top of page

O impacto das cores na comunicação

“Saber utilizar as cores a seu favor é um diferencial na sua comunicação”


Por Samantha Godoy

Fotos Mauro Marques


As cores estão presentes em nossas vidas. Elas nos despertam sentimentos e estados de espírito, podendo nos dar força e credibilidade para nos expressarmos. Em 1971, o pesquisador Alber Mehrabian provou que 55% do impacto que causamos no outro vem de nossa aparência e apenas 7% do que falamos. Segundo a CCICOLOR - Institute of Color Reach, de 62% a 90% do impacto na aparência são causados pela cor. Em 2014, os pesquisadores Boris Juric e Dijana Vukovic fizeram um estudo com 200 pessoas e concluíram que 83% das mulheres baseiam sua decisão de compra na cor do produto. Marcas famosas, como a Tiffany e Coca-Cola, se associam a uma cor de acordo com a mensagem que desejam transmitir. E pensando ainda sobre o poder das cores na Imagem Pessoal, existem cores que realçam a beleza natural de cada pessoa, assim como existem aquelas que destacam nossas queixas pessoais, como olheiras, bigode chinês, melasma. Cada cor atua de modo diferente nas pessoas, dependendo do seu contraste pessoal, subtom de pele, intensidade, objetivos pessoais e profissionais. Inconscientemente todos nós usamos a cor para transmitir nossos humores, personalidade e inseguranças.


Mas com todo este conhecimento podemos optar pelas cores apropriadas para uma situação ou objetivo pessoal. Toby Fischer-Mirkin, autora do livro O Código de Vestir, propõe uma tabela de cores para cada ocasião, pois cada cor pode lhe trazer status, fazer uma afirmação ou influenciar pessoas.

Cito como exemplo cores para falar em público: azuis, do marinho aos médios, inspiram confiabilidade. Vermelho, com base azul ou tomate, traz a sensação de agitação, retém a atenção. Preto traz poder, autoridade. Amarelo retém a atenção e o Rosa, profundo ou vívido, indica paixão pelo assunto.


Cores claras, suaves e quentes transmitem acessibilidade e casualidade. Cores escuras, intensas e frias comunicam formalidade. Uma cor pode fazer uma afirmação e influenciar pessoas. Pode trazer uma imagem de sofisticação, poder, intelectualidade ou criatividade. Saber utilizar as cores a seu favor é um diferencial na sua comunicação. Vejam a importância das cores em nossas vidas. Imaginem as oportunidades que um profissional pode ter ao apostar em cores que valorizem seu estilo pessoal e os valores de sua empresa.


*Samantha Godoy é Consultora de Imagem e Estilo Pessoal

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page