Mindset empreendedor

Os nove passos para construir um mindset empreendedor e ter sucesso nos seus negócios.


Por Magda Ferreira

Fotos Divulgação



A cada dia, mais e mais pessoas visam a ser empreendedoras. Todavia, para se tornar uma, é necessário possuir algumas características específicas. Exemplos destas são liderança, curiosidade e proatividade. Nesses últimos tempos, muito tem se falado em mindset empreendedor. Mas, afinal, o que seria isso? Você deve estar se perguntando o que significa mindset. Na tradução literal do inglês para português significa “mente configurada” ou “configuração mental”. A ideia é de que o modo como sua cabeça funciona, assim como sua visão de mundo, é uma junção de crenças e valores. Resumidamente, é como sua mente trabalha frente a determinadas situações. Mas, então, o que seria mindset empreendedor? O conceito desse termo refere-se à configuração de sua mente conforme a cabeça de um empreendedor. Levando isso adiante é possível romper o seu padrão antigo de pensamento para que sua mentalidade mude em direção a uma mentalidade empreendedora. Um dos grandes enganos de quem começa a empreender é achar que o processo é simples. Não, ele não é. Erroneamente, muita gente pensa que o sucesso de seu empreendimento está nas boas condições financeiras para aguentar o seu difícil início e, acredite se quiser, na sorte. Bobagem! O segredo dos empreendedores que prosperaram está em sua cabeça, ou, como já falamos, no mindset empreendedor. Por isso, se você está pensando em abrir um negócio seu, saiba que o primeiro passo é moldar sua mente. Assim, você passará a estar mais preparado para construir um negócio rentável, ao focar sempre em resultado e sabendo lidar com as adversidades que surgem ao longo do caminho. Para que você se torne um empreendedor de sucesso, é inegável a importância de se ter um mindset empreendedor. Moldar sua mente e construir um mindset empreendedor é trabalhoso e necessita de dedicação. Porém, é um processo importante, caso você queira obter sucesso em seu negócio.


Pensando nisso, vou listar nove passos para te ajudar a entender melhor o que precisa ser feito. Aplique em seu negócio e depois me conte o resultado.

1. Visão grandiosa e clareza.

2. Tenha um propósito.

3. Cuidado com o seu ego.

4. Saiba onde quer chegar.

5. Faça processo de Coaching.

6. Sim, o fracasso faz parte do sucesso.

7. Mantenha o foco, mas ajuste sempre que necessário.

8. Tenha equilíbrio.

9. Crie processos.


Vou deixar também uma dica especial de dois livros que vão te ajudar, e se você é do time que não gosta de ler, recomendo que comece agora: O Poder da Ação (Paulo Vieira) e Empresas Feitas para Vencer (Jim Collins).


Lembre-se: Empreender não é facial, é uma montanha russa de emoções o tempo todo, vai ter dias que você vai querer desistir de tudo, mas terá dias que você se sentirá com uma força de vontade inexplicável de fazer dar certo, também terão pessoas que tentarão te desmotivar o tempo todo, não porque você é incapaz, mas por elas nunca terem realizado algo na vida e acreditam que você também não conseguirá. Então, meu amigo e minha amiga, força! Você consegue, e se achar que precisa de ajudar, estou aqui pra auxiliar e te guiar pelo melhor caminho. Conte sempre comigo!


Magda Ferreira - CEO Magda Ferreira Desenvolvimento Pessoal e Empresarial.

2 visualizações0 comentário