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Foto do escritorSerifa Comunicação

Região Sul ontem, hoje e amanhã

Alitéia Milagre | Fotos Mauro Marques | Divulgação

O legado teve início nos anos de 1960, há mais de 60 anos, com a construção do primeiro loteamento

Entre as regiões que mais crescem está a Zona Sul, por sua localização nobre e valorizada, emergindo como um ponto de destaque no desenvolvimento da cidade. Através de pesquisas com alguns personagens, a Hub Club levantou alguns dados históricos sobre a região, cuja história corrobora e evidencia ainda mais o espírito empreendedor e visionário dos filhos da cidade.

Com o intuito de desenvolver a cidade, pessoas comprometidas e com vontade de fazer acontecer de forma arrojada, com olhar para o futuro, cuidando dos mínimos detalhes, inclusive questões estruturais, iniciaram um movimento que culmina neste ambiente hoje que é exemplo de desenvolvimento.

O legado teve início nos anos de 1960, há mais de 60 anos, com a construção do primeiro loteamento, o Jardim Altamira 1, que lançou lotes de 350 e 400 m2, seguido pelo Altamira 2, com lotes de 1.000 m2, visão do senhor Nicomedes Alves dos Santos.

Logo depois veio o bairro Morada da Colina em 1975, marco de referência fundamental na Zona Sul. Esse projeto envolveu a construção de áreas residenciais chamada Unidade da Morada da Colina, consolidando a região como um bairro atrativo, fazendo com que as pessoas começassem a se interessar por estas propostas, agregando valor com construções mais imponentes e confortáveis. Nasce então o primeiro condomínio fechado da zona Sul, o “Villagio da Colina”, criando um marco para a, até então, nova região.

Na sequência, em 1988, inaugurou o Ubershopping, o primeiro shopping da cidade. Com a baixa densidade da região na época, acabou se tornando uma faculdade e, atualmente, visando atender uma demanda da população que vivia nas imediações e também de toda a cidade, migrou para área médica como UMC - Uberlândia Medical Center. O complexo é uma página de grande relevância para a Zona Sul, com a proposta de excelência de atendimento, conveniência, praticidade e acessibilidade, entregando mais do que serviços hospitalares, se tornando um shopping de saúde. O UMC é hoje um dos grandes centros médicos do país, com larga participação regional. Seu planejamento para expansão inclui mais de 200 leitos, 300 consultórios, mall comercial com diversas atividades, desde alimentação, instituição financeira, produtos relacionados a moda, fármaco, ótica, entre outros, concentrando também nas proximidades um prédio para a faculdade, edifício garagem e também uma área onde será explorada no mercado imobiliário.

Caminhando na expansão da Zona Sul, vieram os bairros: Jardim Karaíba, com seus grandes afastamento frontais, o que deu charme e valorização para o endereço, Loteamento das Acácias, Itapema Sul, entre outros. Mas o que remodelou o que vinha sendo desenvolvido foram os condomínios horizontais, novamente quebrando paradigmas e atuando na vanguarda das tendências das grandes cidades, como Vila Sol e Ipês, Bosque Karaíba, Guanambi, Gáveas 1, 2 e Paradiso, Reserva do Vale, Cyrelas Buritis e Landscape, totalizando quase 20 anos de lançamentos focados em características horizontais. O mercado imobiliário vertical durante este período aconteceu em outros bairros. Foi quando já nos anos 2000, com a demanda e olhar atento, vanguardista e arrojado, o mercado vertical na Zona Sul iniciou, agora podendo desfrutar de construções mais atualizadas, com propostas de plantas mais flexíveis e modernas, onde se valoriza as áreas de lazer dos condomínios, ofertando ainda mais conforto, comodidade e segurança ao público. Nesta fase, acontece um movimento de entrada de novos players no mercado como Rodobens (São Paulo), Brasal (Brasília) e Bild (Ribeirão Preto).

Hoje, este movimento imobiliário mais estruturado da região influencia a cidade como um todo, nos mais diversos seguimentos e mercados. Um exemplo de sucesso é o chamado Complexo Vinhedos, onde existem condomínios em pleno funcionamento, em fase final de construção e em início de obra. São 15 torres residenciais e 6 torres comerciais, com aproximadamente 900 apartamentos, que vão de 108 m² a 699m², com variação de 3 a 6 suítes: Torres do Sul, Triad, Sense, DUO, Arven, Allma e Meliê, que contam com empreendimentos comerciais que garantem o complemento das demandas do dia a dia de forma próxima, acessível e cômoda, ofertando aproximadamente 40 mil m² de ABL em salas e lojas comerciais, que variam de 30m² a 2.400m², no Torre Empresarial Sul, Aruã Corporativo, Vinhedos Office, Vinhedos Corporate e o Pátio Vinhedos. Este último empreendimento, segue a tendência de grandes centros no Brasil e mundo, onde em proporções menores às de um shopping, oferece a seus vizinhos e adjacentes serviços e produtos de alta qualidade, de forma rápida, prática e eficiente, fechando assim uma ciclo de convivência e consumo, onde se tem de forma bem próxima e planejada, moradia, salas comerciais e lojas de conveniência, criando uma economia circular e de vizinhança dadas à praticidade deste formato.

