O implante dentário é uma ótima solução e a melhor delas em relação ao conforto, segurança e estética.
Por Dr. Alexandre Vieira Fernandes
Fotos Divulgação
Perdas dentárias resultam apenas em problema estético? Embora os dentes sejam os principais componentes para um sorriso perfeito, a falta de um ou mais deles pode trazer também consequências funcionais. Cada um dos dentes desempenha uma função específica dentro da boca, um papel importante nas atividades diárias. Além da saúde bucal ficar comprometida, a qualidade de vida se torna prejudicada nos momentos mais simples do dia a dia, como mastigar ou falar.
A falta de dentes prejudica muito a estética. A pessoa se sente constrangida ao sorrir, causando problemas emocionais ou até psíquicos nos casos da ausência de dentes anteriores.
Vários outros problemas funcionais decorrentes da falta de dente podem surgir: perda de espaço entre dentes vizinhos, prejuízos na oclusão (mordida), na deglutição e até mesmo na fala. Pacientes com a falta de um ou mais dentes podem apresentar alguma dificuldade ao mastigar os alimentos, podendo causar distúrbios digestivos a médio e longo prazo. O deslocamento dos dentes vizinhos é apenas um dos problemas causados pela falta desses elementos.
Sem os dentes adjacentes, os que ficam próximos podem migrar para o espaço resultante da falta de um ou mais deles. Geralmente eles inclinam para o lado ou para baixo em relação aos dentes vizinhos e antagonistas (são os dentes que ocluem com ele), causando uma completa desorganização na oclusão dentária (mordida).
Uma das principais funções dos dentes é a proteção da gengiva e do tecido periodontal
adjacente. Por isso, na falta deles a gengiva fica exposta, tornando-se vulnerável durante a escovação ou até mesmo na mastigação de alimentos mais duros. Logo após a perda dos dentes inicia-se um processo de reabsorção óssea fisiológica, resultando numa estrutura óssea cada vez menor de suporte, devido ao desgaste do osso, com o passar do tempo, naquela região.
As opções disponíveis mais comuns para resolver a perda dos dentes são: prótese removível parcial ou total (ponte móvel ou dentadura), prótese fixa (ponte fixa) sobre dentes ou sobre implantes e prótese adesiva. Entretanto, para o paciente que apresenta a perda de um ou mais dentes, o implante dentário é uma ótima solução e a melhor delas em relação ao conforto, segurança e estética. No entanto, em alguns casos onde existe uma grande perda óssea, é necessário antes de qualquer reposição dentária a realização de enxertos ósseos.
Dr. Alexandre Vieira Fernandes - CRO-MG: 12.398
Mestre em Estomatologia, Mestre e Doutor em Cirurgia e
Traumatologia Bucomaxilofacial. Responsável técnico da Primer
Odontocenter.
Comments