top of page
Foto do escritorSerifa Comunicação

Por que hidratar a pele é tão importante?


Dermatologista indica cuidados necessários para uma pele viçosa e saudável


A hidratação da face, do corpo e cabelo é um hábito necessário e uma questão de saúde. Além de reforçar a barreira de proteção da pele e garantir viço e beleza de dentro para fora, também evita a perda de água excessiva do corpo para o ambiente, que pode provocar distúrbios eletrolíticos e desequilíbrio das funções vitais. A exposição aos raios solares e a baixa umidade do ar exigem ainda mais hidratação da pele e atenção diária.


Segundo a dermatologista Cintia Cunha, da clínica Audatti, o verão faz as pessoas transpirarem bastante e, devido à sudorese, elas perdem componentes que hidratam o rosto e corpo. Por isso, a perda de água através da transpiração requer mais cuidados diários e muita disciplina. “Primeiramente, é preciso uma avaliação médica para um diagnóstico preciso. Assim, será possível saber qual o tipo de pele da paciente para que a indicação de tratamento seja personalizada, que pode ser de utilização de cremes externos, medicações e até procedimentos, tudo para restabelecer a barreira cutânea, importante para a proteção de infecções, alergias e irritações”, explica a médica.


Cintia Cunha explica que o aspecto da pele envelhecida piora quando não está hidratada. “A pele que tem a reposição de água devida aparenta ser mais bonita, com mais firmeza e aspecto saudável. A hidratação pode ser feita de dentro para fora e de fora pra dentro, utilizando produtos e cosméticos com ativos que mantém a água na pele, nutracêuticos e também injetáveis, como por exemplo os Skinboosters (micromoléculas, partículas de ácido hialurônico que quando injetadas na pele atraem moléculas de água. O seu efeito higroscópico melhora a elasticidade e o turgor do tecido, deixando a pele mais viçosa, diminuindo o efeito craquelado da face, das pálpebras e das rugas em volta dos lábios) e, claro, a ingestão adequada de água”, pontua.


A pele masculina também deve ser hidratada. Geralmente, os homens têm a pele mais oleosa e não gostam da sensação pegajosa dos cremes. Com o avanço tecnológico, há várias opções no mercado de hidratantes que não deixam essa sensação, além de linhas específicas de cuidados para a pele masculina. Há ainda algumas regiões do corpo que requerem atenção especial por serem mais ressecadas, como joelhos, cotovelos e pés. Existem hidratantes específicos para as áreas que contêm ativos e auxiliam na hidratação. Nesse caso, um dermatologista é fundamental para guiar o paciente de acordo com suas necessidades específicas.


Com a exposição solar excessiva e clima muito seco, os cabelos também demandam cuidados especiais nessa época do ano. A raiz oleosa deve ser tratada, porém com cuidado para não ressecar ainda mais as hastes. Um cronograma capilar se faz necessário para garantir hidratação adequada aos fios, além de reposição de aminoácidos e lipídios, garantindo assim saúde capilar e fios na sua melhor performance.


Cuidados

O pós-banho é o momento ideal para hidratar o corpo, com foco em áreas mais ásperas como joelhos, calcanhares e tornozelos, que possuem mais tendência ao ressecamento. Para quem tem dúvidas sobre qual produto usar, como por exemplo, hidrante ou óleo pós banho, a médica explica que os óleos ajudam na oclusão da pele, evitando que a pessoa desidrate e perca água para o ambiente. Se o caso for reposição hídrica, são indicados hidrantes em loções ou cremes que penetram mais e dão efeito de restabelecer a proteção da pele, de atrair água para os tecidos e melhorar a qualidade das substâncias que a pele produz todos os dias, capazes de promover uma hidratação e proteção. Aqui vale um alerta: os banhos muito quentes intensificam a perda de água pela pele.


“Com a idade, as células vão ficando mais velhas e a capacidade de reter água, de manter uma boa elasticidade vai diminuindo. Também a exposição externa ao sol, vento e poeira prejudicam. Outro fator de alerta é o calor muito intenso com a chegada do verão, piscinas, mar, o uso da bucha no banho, sabonetes inadequados. Uma pele desidratada, ressecada, aparenta ser mais velha, e fica mais susceptível à doenças, alergias, dermatoses, independentemente da idade. Geralmente, pessoas que coçam bastante a pele após o banho, não estão com hidratação adequada. Quem busca uma pele bonita e saudável, com aspecto rejuvenescido, precisa se atentar se a pele está hidratada ou não”, esclarece Cintia Cunha, que complementa que, hoje, a Dermatologia tem vários recursos para tratar os pacientes e devolver o aspecto viçoso da pele.


11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page