top of page

Mulheres, foco para 2023!

Veja artigo de Nubiana Oliveira dentro da editoria Hub Mulheres Incríveis: "Siga em frente, desapegue e tome decisões rápidas."


Por Nubiana Oliveira

Fotos Henrique Vieira | Divulgação

Você conhece alguma mulher cheia de sonhos e projetos? E essa mulher não está conseguindo começar e terminar esses mesmos projetos com a mesma velocidade que começa e termina o projeto dos outros? E isso gera nesta mulher um cansaço físico, mental e até mesmo frustração? Ela consegue ser gentil e empática com todos, menos com ela mesma? Exige um nível de excelência fora do comum a si mesma, mas absorve consideravelmente e sem maiores problemas as falhas dos outros?


A principal causa disso tudo é que infelizmente ainda vivemos em uma sociedade machista e por mais que já tenhamos evoluído e conquistado alguns direitos, sinto que muitos deles não são respeitados. Assumimos muitas responsabilidades para conquistarmos nossa “liberdade” e mesmo assim a impressão que tenho é de que, na verdade, não a temos. E é como se fizéssemos mais que a nossa obrigação de termos uma rotina exaustiva, já que estamos tendo a oportunidade e permissão para trabalhar e ter o direito de conquistar nossos sonhos.


Ao longo da evolução da mulher fomos percebendo que poderíamos agregar muito mais as nossas famílias e a nós mesmas, tendo a oportunidade de mostrarmos nosso talento e principalmente de transformá-lo em nossa maior fortuna. Sabemos o quanto amamos cuidar das nossas famílias e, ao mesmo tempo, queremos fazer nossas próprias escolhas e sentirmos o prazer de vermos nossos projetos e sonhos sendo realizados, nos sentirmos

úteis ao mundo e a nós mesmas, sentirmos orgulho da história que estamos construindo e o legado que estamos deixando.


Compreendemos que muitas de nós decidiram focar na carreira e não serem mães. Outras fizeram ao contrário e está tudo certo. Em função de tantas escolhas diárias entendo que para este novo ano que se inicia é preciso ter em mente alguns pontos que para mim são importantes e que irão ajudá-las a serem suas prioridades e terem como foco seu projeto de vida e seus sonhos.


Dica 1 - Foco no seu objetivo! Sem desculpas!

Independente de qual seja seu objetivo é preciso ter clareza. Pensarmos no que precisaremos fazer e desenvolver em nós para alcançá-lo e o que precisaremos deixar de fazer para que nada nos distraia facilmente. O nosso maior desafio é o excesso de distrações que temos ao longo do dia. Sejam eles internos, como pensamentos negativos, notícias que nos deixam mal, até as distrações externas, como conferir mais de 70 vezes ao dia o celular, sermos interrompidos várias vezes em nosso trabalho... Você ter o compromisso em começar e terminar algo antes que você passe para a próxima tarefa. Ou seja, antes de sonhar o sonho dos outros, que venha o seu em primeiro lugar. Neste caso, cabe principalmente às mulheres aprenderem a dizer não, sem que isso cause tanto sofrimento a ela. Quando elas dizem não aos outros é porque realmente compreenderam que seu objetivo pode ser prejudicado e agora ela tem um foco: realizá-lo.

Dica 2 - Desapegue!

Desapegue de pessoas, atividades, pensamentos, atitudes que não irão contribuir com seu objetivo em 2023. Algumas pessoas precisarão demorar mais para que você as encontre, outras precisarão que você crie mais oportunidades com elas e absorva o maior aprendizado que puder. Algumas atitudes você precisará rever e trabalhar novas habilidades, se adaptando a este novo ciclo que se inicia em você. E alguns pensamentos são determinantes para que mantenham você em seu foco. Busque situações, pessoas ou lugares que tragam você para terra firme e que te ajudem a manter você em seu objetivo, trazer você para o aqui e agora 100% presente, sem ficar vivendo o passado que não pode apagá-lo, mas pode aprender com ele. Nem ficar somente no futuro e deixar de focar na sua própria realidade, esta sim, será importante para que possa se tornar aquilo que de verdade você deseja: uma pessoa de sucesso, que entrega, realiza, contribui e compartilha.


Dica 3 - Tome decisões rápidas!

Muitas vezes nós, mulheres, demoramos demais antes de tomarmos decisões e em função disso perdemos grandes oportunidades. Não estou dizendo que não precisamos pensar antes de toma uma decisão. A questão é: quando você começa a pensar em todas as possibilidades que podem dar errado, na opinião dos outros, se realmente está preparada para assumir aquele desafio, começamos nos atentar a detalhes que talvez naquele momento não tenham necessidade e quando percebemos alguém com a metade do nosso talento tomou o nosso lugar e depois nos questionamos por quê os cargos de liderança são na maioria ainda ocupados por homens. Não estou minimizando outros problemas que enfrentamos, ao mesmo tempo não podemos nos vitimizar e sim entender quais as adaptações que precisamos fazer para enfrentar e realizar tudo que sonhamos. E continuar a seguir em frente. Esse é o nosso principal objetivo. Foco, desapego e decisões rápidas. Quando você entende qual é seu principal sonho, o que precisa fazer para realizá-lo, tomar a decisão de começar e terminar seu plano de ação, independentemente de quaisquer obstáculos sem desculpas, você se planeja, dedica, desenvolve e evolui, principalmente porque você sente que está realizando e se transformando em uma mulher arrancadora, que sai de um local ou situação a qual não se sente confortável e ocupa o lugar que você merece: o topo!

  • Me siga nas redes sociais: nubiana_oliveira - Instagram | Facebook | Linkedin


1 visualização0 comentário

Commentaires


bottom of page