Polo Tecnológico Sul em Uberlândia: empreendedores interessados podem conferir novo edital de lotes


(Foto: Divulgação Secretaria de Governo e Comunicação/PMU)


O Polo Tecnológico Sul em Uberlândia - primeiro loteamento empresarial público da cidade - está com edital aberto para aquisição de lotes.


Segundo divulgado pela Prefeitura, é possível fazer a alienação junto à iniciativa privada de 17 áreas, que são destinadas para a instalação de empresas de base tecnológica, mas não estão restritas a esse público. Com isso, empreendedores interessados em construir edificações para alugar ao setor de tecnologia e inovação também podem apresentar propostas.


Os candidatos interessados poderão adquirir até três lotes e os vencedores terão que garantir a ocupação dos imóveis por 30 anos. "Até o pagamento integral do mesmo, a venda ficará sujeita a uma cláusula de inalienabilidade e impenhoralidade por um período de cinco anos a partir da transferência da propriedade, cujas custas correrão por conta do vencedor", diz o Município.


Além disso, será dada isenção sobre o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por 10 anos, "mediante cumprimento de contrapartidas sociais presentes na lei do Inova Uberlândia".


Investimento


Neste edital há lotes de 600,3 m² até 4.850 m². Já o valor mínimo de alienação, descontado o subsídio de 40%, varia entre R$ 276.944,56 e R$ 1.914.724,71 a depender do tamanho do imóvel.


O critério da compra é o de maior oferta e é preciso apresentar caução equivalente a 5% do valor mínimo definido em edital sobre o valor à vista para a área de interesse.


"Esse valor, se pago em dinheiro, será abatido do pagamento da proposta vencedora e devolvido, mediante requisição, aos vencidos ou a quem formalizou a desistência antes da abertura dos envelopes. Já o vencedor da licitação que desistir da compra não terá a caução restituída", diz trecho divulgado pela Prefeitura.


Também conforme informado pela Administração Municipal, o pagamento poderá ser feito em até 36 parcelas, sendo que à vista será fornecido desconto de 10%, "desde que o valor resultante não seja inferior ao mínimo usado de referência no processo". Ainda há subsídio de 40% sobre o preço mínimo do lote estimado pelo Município. E em contrapartida, os vencedores da licitação terão que investir ao menos esse valor na construção do empreendimento.


Sobre o Polo


O polo tecnológico foi formalizado junto ao programa “Inova Uberlândia” e posteriormente inaugurado em agosto de 2021, com toda a infraestrutura de base pronta no Bairro Gávea, na Rua da Carioca, nº 3.000.


Ao todo o condomínio fechado tem 152.845 m² com 32 lotes, sendo que dois são para serviços de apoio (como o setor de alimentação). De acordo com a Prefeitura, o empreendedor que se estabelecer no local vai encontrar todas as vias asfaltadas, com estacionamento, ciclovia, calçada, depósito de resíduo, sistema de drenagem pluvial, guarita e uma área de recreação de 26,7 mil m² (com teatro arena, mirante e paisagismo, entre outros).


"Além disso, o Polo tem sistema de iluminação pública e redes subterrâneas de energia elétrica, com postes de luz de LED e postes de energia solar e transformadores com capacidade para abastecer o equivalente ao consumo de 100 residências de tamanho médio. Na parte de saneamento, há uma estação elevatória de esgoto, poços de visita (PVs) e 1,8 mil metros de rede de água", informou a Administração Municipal.


Abertura dos envelopes


A abertura dos envelopes da licitação está prevista para o dia 4 de agosto, às 13h, na Sala de Licitações da Diretoria de Compras, da Secretaria Municipal de Administração.


*Confira outras informações do edital aqui.

9 visualizações0 comentário