Os 5 D’s da obra de sucesso!

“Tudo que está no plano da realidade já foi sonho um dia”


Por Kemerson Vieira Fotos Divulgação


Como dito por Leonardo Da Vinci, tudo que está no plano da realidade já foi sonho um dia. Absolutamente todas as criações humanas, das mais primitivas às mais modernas, um dia estiveram apenas na mente de alguém. Já parou para pensar nisso?!


Quando você estiver para iniciar uma obra ou reforma, principalmente se for a construção de um novo lar para sua família, antes de tudo, é preciso sonhar (DREAM).


Faça exercícios de visualização que sejam ricos em detalhes, como por exemplo, ao se imaginar em seu novo lar, você poderá sentir uma leve brisa tocando seu rosto ao abrir uma das janelas. Nosso cérebro tem a capacidade de estimular nossos sentidos e criar experiências realmente físicas. Sonhe com os detalhes, veja as cores, sinta a textura das paredes, ouça os sons dos ambientes... Sinta a excelente energia dos momentos vindouros, dos encontros em família, dos sorrisos, dos momentos de descanso.


Em seguida, compartilhe estes detalhes e sensações com alguém que possa lhe auxiliar colocando tudo isso no papel através das lâminas de um projeto arquitetônico (DESIGN). Este momento é muito importante, pois parte do que sonhamos e visualizamos pode não ser exequível.


Não tenha pressa. Quando visualizamos, sentimos e desejamos algo é natural que nosso sentimento de ansiedade transborde em nosso coração e isso se converta em pressa. Lembre-se, a pressa é inimiga da perfeição. Uma semana a mais para um projeto, por mais que nos pareça muito tempo, representa menos de 2%de um ano.


Com os projetos finalizados, é hora de se detalhar (DETAILING) como tudo sairá do projeto para a realidade, ou seja, valores de investimento e formas de pagamento, prazos e datas, cronograma de atividades e, principalmente, selecionar as pessoas que farão parte do sonho.


Segundo pesquisa do PMI (Project Management Institute), a comunicação é a maior causa de falhas em projetos. Em números, 64% dos projetos que falharam, falharam por erros de comunicação. Em obras, a comunicação é a chave do sucesso. Acredite.


Sabendo disso, é de suma importância selecionar quem se dedicará integralmente ao sucesso da empreitada (DEDICATE).


Em Uberlândia, recomendo o trabalho da IOD Brasil - Projetos e Soluções, empresa que se preocupa com a qualidade de suas obras e serviços, com a comunicação e, acima de tudo, com a energia com que tudo é realizado, vibrando paz, otimismo e gratidão para que os lares em que eles trabalham, assim como seus clientes, sejam prósperos e abençoados.


Por fim, é hora de arregaçar as mangas e fazer (DO). Mãos à obra!


Kemerson Vieira é Engenheiro, Gerente de Projetos e Especialista em Processos.

5 visualizações0 comentário