Ainda nesta região, é importante destacar o Uberlândia Shopping com seu mix de lojas e participação no mercado, o Parque UNA com seus empreendimentos comerciais e residenciais, Villa Gávea e outros que não param de chegar.

A história não acaba por aqui. Olhando sempre para os próximos passos, aprendendo com o que já fora feito e vislumbrando novas tendências e execuções conceitos nas cidades referências do Brasil e até mesmo mundo afora, a Zona Sul se remodela, se adapta e cresce ainda mais estruturada e imponente, com condomínios horizontais ancorados em mega estruturas de lazer, além de loteamentos abertos (característica que deu origem a esse movimento todo), entrada de equipamentos de serviços de grande porte, vários supermercados, atacarejos, outros malls comerciais, escolas tradicionais desde pré escola, ensino médio e faculdade e o principal: bairros dentro dos bairros já consolidados, ofertando ainda mais e melhor do que já se tem, de forma orgânica, arborizada, com avenidas largas, planejamento de fachadas ativas para os empreendimentos, criação de associação de bairro concebida anterior ao loteamento, visando a preservação e perpetuação do cuidado e conceito inicial, evidenciando este endereço que marca um novo tempo nesta região tão pujante e fértil da cidade de Uberlândia.

A Zona Sul se consolida como o epicentro de crescimento da cidade com ampla participação da construção civil, positivando investimentos e desenvolvimento para a cidade e região, gerando empregos, atraindo novos residentes, se consolidando como um polo cada vez mais atrativo e se tornando o endereço ainda mais promissor e desejado para se viver, trabalhar, consumir e investir.


Região Sul atrai investimentos e vive momento de expansão

A dinâmica do setor imobiliário de Uberlândia em 2023 é evidenciada pela recente pesquisa encomendada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP). Entre verticais (66), horizontais (7) e comerciais (2), em 2023 foram lançados 75 empreendimentos na cidade, totalizando 7.167 unidades e comercializadas 7.330, sendo 5.769 unidades verticais, 1.343 horizontais e 218 comerciais.

Na categoria Vertical, os imóveis Econômicos (até R$ 350 mil) lideraram as vendas com 2.706 unidades, seguidos do Standard (de R$ 350 mil a R$ 700 mil) com 2.269 unidades. O padrão Médio (de R$ 700 mil a R$ 1 milhão) alcançou 315 unidades vendidas, seguida pelos imóveis de Alto Padrão (de R$ 1 milhão a R$ 1,5 mi) com 260 unidades, os especiais (Studio/Loft 1 quarto) com 154 e o segmentos de Luxo e Superluxo (acima de R$ 1,5 mi) alcançaram 65 unidades comercializadas.

Os números revelam um equilíbrio entre oferta e demanda, com o lançamento de 6.159 unidades verticais e a venda expressiva de 5.769 unidades, por exemplo. Pedro César Spina, presidente do SindusconTAP, destaca que 2023 foi um ano de inúmeras oportunidades e assegura que o setor mantém um otimismo contínuo para 2024. “O mercado imobiliário robusto e maduro de Uberlândia, impulsionado pela queda dos juros e pela chegada do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) na faixa 1, deve superar os resultados positivos de 2023. Para ser ainda melhor, haverá necessidade de adequação de produtos na baixa renda e a inovação com produtos personalizados e sustentáveis na classe AB, agregando valor aos imóveis”, avalia.


Região ganha primeiro hotel

A primeira torre hoteleira na região Sul de Uberlândia, o Zona Sul Hotéis, está prestes a ser concluída. Classificado com três estrelas e integrado ao Uberlândia Shopping, o hotel está sendo construído em uma área de 14.500 m², promovendo sinergia entre negócios, conveniência, serviços, lazer e gastronomia. Com 15 andares e 220 apartamentos, o Zona Sul Hotéis será um dos mais modernos da cidade, seguindo padrões internacionais e contando com instalações como salão de eventos corporativos, restaurante, lobby independente, sauna, espaço fitness, pool bar e uma piscina panorâmica com vista para o skyline da cidade. As acomodações variam de 21 a 43 m² e o estacionamento terá capacidade para mais de 100 vagas. Com 42 projetistas envolvidos na execução, o hotel incorporará sistemas de automação, acabamentos diferenciados, sustentabilidade e escadas em ambos os lados para saídas de emergência.

