top of page

Minas Capital: confiança para investir

População brasileira está mudando o jeito de investir, buscando novas alternativas. Essa transformação levará ao crescimento do mercado e à busca por empresas que transmitam credibilidade e segurança.


Publieditorial Fotos Divulgação

Fundado em 2016, na cidade de Uberlândia, o escritório da Minas Capital atende clientes no Brasil todo. A matriz está localizada no Uberlândia Shopping, onde conta com espaço amplo e moderno focado no atendimento dos investidores. Além de escritórios em Uberaba e Goiânia (GO), a Minas Capital já conta com mais de 5 mil clientes e quase 1 bilhão sob assessoria.


Em agosto de 2021, a Minas Capital foi eleita a 2ª melhor mesa de Renda Variável do Brasil no TIER 25+. Premiação que reconhece a aptidão do escritório em trabalhar junto com a XP Investimentos para levar as melhores soluções em classes de ativos em renda variável. “Concorremos num segmento dominado pelos maiores players do mercado financeiro e nos destacamos aos conquistarmos o 2º lugar”, celebra Tarcísio Campanholo, especialista em investimentos.


Para ele, o mercado financeiro é ainda bastante concentrado nos grandes bancos comerciais (cerca de 95%). “Acreditamos que em poucos anos essa realidade será diferente, pois o brasileiro está mudando o jeito de investir. Com isso, ainda temos muito campo para crescer”, afirma.


A Minas Capital tem uma equipe de profissionais altamente especializada no mercado financeiro e qualificada para assessorar os clientes. São mais de 50 profissionais atuando nos escritórios, onde também são disponibilizados os mais variados produtos, seja em renda fixa, fundos de investimentos, entre outros. O intuito é garantir a melhor experiência para o cliente.


Para isso, a missão da empresa é transformar o mercado financeiro para melhorar a vida de quem está com o escritório. Já o compromisso da Minas Capital é personalizar estratégias de acordo com as necessidades de cada investidor. Assim, garante a transparência e a eficiência da assessoria para atingir o propósito dos clientes. Com competência e responsabilidade, assessora no processo de decisão de forma transparente, protegendo seus projetos e sonhos a longo prazo, focados na satisfação daqueles que acreditam e investem.


Para a equipe do escritório, o trabalho da assessoria financeira requer confiança e muita credibilidade para que seja verdadeiramente consistente. “Com proximidade com o cliente, transparência e uma ampla variedade de produtos do mercado financeiro é possível atuar de forma imparcial e oferecer soluções alinhadas aos interesses e perfil de cada investidor”, explica Tarcísio.


E para continuar entregando excelência, a equipe ainda realiza reuniões semanais conduzidas pelo comitê de produtos para debater as diretrizes a serem seguidas pelos assessores. São trocas de experiências para, ao final, levar o que há de melhor aos clientes


Onde investir em 2023

Tendo como plano de fundo a inflação ainda alta, os sucessivos aumentos nas taxas de juros por bancos centrais, a crescente probabilidade de recessão nas principais economias e ações e títulos de dívidas acumulando retornos negativos em 2022, não faltam questionamentos por parte dos investidores sobre como se posicionar para os próximos 12 meses. ( Rodrigo Santos )


Nesse artigo, apresentamos duas opções de investimentos que representam boas oportunidades à medida que entramos em 2023 e pensamos em como nos posicionar

quanto aos investimentos de renda fixa internacionais e domésticos.


Apesar do cenário global descrito anteriormente ser ainda bastante desafiador, reforçamos a necessidade estrutural de exposição a investimentos internacionais. Benefícios como a diversificação, um enorme leque de temáticas e oportunidades de retornos podem ser obtidos além das fronteiras do Brasil principalmente no mercado americano.


Assim, tendo a diversificação como a melhor estratégia de um portfólio, alocações diversificadas em ativos de qualidade são as principais alavancas para bons resultados

com um risco adequado na sua carteira de investimentos.

Nesse sentido, os bonds, títulos corporativos de renda fixa atrelados ao dólar nos Estados Unidos, aparecem como uma boa opção para composição de carteira. Para o próximo ano, além de expectativas de elevações de juros pelo Federal Reserve, banco central norte-americano, espera-se desvalorização do Real em relação ao Dólar.


Nesse cenário, que conta ainda com prêmios de risco de crédito (spreads) mais altos, oportunidades podem ser capturadas, levando-se em consideração, sempre, o perfil de investidor e objetivos.


Já no Brasil iniciamos 2023 com a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% - quatro pontos percentuais acima do início de 2022. Além disso, o mercado aponta expectativas de que os juros permaneçam acima de 13% ao longo de todo o ano e nos anos seguintes também, devido aos elevados desafios fiscais.


As taxas esperadas pelo mercado são o ponto de partida para os rendimentos dos títulos de renda fixa. Sendo assim, esperamos mais um ano de protagonismo da classe, com retornos elevados. Apesar disso, a cautela segue necessária. O ano começa com incertezas no campo fiscal e tendência mais negativa do que nos últimos anos. Isto se deve às indicações dadas pelo novo governo eleito em relação a gastos mais altos.


Neste cenário, continuamos a enxergar os ativos pós-fixados, que acompanham a taxa Selic, como boas opções de investimento conservador, se beneficiando de patamares elevados de juros na conjuntura atual.


Já os títulos atrelados ao IPCA são boas alternativas de prazo médio a longo para proteção contra a inflação nos próximos anos, que deve continuar alta, acima da meta do Banco Central. Dentro desses ativos atrelados à inflação, destacamos os títulos públicos do tesouro direto que estão com taxas em níveis muito interessantes.


Por último, reforçamos sempre a necessidade do auxílio de um assessor de investimento capacitado para orientar de forma adequada cada perfil de cliente.


  • Rodrigo Santos, assessor de investimentos da Minas Capital.

64 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page