top of page

MTP: Empresas disruptivas focam no “Por Quê”

Há um “porquê” claro que inspira a ação e unifica as pessoas.


Por Cris Madureira

Fotos Divulgação


O mundo não é mais o que costumava ser. Estamos vivenciando uma era em que organizações estão crescendo a um ritmo exponencial, impulsionadas pela globalização, pelas tecnologias exponenciais e pelo aumento da interconexão. Essas empresas - como Amazon, Tesla, Netflix, TED, Uber, Google - não buscam apenas lucro e liderança e, sim, a disrupção do mundo como o conhecemos. Não é à toa que estão, cada vez mais, fazendo parte da nossa vida cotidiana.


Eu sempre me perguntei: “o que estas empresas têm em comum”? E a resposta está na sequência dessas 3 letras: MTP.


Mas afinal, o que isso significa? Essa sigla, que se origina do inglês, quer dizer Massive Transformative Purpose. Numa tradução bem direta quer dizer Propósito Transformador Massivo.


Propósito: Há um“porquê” claro que inspira a ação e unifica as pessoas.


Transformador: Pode causar uma transformação significativa em uma indústria, comunidade ou planeta.


Massivo: Audaciosamente grande e aspiracional.


Então, o que seria um MTP ideal? Primeiramente, ele precisa ser tão abrangente, ambicioso e definitivo que nem os concorrentes mais fortes irão criar um MTP capaz de superá-lo. Um ótimo exemplo é o MTP do Google que é de “organizar todas as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis”.


Outro ponto fundamental é que ele deve inspirar a transformação de foco de assuntos internos para impactos externos positivos. Deve, também, fornecer um “grito de guerra” que atraia as pessoas. Assim como o MTP da L’OREAL: “juntos, criamos a beleza que move o mundo”. Gostei tanto que tive interesse em conhecer mais sobre a empresa, seus produtos e iniciativas ligadas ao seu MTP.


Uma característica fundamental é gerar significado e motivação, dois importantes pré-requisitos para o sucesso. Como é o caso do MTP da FCJ Venture Builder :“conectar pessoas à abundância”, startup onde sou cofundadora e diretora de expansão internacional.


Por último, o mais importante, que ele resolva um problema com o qual as pessoas se preocupam. Em outras palavras, o MTP deve tornar o trabalho significativo.


“Pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz.” - Simon Sinek


Além disso, quando se trata de comunicar o porquê a seus funcionários, clientes e o mundo, as palavras não importam tanto quanto as ações. É por isso que as empresas precisam encontrar maneiras de dar vida ao propósito, por meio de suas ações. O propósito de uma organização é muito importante, tanto para clientes quanto para funcionários. Principalmente para os millennials, que já são a maioria no mercado de trabalho. E não tenho dúvida de que continuará a se tornar cada vez mais importante nos negócios. Por isso, empresas disruptivas focam nos dois, lucro e propósito.


Agora, que já sabe o que todas estas empresas têm em comum e o que significa MTP, na próxima edição falarei sobre Moonshots.


*Cris Madureira é cofundadora e diretora de expansão internacional da FCJ Venture Builder e várias outras iniciativas inovadoras. Ela também é mentora de startups na rede FCJ e comunidades globais, como a Purpose Alliance. Há 15 anos atuou com sucesso em consultoria estratégica para pequenas e médias empresas no Brasil e nos Estados Unidos, onde adquiriu e aprimorou competências conceituais e gerenciais. Suas habilidades, experiência em resolução de problemas e perfil inovador levaram-na a se tornar uma mentora, investidora e empreendedora exponencial orientada por propósito. Ela se destaca como educadora por seu conhecimento e experiência em empreendedorismo, negócios e inovação e por sua capacidade de transmitir conhecimento de forma direta e prazerosa.

7 visualizações0 comentário
bottom of page