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O que é atendimento humanizado e como ele potencializa os resultados do seu negócio?

Dados revelaram que empresas focadas no consumidor são até 60% mais lucrativas


Você com certeza já ouviu aquela famosa frase: "o cliente tem sempre razão". E acredite, garantir a satisfação do cliente com o produto ou serviço é importante, mas não é o suficiente para mantê-lo fiel com a sua empresa. Hoje em dia, o público busca muito mais que um bom serviço, eles querem uma verdadeira experiência de consumo.


Para garantir o sucesso do seu negócio é imprescindível que você invista no atendimento personalizado e humanizado, pensado por e para o consumidor final. De acordo com dados do relatório "Custumer 2020 Report", a experiência do consumidor ultrapassou a importância do preço e da qualidade de um produto na hora de avaliar uma marca.

"Quando uma empresa se preocupa em prestar um atendimento humanizado ela está preocupada, verdadeiramente, em entender e atender as demandas ou problemas que são trazidos. Essa é uma estratégia essencial para os negócios, mas para isso é importante garantir que ele aconteça com empatia, acolhimento e com real interesse em deixar seu cliente satisfeito", diz Natália Castan, CEO e fundadora do Grupo Unite.

Mesmo com o crescimento de canais e soluções de tecnologia para o atendimento de clientes, ao humanizar esse processo, as empresas ganham com satisfação e fidelização. Segundo a Delloite, "Isso acontece porque as pessoas estão dispostas a pagar mais por um atendimento acolhedor e que o trate sem a frieza de um robô, entendendo o seu problema e estando disposto a ajudar. Porém, é válido lembrar que essa não é uma cultura que diz que todo o tempo só o cliente está certo, mas que o coloca como prioridade para responder suas demandas", completa Natália.

Abaixo, algumas dicas de como implementar o atendimento humanizado:

  • Tenha pessoas como o centro do negócio: Não adianta ser um negócio humanizado apenas da porta para fora, os colaboradores também são pessoas e precisam ter processos inclusivos e humanos.

  • Conheça o perfil do consumidor: Só é possível ter um atendimento humanizado e assertivo se a empresa conhecer quem consome seus produtos ou serviços, e muito bem.

  • Forneça capacitação profissional para o time: Quanto mais bem preparados os colaboradores estão, melhor o desempenho. Então como uma empresa pode colaborar no desenvolvimento dessa equipe e dessas pessoas? Fornecendo workshops, bolsas de estudos e materiais que incentivem o time e ferramentas de atendimento que sejam condizentes com a humanização.

Vale lembrar que o consumidor é a chave que faz as empresas rodarem, por isso, ainda que seja necessário investir em fornecedores e parceiros para ter um atendimento de qualidade, é isso que fará com que uma marca se destaque positivamente. Empresas como Nubank, Netflix, Quero Quitar, QuintoAndar são reconhecidas pelo atendimento diferenciado e acolhedor que oferecem. Essas mesmas empresas são referências em seus mercados de atuação.

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