Pais e alunos participam da apresentação oficial do Pacto pela Alfabetização de Uberlândia



Além da apresentação do programa aos pais, alunos farão juramento simbólico

O Instituto Projeto de Vida e a Prefeitura de Uberlândia realizam nesta quarta-feira (9), às 18h, uma apresentação oficial para a comunidade escolar do Pacto pela Alfabetização, lançado no início de fevereiro. A Escola Municipal Prof. Maria Leonor de Feitas Barbosa, no bairro Roosevelt, foi a escolhida para representar todas as escolas da rede. Na oportunidade, os alunos do 1º, 2º e 3º anos da educação básica também farão um juramento simbólico, onde se comprometem a se dedicar ao processo de alfabetização com empenho e alegria.

Durante toda a semana, os familiares serão recebidos nas 54 escolas municipais para apresentação do projeto e aumentar a conscientização sobre a importância da participação familiar no processo de aprendizagem.

De acordo com a diretora executiva do Instituto Raiar, Jaqueline Machado, responsável pela gestão e parceira do Instituto Projeto de Vida na execução do Pacto, para ajudar as crianças no processo de alfabetização, a família deve participar ativamente da rotina de estudos. A frequência e pontualidade também são elementos muito importantes, especialmente no ensino estruturado.

“O que estamos fazendo nesse momento é apresentar o Pacto pela Alfabetização e sensibilizando as famílias para que elas se engajem nessa proposta de construir uma cidade alfabetizadora. Também queremos criar um vínculo entre escola e família, por meio de uma aproximação com os professores. Temos no País uma realidade em que mais da metade das crianças chegam ao terceiro ano sem saber ler. Com a pandemia, isso que já era ruim, ficou muito pior. E o Pacto vem nessa perspectiva de alfabetizar os alunos do 1º ano e recuperar a alfabetização do 2º ao 5º anos. O programa contempla um protocolo onde todos os envolvidos, pais, crianças e professores, sejam engajados nesta semana para ajudar a transformar o cenário da educação e do desenvolvimento social na cidade de Uberlândia”, pontua.

Segundo a presidente executiva do Instituto Projeto de Vida, Raquel Garcia, o Pacto pela Alfabetização não é um desafio trivial, mas a implantação de uma política pública para toda uma rede de educação. “Dentro desse contexto, consideramos a família um elemento muito importante no processo. Eles podem contribuir e muito com a frequência escolar. Para a criança aprender a ler, ela precisa estar dentro da escola todos os dias. Nessa metodologia, cada dia as crianças aprendem uma coisa nova. Então, todos fazem grande diferença. Outro aspecto a ser trabalhado muito com os pais é a importância de aprender a ler no primeiro ano. Queremos despertar a conscientização dos pais sobre o que acontece quando uma criança aprende a ler no primeiro ano e o que acontece quando isso não ocorre e como eles podem apoiar em casa. É fundamental que os familiares incentivem a criança a fazer o dever de casa, que leiam para ela”, esclarece.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), Paulo Romes Junqueira, que apoia o programa, essa iniciativa visa mobilizar as famílias para que elas contribuam com o desafio que Uberlândia decidiu executar, que é alfabetizar as crianças do primeiro ano.

Sobre o Pacto pela Alfabetização

O Pacto pela Alfabetização atua para garantir o direito constitucional de cada criança à educação básica de qualidade. Utiliza uma metodologia baseada em evidências que permite acompanhar o desenvolvimento de cada aluno, cada turma e cada escola, avaliando conquistas e corrigindo lacunas de aprendizagem sempre que necessário. O programa irá beneficiar 20 mil crianças da rede municipal de Uberlândia e ainda oferecer apoio à prática pedagógica dos professores, por meio de capacitações. O Programa ainda realiza modelagem de gestão, qualificando os processos da coordenação à execução da aprendizagem; e incentiva a atuação em rede, unindo pais, professores, gestores e demais membros da comunidade escolar pelo sonho da alfabetização.

Mais informações: pactopelaalfabetizacao.com.br


3 visualizações0 comentário