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Foto do escritorPalmira Ribeiro

Pesquisa aponta cenário do empreendedorismo feminino no Brasil

O estudo mostra dados que demonstram as principais áreas que elas decidem empreender, o perfil profissional entre outros.


*Por Aciub

( Foto - RF._.studio)

7 milhões. Este é o número de mulheres empreendedoras que atuam no Brasil, de acordo com uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor, com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade. O número de mulheres que abrem seus próprios negócios cresce a cada ano, e recentemente o Instituto Rede Mulher Empreendedora divulgou o levantamento “Mulheres Empreendedoras e Seus Negócios 2022” que analisou o cenário do empreendedorismo feminino no país.


Esta é a 7ª edição da pesquisa, e contou com o apoio da Meta e a realização do Instituto Locomotiva. O estudo mostra dados interessantes que demonstram as principais áreas que as mulheres decidem empreender, o perfil profissional destas empreendedoras e mais. Confira quais insights e informações foram levantados pela iniciativa:

(Foto: olia danilevich)


O perfil das empreendedoras e seus negócios:


De acordo com a pesquisa “Mulheres Empreendedoras e Seus Negócios 2022”, a maternidade é algo presente na vida da empreendedora brasileira: sete em cada dez mulheres entrevistadas possuem filhos. Além disso, outros dados importantes foram identificados, como o fato de apenas 28% das empreendedoras terem ensino superior ou mais, 50% pertencerem à classe C e 34% à classe AB.


Em relação às atividades dos negócios liderados por mulheres, o levantamento mostrou que a maioria (50%) trabalha com a venda de produtos como roupas, calçados, alimentos, alimentos industrializados, produtos agrícolas, cosméticos, e itens de higiene pessoal. Em seguida, aparecem prestação de serviços (32%), produção de itens artesanais (5%), e produção de produtos agrícolas (1%).


A relação com o empreendimento


Por fim, o levantamento buscou entender o porquê as mulheres decidiram abrir seus próprios negócios. O principal motivo apontado foi a realização de um sonho, seguido da busca por independência e então pela necessidade de renda devido ao desemprego.


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