top of page
hubclubnews

Pesquisa aponta que Instagram lidera engajamento nas plataformas digitais

Confira o resultado do relatório "Tendências e Comportamentos Digitais 2022" para melhorar o marketing da sua empresa



No mês de maio, a Comscore, que ajuda especialistas em marketing e empresas de mídia, divulgou um relatório que mostra as mudanças no comportamento e nos hábitos de consumo da sociedade nos últimos anos. Os dados sobre “Tendências e Comportamentos Digitais 2022” revelam que o Instagram está liderando o engajamento entre as plataformas digitais.


Se tem uma coisa que o relatório mostrou e a sociedade conseguiu perceber é que a pandemia da Covid-19 definitivamente gerou efeitos na população digitais, que segue ascendente no Brasil e em todo o mundo. O relatório apontou que o número de pessoas acima de 18 anos conectadas no Brasil chegou a 131,8 milhões no primeiro trimestre de 2021, uma alta de mais de 4% em relação ao mesmo período no ano passado, quando eram 126,5 milhões.


Uma grande revelação da pesquisa foi de uma grande tendência que vem pela frente: o Metaverso. Esse novo mundo virtual deve trazer importantes transformações para os negócios: desde outubro de 2021, o termo já registrou 228 mil menções nas redes. Já as movimentações dos usuários de maneira geral nas redes sociais registraram um aumento de 31% durante o ano de 2021, chegando à marca de 13,4 bilhões de ações. Também foram contabilizados mais de 9,8 milhões de conteúdos produzidos, 19% acima da média de 2020.


Quando o assunto é engajamento, o Instagram se destaca como a plataforma com maior compartilhamento de ações e de comentários. Entre as 9 bilhões de interações, a rede foi responsável por 68% do share de ações e respondeu por 50% dos 219 milhões de comentários registrados nas plataformas - crescimento de 52% em relação ao último ano.


Em relação às categorias em alta, embora responda por apenas 26% do share nas redes sociais, o Facebook ainda se destaca no número total de ações voltadas às áreas de Publishing e Media/Entertainment. Já no Instagram, conteúdos relacionados a Esportes e Mídia Online possuem maior engajamento entre os conectados.


A análise mostrou que o brasileiro passa, em média, 3 horas e 38 minutos por dia conectado à rede. Dentro deste tempo, a quantidade de minutos consumida por meio de dispositivos móveis teve uma alta de 12% entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021, enquanto o acesso via desktop diminuiu 26% - a maior queda no comparativo com os últimos três anos.


Em relação às categorias mais acessadas em todo o mundo, Serviços, Notícias, Social Media, Entretenimento e Varejo formam o top 5. Enquanto isso, no Brasil, entre as que despertam maior interesse entre os indivíduos conectados, Entretenimento segue como a líder, seguida por Games, o que reforça a relevância dos dois territórios para a comunicação das marcas em território nacional.


O relatório da Comscore indica ainda que o comportamento do brasileiro na internet aponta para tendências de consumo. As cinco categorias que mais cresceram em tempo de acesso exclusivamente mobile entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021 foram: Atividades Imobiliárias (31%), Educação (26%), Saúde (24%), Governo (21%) e Viagem (18%) - esta última impulsionada pelas subcategorias Informações sobre Viagens e Companhias Aéreas.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page