Região Geográfica Intermediária de Uberlândia teve receita de exportações maior em 2021

Devido ao aumento do preço das mercadorias, receita registrou aumento com menos quantidade exportada.

Foto: banco de imagem


De acordo com o Boletim de Comércio Exterior do Cepes/UFU, em 2021, a Região Geográfica Intermediária de Uberlândia (RIU) apresentou US$1,91 bilhão (ou R$10,25 bilhões) em valor exportado em 2021. Este valor foi 13,58% maior às receitas se comparado ao ano de 2020. Porém, em quantidade vendida, o valor alcançou a marca de 2,67 milhões de toneladas, um decréscimo de 13,10%. Segundos os índices de preços calculados pelo boletim, isto se dá devido a forte elevação dos preços das mercadorias vendidas pela região.


Uberlândia esteve entre os maiores exportadores da região, registrando pela RIU, a soja e a carne bovina congelada como os produtos mais exportados. A soja, por exemplo, impulsionou as exportações apresentando uma taxa de variação de 6,68% em relação ao total, mas não devido à quantidade exportada, e sim, pela forte elevação do seu preço (34.74%).


Nota-se que as mercadorias mais vendidas são, preponderadamente, produtos essenciais. Ou seja, apresentam pouca variação da sua demanda devido à renda ou o preço. Além disso, foi a forte elevação dos preços dos produtos exportados que possibilitou o aumento das receitas em dólares das exportações em 2021, visto que, em quantidade, houve queda das vendas externas.


Já em movimento contrário, podemos citar a suspensão dos envios de carne bovina para a China no início de setembro, após os registros de dois casos atípicos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), mais conhecido como “mal da vaca louca”, além das condições climáticas adversas – questão hídrica, seca etc. – que também prejudicaram o setor agropecuário em 2021, sobretudo a safra de milho.


Para mais detalhes sobre as exportações da região, e também para conhecer os dados das importações, acesse o boletim na íntegra no site do Cepes/IERI/UFU.



Fonte: Henrique Ferreira de Souza/Comunica UFU

3 visualizações0 comentário