NovoAgro conecta o Agro ao Tech com soluções disruptivas

De Empreendedor para Empreendedor, a Venture Builder constrói a nova economia.


Publi Editorial

Fotos Divulgação

Leo Dias | CEO NovoAgro


Baseada no modelo venture builder, a Corporate NovoAgro Ventures, lançada em 2020, é uma fomentadora de empresas do setor de agronegócios. Verticaliza soluções tecnológicas escaláveis, atrai investidores e contribui com inovações para sanar as mais de 400 dores mapeadas pelo Projeto NovoAgro 4.0.


Tais dores foram compiladas do universo composto por mais de 400 mil produtores rurais associados ao Sistema Faemg/Senar/Inaes (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Instituto Antônio Ernesto de Salvo – braço de inovação).

Produtora Jéssica, cidade de Lambari – MG


A NovoAgro Ventures atua na conexão entre a agroindústria, produtor rural e tecnologias inovadoras, com o objetivo de mitigar falhas, aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir a qualidade dos produtos. Com amplo conhecimento das dores do mercado e com o apoio do Sistema FAEMG, maior federação de agricultura do Brasil, a NovoAgro gera negócios lucrativos para seus parceiros. E investe em empreendedores apaixonados pelo propósito do negócio com foco na geração de valor para o mercado.


Noventa por cento dos produtores brasileiros, que são pequenos e médios, representam apenas 10% do faturamento agrícola nacional. Nesse contexto, a NovoAgro busca conectar esses produtores rurais e dar acesso à tecnologias que os beneficiem. Assim, ela promove um crescimento mais sustentável, com modelo de inovação aberta, que busca e desenvolve startups, fomentando soluções inovadoras para o agronegócio.


Após mapear as dores dos produtores rurais e agroindústrias e selecionar startups com soluções que resolvam esses desafios, a Corporate Venture valida o negócio na rede de produtores e agroindústrias. E prepara o processo de tração para impulsionar os resultados. Ao tracionar, o processo de vendas é validado, gerando receita recorrente e consistente. Desse modo, a empresa ganha autoridade para buscar fundos de investimento.


Certificação Sustentável

De acordo com Mauro Júnior, CEO da startup Certicafé, é de extrema importância fazer parte da NovoAgro, pois o papel da Venture Builder é levar tecnologia para o campo. “A NovoAgro é uma ponte muito importante e essencial para que nos conectemos aos produtores. Com a NovoAgro, o nosso caminho até o produtor se torna mais fácil e rápido, pois o DNA dela é o DNA do Agro”, afirma.

Mauro Júnior | Certicafé

Em maio de 2021, no Brasil, 22 pequenos agricultores obtiveram, em apenas três meses e com uma economia de custos de 60%, o selo de produção sustentável Rainforest, globalmente reconhecido como um dos mais importantes no mercado global.


Na opinião de Daniele Alkmin, CEO da Agrorigem, a Corporate NovoAgro Venture também proporciona ampla rede de networking. “Em 2020, conseguimos aumentar o faturamento em 60%, com a exportação de café para a Austrália”, comemora. E ela ainda acrescenta: “A NovoAgro nos abre portas, inclusive proporcionando parcerias, a exemplo da Educampo”, destaca.

Daniela Alkimin | Agrorigem

Além da Agrorigem, que conecta produtores e compradores de cafés especiais, por meio de tecnologia, com o objetivo de oferecer os melhores cafés produzidos no Brasil para todo o mundo; e da CertifiCafé, que oferece solução de ótimo custobenefício para produtores de café de qualquer tamanho, outras startups compõem o portfólio da NovoAgro. Todas com soluções disruptivas, sustentáveis e gerando mais lucro para os produtores rurais.


A startup Flowins possui um software de rastreabilidade, laudos e relatórios da produção. Consegue trazer, em formato simples e intuitivo, um sistema que permite rastrear tudo o que acontece na colheita e pós-colheita. “Isso garante que produtores tenham domínio da qualidade do café e possam replicar as boas práticas em todas as safras, aprendendo com os erros e sempre melhorando a qualidade de seus cafés”, resume Danielle Fonseca, COO.

Iago Junqueira | Flowins

Ao verticalizar soluções inovadoras com foco no agro, o modelo Corporate Venture desenvolvido no âmbito do ecossistema da FCJ atrai, cada vez mais, melhores empreendedores para Corporate NovoAgro Venture.


