Otimismo na retomada da economia após redução de casos e óbitos por covid-19

Com a redução no número de óbitos desde julho, o Brasil registra a maior queda desde o início de 2021.


Segundo o Boletim do Observatório Covis-19 Fiocruz, divulgado nesta sexta-feira (17/09), o número de casos e de óbitos de Covid-19 sofreu a maior queda desde o início de 2021. O boletim registrou queda de 3,8% ao dia na última Semana Epidemiológica (SE 36), registrando um ritmo de redução desde julho.


O decréscimo das taxas de mortalidade foram registradas no Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.


Grande parte das razões que motivaram a redução de casos e óbitos da doença, se deve ao avanço da imunização no país, registrando que a 86% da população com mais de 18 anos tomaram a primeira dose e 47% está com o esquema de vacinação completo. Dessa forma, com a redução da demanda no sistema de hospitalizações dos municípios, os hospitais voltam à triagem de casos graves.


Fonte: Fiocruz


Entretanto, o mapa da mais recente edição do Boletim apresenta que, pela avaliação de média móvel das últimas semanas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Goiás e o Distrito Federal ainda estão com taxas acima de 5 casos por 100 mil habitantes, considerada muito alta


Fonte: Fiocruz


Paralelo ao avanço da vacinação e às políticas públicas de enfrentamento da Covid-19, é fundamental que a população persista seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), mantendo as medidas de proteção (uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social e físico), principalmente considerando as novas variantes que podem surgir.


Neste cenário, a economia brasileira deve passar por uma leve recuperação ainda neste ano, com a reabertura no Brasil apesar da pandemia da Covis-19 no radar e com os respingos dos outros países também tendo melhorias em seus índices econômicos.





Fontes: Agência Fiocruz, CNN Brasil e Governo do Brasil

62 visualizações0 comentário