Qual mensagem sua imagem transmite?

“Quanto melhor compreender a mensagem que sua aparência e vestuário transmitem, mais assertiva será sua comunicação"


Por Luh Montes

Fotos Pinterest


A imagem pessoal é um tipo de comunicação nãoverbal importantíssima, ela influencia diretamente no posicionamento e resultados profissionais. Você ainda não tinha se atentado para esse fato? A verdade é que a imagem comunica, ela diz do tipo de profissional que você é, da qualidade do seu trabalho, da sua performance. Por isso te pergunto, a mensagem que sua imagem passa hoje está alinhada ao profissional que você é? Ela transmite todo o seu potencial? Ou deixa a desejar? Muitos ainda veem a Moda como algo banal, mas te digo que ela é uma ferramenta indispensável na construção da sua mensagem. Moda significa: ao modo de, ou seja, ela nos conta de comportamentos sociais, é possível passear pela história e seus movimentos a partir do século XIV apenas observando imagens dos trajes de cada época.


Vivemos uma época de mudanças extremamente rápidas e, veja bem, você não precisa ser refém de tendências, mas quanto melhor compreender a mensagem que sua aparência e vestuário transmitem, mais assertiva será sua comunicação. Esse fato abre para a possibilidade de aparentar e vestir de maneira intencional, proposital para criar a mensagem que melhor comunica seu posicionamento. Isso faz toda a diferença. Usar essa estratégia para sua vida profissional com certeza fará toda a diferença nos seus resultados. Sabe por quê? Não basta ser bom no que faz, você também precisa “parecer bom”, precisa comunicar o quão bom é.


Em um encontro de network, por exemplo, os pontos principais percebidos no primeiro momento por alguém que esteja te conhecendo são: aparência e vestuário, tom de voz e as palavras ditas, e linguagem corporal. Além de impactar diretamente na sua autoconfiança, a imagem revela credibilidade, e você não tem uma segunda chance de causar uma excelente primeira impressão, já que essa primeira imagem já foi formada, agora ela pode e deve ser mantida e melhorada, mas jamais poderá ser alterada. Ao sentir desconforto com um look, usar roupas apertadas, desleixadas, não harmônicas, ou que despertam muita atenção, isso pode afetar diretamente na sua postura e, claro, na maneira como o outro te percebe. Da próxima vez que for sair de casa seja intencional nas suas escolhas, vista-se para ser, comunique todo potencial que existe em você, o excelente profissional que é e verá algo realmente transformador acontecer. E, claro, sem jamais se esquecer que essa é uma construção individual e você deve manter sua personalidade.



2 visualizações0 comentário