top of page

Prêmio Região do Cerrado Mineiro elege os melhores cafés em Uberlândia

O evento reuniu produtores de 55 municípios da região e apresentou os melhores cafés da safra de 2021.


Aconteceu ontem(18), em Uberlândia, o Prêmio Região do Cerrado Mineiro, um grande evento de celebração da safra e valorização da dedicação dos cafeicultores, motivado pelo crescimento em conjunto. Realizado desde 2013, neste ano sete cooperativas de cafeicultores apresentaram concorrentes ao título.


Até então duas categorias eram premiadas: o café Natural e Cereja Descascado, mas a edição deste ano premiou também uma nova categoria: a de melhor Fermentação Induzida, uma técnica que tem avançado bastante no cerrado mineiro. Enquanto a primeira avalia as características sensoriais mais autênticas dos cafés, a segunda categoria analisa os cafés consistentes resultados da aplicação da tecnologia no processamento com o saber fazer dos cafeicultores. Por último, a nova categoria, apresenta cafés elaborados com técnicas avançadas de fermentação de mais de 10 horas e demonstram a evolução do sabor com nuances e notas sensoriais exóticas.


O campeão inédito de melhor fermentação induzida foi a Gilmar Ferreira Pinto, da fazenda Esmeril denominada Ipanema. O café cultivado na região de Patrocínio (MG), teve a pontuação de 89,25 em qualidade.


Fonte: G1 Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba



13 visualizações0 comentário
bottom of page