Raphael Silveira, diretor de Engenharia do Grupo Rummo, ressalta o desenvolvimento notável da região Sul e enfatiza o compromisso com investimentos que refletem a confiança no potencial inexplorado desse nicho. “A ausência de hotéis representa uma oportunidade para contribuir significativamente para o desenvolvimento local, gerando benefícios econômicos e sociais”, diz.


Inconew vai investir R$ 1,5 bi na região nos próximos anos

Focada no dinâmico panorama imobiliário da região, a Inconew Construtora lançou cinco empreendimentos estratégicos. Entre eles, destaca-se o loteamento aberto Ecopark, com lotes a partir de 250 m², e os residenciais de alto padrão, como o Cittadella, um condomínio com 57 casas e área de lazer completa.

Outro empreendimento do portfólio é o Soleil Residence, uma inovação vertical que proporciona moradia por assinatura, além de uma completa área de lazer e a conveniência de contar com um D’Ville Supermercados no complexo. O Leme do Praia, empreendimento vertical próximo ao Praia Clube, complementa o portfólio da Inconew com sete itens de lazer para seus moradores. O investimento total já realizado ultrapassa a marca significativa de R$ 300 milhões.

Perplan tem estratégia visionária para a região


No cenário dos investimentos imobiliários, a Perplan já lançou cinco empreendimentos na Zona Sul, totalizando um expressivo Valor Geral de Vendas (VGV) de aproximadamente R$ 450 milhões. No portfólio, destacase o Liberdade 1226, um marco como o primeiro e mais exclusivo empreendimento da Perplan na cidade.

Fruto de uma parceria arrojada com o renomado arquiteto João Armentano, o projeto imprime sofisticação e inovação à paisagem urbana.


O Mariê 160, segundo empreendimento, traz a assinatura do conceituado Rivaben, apresentando-se como uma opção exclusiva e refinada, com apenas dois apartamentos por andar. Já no Villa Gávea, nova centralidade planejada no coração da Zona Sul, próximo ao Uberlândia Shopping, encontra-se o Grandverse Garden e Grandverse Place.

O Nuage Altamira, por sua vez, representa um marco como o primeiro empreendimento com pé-direito duplo em todas as unidades, sendo também o primogênito do premiado escritório de arquitetura Königsberger Vannucchi.

Rafael Batista, diretor de Incorporação da Perplan Urbanização e Empreendimentos, compartilha a estratégia visionária da companhia, que planeja lançar cerca de dois empreendimentos por ano em Uberlândia. “Temos terrenos contratados que gerarão, nos próximos anos, um VGV aproximado de R$ 1 bilhão”, afirma.

Rafael destaca a Zona Sul como uma região de desejo, ressaltando seu planejamento urbano moderno e os robustos investimentos em infraestrutura. Segundo ele, esses elementos, aliados à facilidade de acesso e à uma rede diversificada de serviços que inclui shopping, supermercados, escolas, centros empresariais, restaurantes, entre outras facilidades, contribuem para o valor agregado tanto para os moradores quanto para a cidade como um todo. “Este cenário faz da Zona Sul um vetor de crescimento atrativo para investidores, consolidando assim o foco estratégico da Perplan nessa promissora região”, ressalta Rafael.

Empreendimento da Tamboré na Zona Sul tem valorização de quase 300%

A Tamboré Urbanismo nasceu em 1980, na grande São Paulo, com o propósito de criar espaços urbanos de forma que as pessoas e famílias possam viver com tranquilidade e segurança. De acordo com o diretor Marcelo Puntel, durante toda a trajetória de expansão da empresa pelo Brasil, Uberlândia sempre chamou atenção. “Não só pelo seu crescimento exponencial da atividade econômica, mas também pela pujança observada no desenvolvimento de novos e modernos produtos imobiliários”, conta. Um exemplo recente foi o lançamento e desenvolvimento do Tamboré Uberlândia. O projeto abriu vendas em dezembro de 2019 e, em poucos meses, a totalidade dos 346 lotes residencial estava totalmente vendida. O empreendimento foi escolhido para ser instalado na Zona Sul da cidade, próximo ao Uberlândia Shopping e hoje contabiliza 290% de valorização no preço de revenda. Para a Tamboré Urbanismo, este empreendimento é um marco em seu portfólio de produtos.

