O melhor lugar para você e o seu veículo!

Confira aqui dicas sobre uso e economia de combustíveis.


Publi Editorial

Fotos Luciana Santos | Divulgação

Gleisson Alves, diretor da Officina’s e especialista em automóveis


Ser VIP na OFFICINA’S é ser parte de um seleto clube de clientes. Somos uma empresa inovadora no mercado do Triângulo Mineiro. O nosso foco sempre será solucionar os problemas dos nossos clientes, proporcionando uma ótima experiência no atendimento e na qualidade do serviço.


A OFFICINA’S atua em diversos segmentos que estão diretamente vinculados uns com os outros, sendo no ramo automotivo, na beleza, no bem-estar e ainda no entretenimento. Aqui nossos esforços são para que nosso cliente sinta que, além do seu veículo estar em boas mãos, ele também estará com todos os serviços oferecidos.


Como economizar combustível?

Existem alguns fatores que influenciam diretamente no consumo de combustível do veículo, muitas vezes o mesmo modelo tem diferentes médias para cada usuário, e os principais fatores são:


- Manutenção do veículo, filtros bicos injetores devem ser trocados e limpos periodicamente. - Evitar carregar pesos ou deixar coisas que não vão ser usadas dentro do carro. Exemplo: mochilas, compras, etc.

- Manter calibragem dos pneus de acordo com o orientado pelo fabricante (pneu murcho gera muito arrasto).

- Abrir os vidros ao invés de ligar o ar em trajetos muito curtos, o ar-condicionado leva alguns minutos para baixar a temperatura (às vezes chega antes de ocorrer a aqueda da temperatura).

- Usar vidros fechados e ar ligado em velocidades altas acima dos 100 km por hora.

- Usar a função consumo instantâneo no painel para veículos equipados com computador de bordo. Ele vai te mostrar em tempo real o que ajuda a evitar ou manter o veículo acelerado demasiadamente sem necessidade.

- Manter o motor em rotação mais baixa, ficando sempre atento às trocas de marchas.

- Atenção constante às vias, mantendo a visão de profundidade, e se você está em uma avenida com distância significativa e o semáforo está no amarelo, pode parar de acelerar, porque você vai ter que frear logo em seguida. Dessa forma você economiza combustível e também poupa o sistema de freios. Todas essas dicas podem ter mais ou menos eficiência de acordo com cada modelo, mas no geral vão te ajudar a ter uma maior eficiência do seu veículo.


Etanol ou Gasolina. Qual devo abastecer?

É muito comum o proprietário de veículos Flex ter essa dúvida na hora de abastecer seu veículo. Pra você ter uma economia maior deve levar em conta alguns fatores, não apenas o valor da bomba na hora de encher o tanque. A comparação sempre indicada é você dividir o valor da gasolina pelo valor do etanol se o resultado for inferior a 0,7 compensa colocar etanol se for maior que 0,7 gasolina. Mas temos outros fatores que nesse cálculo não são levados em conta, como por exemplo o perfil de utilização do veículo.


O que isso quer dizer? Que se você tem uma utilização urbana e sempre em pequenos trajetos, nem sempre é mais vantajoso colocar etanol, mesmo que se a diferença do preço na bomba fique abaixo dos 0,7. Todo veículo flex tem um modulo de controle da injeção ou computador que faz vários ajustes no volume de combustível que vai ser injetado no motor, para que você não tenha que ficar, como antigamente, esquentando o carro com o afogador puxado por alguns minutos antes de poder sair. O veículo abastecido com etanol precisa de uma quantidade muito maior de combustível quando está funcionando abaixo da temperatura ideal de trabalho do motor para ficar rendendo, ou seja, pra que você possa dar partida e sair andando. Com isso, consumo nesse período até a temperatura subir é muito elevado, e se você faz trajetos curtos, vai chegar no destino muitas vezes antes mesmo do motor atingir a temperatura ideal. Nesse tipo de utilização é mais econômico usar gasolina. E se você utiliza seu veículo mais nas rodovias ou trajetos longos e o cálculo do preço se manter abaixo de 0,7 é quase certo afirmar que você terá uma maior economia utilizando etanol.


4 visualizações0 comentário