“Atualmente, são mais de 600 startups no funil; mais nove em fase de negociação e a meta de chegar a 30 empresas performadas, em cinco anos”, informa Léo Dias, CEO da Corporate NovoAgro Ventures, que foi fundador de uma das maiores empresas de eventos de Minas Gerais (DM Promoções) e, também, subsecretário de Ciência Tecnologia e Inovação do Governo do mesmo estado (2015/18). Antes de assumir o comando da NovoAgro, Léo Dias ajudou a liderar programas de fomento ao empreendedorismo e inovação, como o projeto de aceleração de startups Seed, o portal Simi, a Finit (Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia) e o Hub Minas Digital. Dinâmico, já no primeiro ano de gestão do primeiro fundo de investimentos baseado no modelo Venture Builder, dedicado a sanar as dores dos produtores rurais, Léo Dias conseguiu superar todas as metas, constituindo portfólio de R$ 30 milhões.


Portfólio que inclui também, por exemplo, uma combinação de plataforma WEB + Aplicativo + Analytics + Big Data + Blockchain, por meio da solução Btracer, que garante autenticidade e imutabilidade de informações precisas sobre a origem e características de um determinado produto, com dados do fabricante, de validade, entre outros. Solução que traz transparência ao processo produtivo, reduz fraudes e gera economia nos controles, de baixíssimo custo, em função da tecnologia Blockchain.

Expedito Belmont | Btracer

Saulo Santana Elias, CEO Verde Drone, plataforma digital que conecta pilotos de drones, agrônomos e empresas do agronegócio, reconhece a importância da NovoAgro, que abrange suporte jurídico, de marketing, gestão de inovação e na conexão com eventos e produtores. “NovoAgro proporciona suporte necessário para que a startup continue avançando dentro do ecossistema e mais que isso, a NovoAgro monitora esses resultados”, ressalta Elias. “A NovoAgro nos oferece ferramentas e suporte em áreas que imaginamos ter apenas depois de 5 anos”, enfatiza.

Saulo Santana | Verde Drone

Hoje em dia, muitos produtores rurais demandam por soluções de drones para pulverização e mapeamento, dada a dificuldade existente para alguns tipos de propriedades. A Verde Drone conecta os melhores pilotos de drones e gerencia toda a entrega dos serviços, na ponta, para os produtores rurais.


Mais soluções distintas e complementares Comprador Moderno desenvolveu uma plataforma capaz de reunir a demanda de diversos produtores, consolidada em grande quantidade, viabilizando negociações melhores com fornecedores. O objetivo é garantir a redução dos custos dos insumos e outros itens, melhoria no prazo de pagamento e acesso a fornecedores com mais qualidade. Tudo isso feito por meio da plataforma.

Luis Piñel | Comprador Moderno

GIS Gestão Integrada de Sindicato é um software de gestão para sindicatos, focado em gestão de informação e processos, tecnologia da informação, sistema de gerenciamento customizável e automação. Objetivo: fornecer aos clientes total capacidade de controlar seu negócio e auditar, em tempo real, informações e processos internos.

Diego Franco | GIS

Hortify é uma plataforma de gestão da hortifruticultura, que possibilita ao produtor rural a gestão do negócio por meio de um aplicativo mobile e web. Funciona on e offline. A solução inclui módulos de gestão da produção e rastreabilidade, gestão de mão-de-obra, financeira, de estoque e de compras; georreferenciamento, além da visualização da produção e mão de obra.

Vinícius Sossella | Hortify

Personalbov desenvolve inovações na pecuária, ao individualizar o rebanho e oferecer soluções tecnológicas. Objetivo: melhorar a eficiência na produção de carne bovina, bem como fornecer informações para subsidiar a tomada de decisões com criatividade e agilidade.


Planos para 2022

A Corporate Venture, que já mapeou mais de 600 startups pelo Brasil, conta com 79 investidores, além da FCJ Venture Builder e Sistema Faemg. Para 2022, expectativa é de alto crescimento, com 25 startups integrando o portfólio da Corporate. Organização acredita na força do empreendedorismo como motor propulsor de mudanças. Motivada a crescer cada dia mais, por saber que seu trabalho auxilia a construir os grandes negócios de amanhã, interfere positivamente na economia real. A NovoAgro acelera, pois o Agro não para.


“Em 2050, teremos mais de nove bilhões de habitantes no planeta e o Brasil tem potencial e capacidade de produzir alimentos para suprir esta necessidade mundial”, conclui Léo Dias.


5 visualizações0 comentário