"A Trombofilia é silenciosa, mas nós temos voz." Dia 05 de maio celebra-se o Dia Municipal de Conscientização sobre a Trombofilia; conheça a psicóloga Thalita Mara que teve trombose e hoje atua como empresária compartilhando produtos e histórias.
Publieditorial
"Trabalha em pé❓
Treina pesado❔
Tem varizes❓
Sente dor nas pernas❔
Veja o lado MARA da vida ☺️"
É assim que a empresa "Produtos Mara", da psicóloga Thalita Mara se apresenta no Instagram.
Ela teve trombose dormindo, aos 23 anos, e só posteriormente descobriu a trombofilia. E foi considerando esta história de vida que ela passou a desempenhar um trabalho de educação em saúde sobre o tema nas redes sociais e também por meio de site (www.vidaetrombose.com.br ), bem como a administrar vários grupos de trocas de experiências no WhatsApp e Facebook com pessoas que passaram pela experiência da trombose ou que têm trombofilia.
Além disso, como empresária, oferece vários produtos como cremes, meias e calçados para pessoas que precisam aliviar as dores, fazer atividades físicas ou simplesmente "se sentirem lindas"!
E como a data em que se comemora o Dia Municipal de Conscientização sobre a Trombofilia está se aproximando, Thalita Mara faz questão de lembrar algumas vitórias importantes, uma delas é que, em 2022, foi aprovada a Lei n° 13.725 para promover ações direcionadas à conscientização sobre a Trombofilia, condição (genética e adquirida) caracterizada pela predisposição ao desenvolvimento da trombose, que por sua vez, é definida pela formação de coágulos de sangue ou trombos.
Segundo a psicóloga e empresária, a data é muito importante, pois a doença é uma condição silenciosa, sem diagnóstico preventivo, ou seja, só se realiza a investigação genética depois que o pior já aconteceu como, por exemplo, eventos trombóticos graves e perdas gestacionais de repetição.
"De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a trombose é uma das doenças tratáveis que mais mata no mundo, nesse sentido, ter uma data que trata especialmente da trombofilia, uma das causas dessa doença, é um avanço imensurável para o setor de saúde da nossa cidade", disse ela que comemora o fato de Uberlândia ter no calendário do município a data comemorativa.
Ainda conforme Thalita Mara, a inclusão no calendário oficial de Uberlândia tem o objetivo de estimular e expandir as políticas no município por intermédio de campanhas, debates e palestras entre a sociedade civil organizada, o poder público e associações.
"Também se almeja que a data ganhe espaço na Federação e que possa ser celebrada nacionalmente", concluiu.
Saiba mais em:
Instagram :
- https://www.instagram.com/produtosmaraoficial/
- https://www.instagram.com/thalitamarasantos/
Blog - https://vidaetrombose.com.br/blog/
Produtos - https://produtosmara.vidaetrombose.com.br/
Comentarios