O investidor da inovação

João Appolinário é conhecido por enxergar a inovação e o futuro dos seus negócios que seguem crescendo durante a pandemia.


Redação

Foto Renato Pizzutto

O empresário João Appolinário, fundador da Polishop, é referência de sucesso no mundo dos negócios.


Nascido em Santo André, município do Grande ABC, em São Paulo, João Appolinário é um empreendedor por vocação que teve do seu pai, empresário do ramo de automóveis, grandes ensinamentos no mundo dos negócios. “Meu pai foi meu grande mentor e ele me permitiu errar. Tiveram vários momentos e situações que ele sabia qual seria o final do trilho, mas me deixou ir, porque isso faz parte do empreendedorismo. Assim, eu tive várias oportunidades e experiências que me trouxeram até aqui”, salienta.


Visionário, em 1999, Appolinário fundava a Polishop, com um olhar diferenciado sobre o futuro do varejo, apostou no modelo de negócios ‘omnichannel’ e implantou a estratégia desde o início da atuação da Polishop. “Na época, eu percebi que, para ter uma oportunidade e achar o ‘meu oceano azul’, eu precisaria de alguma coisa diferente. Encontrei esse diferencial quando decidi que iríamos atender o consumidor onde ele estivesse. Assim, nós começamos a venda pela televisão e pelo e-commerce, apoiados por um call center. Em 2001, já montamos nosso catálogo e, dois anos depois, abrimos nossas primeiras 10 lojas. Muita gente acha que inovação é algo que tem a ver com eletrônica, o futuro ou o espaço. Eu entendo que inovação é questionar aquilo que já existe, o que está sendo feito e a forma a qual está sendo feita, para buscar algo diferente. Falo muito sobre isso no meu livro “Inovar é questionar o que já existe”, revela. Outro diferencial da Polishop que se mantém desde o início é: a varejista não vende produto, vende benefícios. “Produto tem preço, benefício tem valor, e a Polishop não vende produto. Nós demonstramos os benefícios que os produtos oferecem, porque hoje as pessoas não querem comprar por comprar, elas querem algum tipo de benefício que aquele produto tem, e nós somos experts no quesito demonstração”.


Atualmente, a empresa é referência no varejo brasileiro, destacando-se pela criação de marcas e categorias de produtos exclusivos e de alta qualidade, que facilitam a vida de milhões de pessoas, e pelo seu formato de vendas e atendimento ao consumidor totalmente integrado, que inclui televisão, lojas físicas, canal de venda direta, revista, plataforma digital completa (site, e-commerce e mídias sociais). Tudo isso funcionando com o auxílio dos mais de 3 mil colaboradores, mais de 280 lojas próprias instaladas nos principais shoppings centers do país, além de centros de distribuição, uma fábrica em Manaus (AM), contact center 24/7 e 6 canais próprios de televisão. Nos últimos anos, a empresa incorporou ao seu portifólio as marcas próprias Be Emotion (beleza), VIVA Smart Nutrition (nutrição inteligente) e GENIS Fitness, que vêm crescendo e ganhando a preferência dos consumidores mais exigentes.



Dica valiosa

Para os que estão pensando em iniciar no empreendedorismo, seja durante a pandemia da Covid-19 ou não, Appolinário dá a dica: “A vida e as pessoas não são estáticas. Então, é importante que aquilo que você está trazendo e oferecendo para o consumidor também seja dinâmico. Observe bem o que o consumidor necessita, se aquilo que você está propondo fazer irá atender às dores dos consumidores. Empreendedorismo tem a ver com dedicação e conhecimento daquilo que você se propõe a fazer”.


Tubarão do Shark Tank Brasil

O programa Shark Tank Brasil do Canal Sony já é um sucesso há cinco temporadas e tem sido oportunidade de grandes aprendizados para Appolinário, que sempre se manteve por trás das câmeras. “Quando resolvi participar do Shark Tank Brasil, aceitei o convite por três motivos: poder oferecer às pessoas aquilo que eu tive: mentoria; mudar a percepção do perfil dos empresários que são estimuladores de grande parte da economia e da geração de emprego do país; e também por poder ter acesso a oportunidades de negócios e investimentos, o que faz parte da minha vida”, destaca.


As queridinhas: as panelas da Polishop estão de cara nova

Todo mundo já ouviu falar nos benefícios que as panelas da Polishop oferecem. E, ao longo dos anos, elas se tornaram mais que apenas produtos, sendo consideradas objetos de desejo de grande parte dos brasileiros. Seguindo a tendência de sempre apresentar produtos inovadores, a Polishop acaba de lançar a sua marca própria ICHEF, com a linha exclusiva de panelas e assadeiras SHARK SERIES. Mais modernas, robustas e de alta tecnologia, as novas panelas são totalmente livres de PFOA (composto químico prejudicial à saúde), não soltam resíduos durante o cozimento e oferecem uma opção segura para preparar receitas, além de contar com tecnologia patenteada e exclusiva SHARK BLUE TEFLON®, antiaderente enriquecido com Silicon Carbide, um mineral encontrado em meteoros e que possui resistência comparável ao diamante. “Apostamos em produtos de altíssima qualidade e que possam oferecer benefícios para as pessoas. As panelas Polishop já são famosas por levarem praticidade, economia de tempo e saúde. As novas panelas evoluíram ainda mais, com revestimento antiaderente enriquecido e mais poderoso, além de uma versatilidade inédita para facilitar o dia a dia”, afirma João Appolinário, que registrou um aumento de mais de 60% nas vendas dos produtos para Casa e Cozinha desde o início da pandemia.


Crescimento expressivo mesmo durante a pandemia

A GENIS FITNESS, marca fitness da Polishop, também apresentou um crescimento de 150% na pandemia da Covid-19. Isso porque a ampla gama de equipamentos para home fitness chamou a atenção dos consumidores que buscam manter uma vida saudável e equilibrada durante o isolamento social. Os produtos da linha GENIS são verdadeiras soluções pensadas na praticidade e conveniência, alta tecnologia e benefícios reais que facilitam a rotina de exercícios em casa. Entre os equipamentos da marca estão acessórios, plataformas vibratórias e abdominais, esteiras dobráveis, elípticos, entre outros, com design compacto e moderno.



3 visualizações0 comentário