A empresa, que já tinha um carinho especial com Uberlândia, se manifestou completamente favorável a proporcionar um segundo projeto na cidade. Atualmente, prepara o lançamento do Tamboré Miranda, empreendimento às margens da represa de Miranda, que será um complexo residencial sem precedentes na localidade. Pela sua exclusividade e modernidade nos equipamentos que serão instalados, a Tamboré acredita que este empreendimento será um marco na região do Triângulo Mineiro.


Idealiza tem planos ambiciosos para a região com o Parque Una

O mais robusto empreendimento da Idealiza em Uberlândia é o Parque Una, um bairro planejado com área de 350 mil m² localizado estrategicamente entre as avenidas Lidormira Borges do Nascimento e Nicomedes Alves dos Santos. A proposta é proporcionar um ambiente aberto e orgânico, onde o ser humano é o protagonista. Com topografia favorável, o bairro oferece boa vista da cidade, com um deslumbrante pôr do sol, e também excelente infraestrutura para o escoamento da drenagem.

Com 57 lotes destinados a uso comercial e nove lotes para incorporação, sendo cinco para verticalização com uso misto, o empreendimento inclui um Hub Corporativo com ruas calmas, espaços abertos de uso comum e áreas destinadas ao convívio dos associados.

O Parque Una Uberlândia visa integrar moradias, escritórios, restaurantes, comércios e serviços em uma mesma área, promovendo a mobilidade e incentivando a caminhada como meio de locomoção. Um dos destaques é a Casa Una, espaço multifuncional que abrigará conceitos culturais, criativos e de convivência do bairro. Com um lounge, espaços gastronômicos e um anfiteatro, a Casa Una será um ponto de encontro para os residentes e visitantes do bairro.

Além disso, o projeto contempla a construção de áreas verdes, projetos de paisagismo, pistas de caminhada e outros pontos de encontro, como uma floresta de bolso, um mirante, um lago artificial e um auditório com capacidade para mais de 100 pessoas.

Os empreendimentos contarão com vagas de garagem subterrâneas ou integradas à arquitetura dos prédios, além de um sistema de segurança com câmeras espalhadas pelas ruas e fachadas ativas em todos os edifícios, garantindo a tranquilidade e o bem-estar dos moradores.

A empresa já lançou dois empreendimentos no local. O primeiro, batizado de COA, foi apresentado em agosto como um empreendimento residencial composto por 149 unidades, abrangendo estúdios, apartamentos de um dormitório, duas e três suítes, tendo todas as unidades completamente comercializadas no evento de lançamento, com entrega prevista para julho de 2026. Em dezembro, lançou o Tempo, composto por 175 salas comerciais, alcançando êxito também ao ter todas as unidades comercializadas durante o lançamento, com entrega para dezembro de 2026.

O diretor Comercial Cristiano Sebben revela que a empresa tem planos ambiciosos para os próximos 10 anos. “A projeção é de aproximadamente 30 novos empreendimentos, com um Valor Geral de Vendas (VGV) estimado em impressionantes R$ 3 bilhões. Essa perspectiva ousada solidifica a Idealiza como uma força em constante ascensão no panorama imobiliário, alinhada com as demandas dinâmicas e em evolução do mercado”, analisa.


GSP Loteamentos acompanha crescimento da cidade

No dinâmico panorama do desenvolvimento imobiliário da cidade, a GSP Loteamentos vem moldando a paisagem urbana desde 1998. Ao longo de 26 anos, a empresa registrou nove lançamentos e a entrega de 7.772 unidades habitacionais na região Sul, sendo o mais recente o Vila Real Loteamento Fechado.

De acordo com Daniel Sitolin, gerente de Marketing da GSP Loteamentos, este projeto de alto padrão, composto por 110 unidades, promete proporcionar uma experiência residencial incomparável. “O Vila Real destaca-se pela oferta de uma infraestrutura completa, visando atender às necessidades e desejos dos moradores. Entre os atrativos, destacam-se um salão de festas, área de recreação infantil, pet place, quadra esportiva, quadra de areia e beach tennis, academia, praça d’água, trilha frutífera, trilha florida com pergolado, horta comunitária, e outros espaços de convivência”, conta. Além da diversidade de opções de lazer, o empreendimento incorpora princípios de sustentabilidade e inclusão em suas áreas comuns. Espaços de convivência e varandas foram projetados para promover a interação social, enquanto iniciativas de reaproveitamento de água, sistemas de iluminação eficientes, painéis solares e a presença de elementos em braile no mapa e na comunicação visual evidenciam o compromisso da GSP Loteamentos com a responsabilidade ambiental e a acessibilidade. Bild faz primeiras entregas na Zona Sul Desde que chegou em Uberlândia, a Bild lançou 11 empreendimentos na cidade, sendo 9 na Zona sul, com destaque para o primeiro parque, o Belgravia Park, um complexo inédito, que carrega a concepção de gentileza urbana de forma sofisticada e que será aberto à população. Foram concretizados nove lançamentos de sucesso na Zona Sul, sendo um parque, sete empreendimentos residenciais e um empreendimento comercial. A avenida Landscape recebeu os primeiros lançamentos da marca: o Auten, com metragens de 68 ou 81 m², concedendo a modernidade de moradias inteligentes. O segundo, o Mozaic, com variações de 94 a 107 m². Em seguida, veio o Domun, com sofisticação e exuberância, carregando uma fachada não assimétrica, e o último lançamento, o Signat, apresentando sua natureza em um empreendimento que será entregue com uma floresta suspensa em plantas de 68 a 125 m².

