço e melhor aprendizado ao longo da trajetória escolar.
Os resultados do segundo ano de implantação do Pacto pela Alfabetização em Uberlândia foram apresentados destacando a participação de 11 mil crianças do primeiro e segundo ano do ensino fundamental de 57 escolas da cidade no programa.
Evolução constante
A secretária Municipal de Educação, Tania Toledo, destaca o avanço significativo na alfabetização na cidade. “Uberlândia teve um grande avanço na alfabetização e o engajamento de toda a comunidade escolar foi fundamental. Temos a adesão de todas as escolas e professores da rede municipal. A estruturação do ensino aliada à gestão rápida de resultados criou um ambiente que permitiu que as crianças não só leiam, mas leiam com fluência. Saímos à frente de várias cidades brasileiras porque tivemos a coragem de implantar um programa novo, ousado, porém planejado“, avalia Tania Toledo.
Esta realidade foi possível porque o Instituto Projeto de Vida (IPV) conectou e envolveu a Prefeitura, o Instituto Raiar e empresários, por meio da Aciub, e todos se engajaram para transformar a realidade, alfabetizando as crianças de Uberlândia na idade certa. "É muito gratificante vivenciar as conquistas de resultados tão impactantes”, destaca Raquel Garcia, presidente executiva do Instituto Projeto de Vida.
Segundo Jaqueline Machado, diretora-executiva do Instituto Raiar, organização estruturante do Pacto, Uberlândia vive um cenário de alfabetização inspirador para todo o país. "Como sociedade, precisamos de exemplos que mostrem que é possível alfabetizar as crianças na idade certa. As organizações da sociedade civil devem apoiar as instituições públicas a partir de programas baseados em ciência e em evidências de resultados, acelerando o amadurecimento das redes para lidar com a complexidade que existe no país para alfabetizar as crianças na idade certa”, afirma.
Resultados 2022 X 2023
˜As avaliações realizadas mostram avanços notáveis, com o percentual de crianças alfabetizadas já no primeiro ano comparado aos resultados de 2022, subindo de 56% para 70% em 2023 e no segundo ano de 69% para 74%. Comparado ao diagnóstico aplicado no final de 2021, quando apenas 6% das crianças de 1º ano e 14% das crianças de 2º anos sabiam ler, é um avanço enorme e são esses dados que tornam Uberlândia uma referência em alfabetização”, reforça Raquel Garcia.
"A partir do momento que a Prefeitura de Uberlândia optou pelo Pacto pela Alfabetização, proporcionou uma abordagem linear e consistente nas práticas educacionais de todas as escolas do município, resultando em igualdade de aprendizado para as crianças, permitindo intervenções precisas no momento em que eram necessárias”, avalia Ana Maria de Freitas, diretora da Escola Municipal Professora Josiany França.
Pacto pela Alfabetização
O Pacto pela Alfabetização visa alfabetizar todos os estudantes até o segundo ano do ensino fundamental e recuperar a aprendizagem daqueles que ainda não alcançaram essa habilidade e que se encontram no terceiro, quarto e quinto anos, dificultando a continuidade do processo de aprendizagem ou até mesmo excluindo muitos estudantes do contexto escolar.
A implantação do Pacto em Uberlândia está em consonância o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada que visa elevar a qualidade da alfabetização, combater o analfabetismo em todo o território brasileiro e promover práticas de alfabetização mais eficazes, a fim de criar melhores condições para o ensino e a aprendizagem das habilidades de leitura e de escrita em todo o país.
A metodologia aplicada faz uso de evidências e acompanhamentos do desenvolvimento de cada aluno, turma e escola, avaliando conquistas e corrigindo lacunas de aprendizagem quando necessário. O programa ainda oferece capacitações aos professores, modelagem de gestão, qualificação dos processos de aprendizagem e incentiva a atuação em rede com a união da comunidade escolar pelo ideal de uma educação em constante melhorias.
Em Uberlândia, a SME estabeleceu parcerias com o Instituto Projeto de Vida (de Uberlândia), co-financiadores do programa que se uniu com empresários e o Instituto Raiar (de Brasília), organização estruturante do Pacto pela Alfabetização.
Sobre o Instituto Projeto de Vida
O Instituto Projeto de Vida é uma organização social que surgiu em 2018 como forma prática de dar oportunidades a pessoas, comunidades e escolas através da educação e da disponibilidade de ferramentas e profissionais que auxiliam no desenvolvimento profissional e humano dos beneficiados pelos nossos programas. O IPV tem como foco levar soluções que gerem impacto por onde passar. A mudança de vida, criação de oportunidades e desenvolvimento pessoal e comportamental de cada beneficiado é o que move o instituto.
Comments