Programa visa capacitar e dar assistência técnica a produtores da agricultura familiar por meio de chamamento público.
Texto de Divulgação Prefeitura de Uberlândia Fotos Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU
A Prefeitura de Uberlândia segue estimulando e apoiando a produção rural da cidade. Com esse objetivo, o prefeito Odelmo Leão abriu oficialmente, na segunda-feira (3), a Semana do Produtor Rural de 2023, com o lançamento do programa “Mais Leite”, que, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, irá oferecer orientações técnicas, produtivas, financeiras e de comercialização para produtores da agricultura familiar no município. No evento, também foi anunciada a programação da 32ª Semana da Família Rural, realizada junto a parceiros, que oferecerá cursos para capacitação dos produtores.
Programa Mais Leite
Visando orientar os produtores da agricultura familiar para aumentar a eficiência na produção e gerar mais renda, o programa “Mais Leite” foi elaborado pelo Município como parte do Pilar Pecuária Leiteira do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro, da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação. A capacitação contará com quatro módulos: “Gestão Financeira”, “Sanidade e Boas Práticas Agropecuárias”, “Manejo Nutricional” e “Manejo Reprodutivo”.
“É um programa importante, através do qual nós vamos levar aos produtores incentivo, instrução e orientação, inclusive sobre as partes econômica e de novos incrementos, como o uso do pó de basalto como um remineralizador de solo. O ‘Mais Leite’ é um programa que vem para ser consolidado e ficar definitivamente como um apoio aos produtores do nosso município. E tenho certeza que vai se expandir por toda a região”, destacou o prefeito Odelmo Leão.
O programa terá oito meses de formação e assistência técnica oferecidas aos produtores. Inicialmente, serão atendidos 20 participantes, que serão selecionados por meio de chamamento público que será publicado nos próximos dias. O “Mais Leite” conta com cinco parceiros: Sindicato Rural de Uberlândia, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Semana Rural
Para marcar a abertura da Semana do Produtor Rural, além do lançamento do programa “Mais Leite”, da Prefeitura de Uberlândia, também foi anunciada a programação da 32ª Semana da Família Rural. A semana é realizada, com apoio da Prefeitura, pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Uberlândia, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e o Sindicato Rural de Uberlândia.
“É uma determinação do prefeito Odelmo Leão desenvolver ações que estejam cada vez mais próximas do produtor, especialmente dos que estão em pequenas e médias propriedades. O programa ‘Mais Leite’ é mais um avanço que vamos promover na melhoria técnica desse segmento”, disse a secretária de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Jorge.
Realizada nos dias 4, 5 e 6, no IFTM, a 32ª Semana da Família Rural terá cursos para qualificação e aperfeiçoamento do conhecimento técnico e administrativo dos produtores rurais, nas áreas de agropecuária, agroindústria, artesanato, meio ambiente e administração rural.
Dentre as capacitações estão: operação de drones, pães e massas artesanais, bolos confeitados, redes sociais para o seu negócio, domine os fundamentos da apicultura, processamento artesanal de leite e derivados, criação alternativa de suínos, avicultura caipira, gestão da propriedade rural, prevenção no campo e melhoria da qualidade de vida, entre outros.
Histórico
A Semana do Produtor Rural foi instituída no Calendário Oficial do Município de Uberlândia por meio da Lei Municipal nº 13.476, sancionada pelo prefeito Odelmo Leão no dia 24 de fevereiro de 2021. A lei estabelece que a Semana do Produtor Rural será comemorada, anualmente, na semana do dia 7 de julho.
Comments