Na avenida Vinhedos, a Bild apresentou empreendimentos ainda mais inovadores e exclusivos, iniciando pelo Âmbar Health Center, o primeiro negócio comercial lançado com segmentação na área da saúde, com metragens de 23 m2 até 53m². Depois veio o Melliê, a primeira torre carregando a sofisticação do pórtico em curva com metragens de 103 a 239 m², e o último lançamento no local, chamado de Allma, trazendo metragens de 170 a 349 m², evidenciado em seu nome, com vista eterna e sentimentos sublimes. Abraçando a Zona Sul, foi criado o primeiro parque Bild no município, o Belgravia Park, localizado no Villa Gávea, evidenciando a qualidade de vida englobando moradia, cultura e lazer em apenas alguns passos de distância de seu empreendimento. O parque irá se compor recebendo novos empreendimentos Bild anualmente.

A região recebeu os primeiros lançamentos da marca no município e em 2024 serão concretizadas as primeiras entregas. Para esses feitos, em quase quatro anos de operação na cidade, foram investidos R$ 1 bilhão em empreendimentos verticais e a previsão é, nos próximos dez anos, colocar no mercado R$ 2,5 bilhões em unidades residenciais e comerciais. “Entendemos que o mercado imobiliário de Uberlândia mudou de patamar e amadureceu rapidamente, o que nos dá confiança para continuar investindo cifras tão relevantes”, diz Iago Porto, gerente regional da Bild em Uberlândia.

Para dar forma aos projetos são 118 mil m2 em área total. “O mercado de Uberlândia continuará aquecido e repleto de oportunidade em diferentes regiões. Devemos ver uma nova onda de surgimento de bairros e condomínios horizontais se consolidando e a primeira grande leva de entrega de prédios na Zona Sul, aquecendo a demanda por aluguel, venda e revenda. Nos próximos anos, a Bild diversificará seu portfólio em três grandes frentes, lançando nossa primeira torre comercial; atuando em novos bairros e regiões; e desenvolvendo nossos primeiros empreendimentos de uso misto (comercial e residencial na mesma edificação)”, conta Iago Porto.

De acordo com Iago Porto, Uberlândia foi escolhida para ser a primeira cidade fora do estado de São Paulo a receber a Bild. “A análise da melhor localização foi cautelosa, sonhamos e realizamos projeto marcantes que trazem a versatilidade e soluções inteligentes e a Zona Sul se mostrou um quadro a ser pintado, com crescente em desenvolvimento, promovendo alta rentabilidade aos investidores e urbanização versátil aos moradores. Assim, conseguimos realizar muito mais que cimento, vidro e aço, traçando um novo estilo de vida”.


Brasal Incorporações

A Brasal Incorporações em Uberlândia se destaca como uma das principais incorporadoras da região, consolidando sua posição com empreendimentos de alto padrão e pioneirismo nesse segmento na cidade. Com sete anos de atuação no município, a empresa se firma como referência, graças à sua expertise na construção civil e ao constante aprimoramento dos processos de gestão.

Ao longo de sua trajetória na cidade, a Brasal lançou sete empreendimentos, totalizando 13 torres e 873 unidades, com opções que variam de 44 m² a 696 m². Essa diversidade reflete a visão da empresa em atender diferentes demandas e perfis de clientes.

O marco inicial, em 2016, foi o lançamento do Triad, inaugurando uma nova era no mercado imobiliário local. Com três etapas e tipologias variando entre 180m² e 270m², o empreendimento estabeleceu padrões inovadores. Na sequência, o Sense, composto por três torres e tipologias de 115m² a 151m², seguido por um empreendimento comercial com 141 salas, reforçou a presença da Brasal no cenário urbano.

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