Coordenado pelo Ministério da Economia, programa busca melhorar a gestão e produtividade das micro, pequenas e médias empresas brasileiras.
* Divulgação do Governo Federal
( Imagem gratuita cedida por Fauxels)
Aumentar a eficiência e a competitividade das micro, pequenas e médias empresas. Este é um dos pilares do Programa Brasil Mais, iniciativa que já atendeu 117 mil empresas em todo o país, com ferramentas simples e de baixo custo para aumentar a produtividade, melhorar a gestão e promover a transformação digital dos pequenos negócios.
O Brasil Mais é uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Economia e realizada em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
De acordo com o Ministério da Economia, as micro, pequenas e médias empresas são as maiores geradoras de empregos no Brasil, mas uma boa performance e produtividade não acompanham esse desempenho. A falta de recursos, estrutura e conhecimento são geralmente responsáveis por essa gestão ineficiente. O Brasil Mais vem para preencher essa lacuna, olhando para dentro das empresas e apoiando os seus processos internos.
O programa possui três modalidades de atendimento: Produtividade, Transformação Digital e Smart Factory, que é voltada para o desenvolvimento e adoção de soluções 4.0. De acordo com o Ministério da Economia, já foram realizados 112 mil atendimentos na modalidade Produtividade e outras três mil empresas foram atendidas na modalidade Transformação Digital. Os negócios atendidos tiveram aumento médio de 22% na produtividade e 8% no faturamento.
Indústria
A produtividade e desempenho das indústrias também são foco do Brasil Mais. Desde o início do programa, foram mais de 640 especialistas-consultores do Senai em todas as regiões do país. Foram mais de 1.776 mil atendimentos, destes, as empresas participantes atingiram resultados de 68% de aumento de produtividade, 68,9% em redução de movimentação e 31% em redução de perdas materiais. As empresas receberam, além da consultoria, a formação de sua equipe técnica em conceitos da manufatura enxuta, contribuindo para a manutenção dos resultados e a transformação da cultura para melhoria contínua.
Um exemplo é o caso da empresa Móveis JOR Ltda, instalada em 1976 na cidade de Rio Negro, no Paraná. A empresa conta, atualmente, com 250 funcionários e, em agosto deste ano, procurou o Senai em busca de redução de custos e melhorias rápidas para dinamizar o negócio. Em apenas três meses de acompanhamento, foi alcançada a redução de 35% no retrabalho e diminuição do custo anual em mais de R$ 9,7 mil, além do aumento de aproximadamente 54% na produtividade.
Conheça o programa e saiba como inscrever a sua empresa aqui.
O Programa Brasil Mais disponibiliza uma ferramenta gratuita para que as micro e pequenas empresas confiram seu nível de maturidade digital. Faça o Check Up Digital aqui.
Comments