Mercado imobiliário investe em tecnologia inteligente

Uberlândia é uma cidade que ganha destaque em diversos setores da economia e o da construção civil não é diferente.

Alitéia Milagre

Fotos Divulgação

Sense Vertical Living | Splendor Finotti


De Norte a Sul, encontram-se obras de diferentes faixas em andamento e os empreendimentos de alto luxo têm ganhado mercado. São incorporadoras que impulsionam o setor imobiliário, garantem empregos diretos e indiretos e que constroem trazendo sofisticação, funcionalidade e recursos tecnológicos voltados para a segurança e conforto dos moradores. Estudos mostram que na próxima década, o fluxo de dados resultante do tráfego dos aparelhos que estarão conectados à internet, sendo controlados pelo celular, dentro das residências, representará até 50% desta sucessão de informações. Estimase que em 2022, mais de 56% dos lares incluirão tecnologia inteligente e que 6,4 bilhões de pessoas em 2024 terão uma identidade digital. De olho neste cenário, as tecnologias inteligentes, a automação, as plataformas, os aplicativos são cada vez mais implantados no dia a dia das pessoas e nos projetos imobiliários. O Sense Vertical Living, construído na região Sul, pela Brasal Incorporações é um exemplo dessa tendência. Lançado em 2018, o condomínio vertical Sense com três torres e previsão da entrega em 2022, traz tecnologia, sustentabilidade, mobilidade e compartilhamento como principais aliados, oferecendo dispositivos digitais, recursos de automação e veículos elétricos, como bikes e carro, com pontos de recarga desses veículos na garagem. Pensando em oferecer o melhor aos moradores, traz o App Sense, fechaduras digitais em cada apartamento, automação de som nos salões de festas e espaços gourmet, ar-condicionado e iluminação. “Serão entregues 20 bikes elétricas e também um carro elétrico visando a sustentabilidade, mobilidade e compartilhamento. E de olho em oferecer o que há de mais moderno e inovador para os moradores, um aplicativo de conveniência também será disponibilizado”, revela Sebastião Longuinho, diretor da Brasal Incorporações, em Uberlândia. Nas áreas comuns, conforto e segurança se manifestam na tecnologia com abertura do portão da garagem por celular, leitor biométrico nas portarias, piscina climatizadas, entre outros. Sebastião salienta ainda que o cuidado nos processos construtivos e a certeza de um imóvel bem construído são marcas registradas da Incorporadora para retribuir o investimento e a confiança dos clientes. “Todos os nossos empreendimentos situados na região Sul: o Triad, o Sense, o Arven e o Duo, nosso mais recente lançamento, são equipados com recursos e dispositivos tecnológicos para se morar bem e com segurança”, acrescenta.


Detalhes fazem a diferença

Também com um portifólio de empreendimentos elaborados e construídos com tecnologia de ponta para proporcionar conforto com espaços amplos e localizações privilegiada, em quase 12 anos de história, a Maxi já entregou 15 edifícios nos bairros Santa Mônica e Jardim Finotti e três estão em execução na Zona Sul de Uberlândia, no bairro Copacabana e nos bairros Santa Mônica e Jardim Finotti. O edifício Essenza Copacabana já está em fase de acabamento, com previsão de entrega para o segundo semestre de 2022, You e Maxi Splendor Finotti serão entregues em 2023. Segundo Giovani Graef, diretor de Engenharia da Maxi Construtora e Incorporadora, os empreendimentos são executados com o que há de melhor em produtos e materiais, para proporcionar maior vida útil ao imóvel, dando aspecto de novo por mais tempo com mínima interferência do proprietário. “Fazemos estudos de acústica do edifício e seu entorno e atenuamos os ruídos internos e externos, proporcionando bem-estar e qualidade de vida ao morador. Para melhorar o conforto térmico utilizamos, nas fachadas, pinturas que refletem calor”, exlica. Ainda falando em qualidade na entrega, Graef disse que são utilizadas argamassas industrializadas para reboco das paredes e regularização de pisos, o que garante qualidade, homogeneidade e vida útil do empreendimento.

Alta Vista, localizado no bairro Altamira, contempla uma torre única


No quesito ‘tecnologia inteligente’ são instalados sistemas de câmeras em todos os edifícios, cobrindo áreas comuns internas e áreas externas e todos os prédios têm preparação para portaria virtual, com leitor biométrico e senha para acesso. Além disso, as instalações elétricas e de dados dos apartamentos permitem que o morador instale facilmente seu sistema de automação preferido e que tenha rede disponível e de alta velocidade em todos os ambientes da casa. “A soma desses sistemas, aliada ao cuidado que temos na execução, na escolha dos acabamentos e capricho nos detalhes, agregam valor ao imóvel, colocando-o em um patamar diferenciado e que agrada aos moradores por todo o tempo em que vão ali morar”, acentua Giovani Graef. Nunca a moradia foi tão valorizada para morar num local com bela vista, de fácil acesso para o trabalho, o lazer, a escola dos filhos, espaço interno, uma boa varanda gourmet para preparar um churrasco para os amigos. “O que também chama muita atenção hoje são fachadas diferenciadas, modernas e bonitas, que façam o morador ter orgulho todos os dias do prédio em que mora. Nesse sentido temos investido em fachadas inovadoras, seguindo tendências de grandes cidades. É o que nós queremos para Uberlândia e os uberlandenses, progresso e qualidade de vida. Nosso mais novo lançamento, para início de 2022, terá essa tendência de apartamentos amplos e modernos e fachada diferente de tudo o que a nossa cidade já viu”, garante o diretor da Maxi.


100% automatizado

Há 27 anos empreendendo, a CS Franco Construtora também entra na competividade e busca contínua pela excelência em gestão, execução e incorporação de projetos, especializandose em obras com altíssimo grau de exigência, projetos arrojados e detalhes únicos. Para oferecer tranquilidade, conforto, confiança e obtendo alto grau de satisfação, inclui em seus empreendimentos tecnologia. Nessa trajetória, a empresa já construiu mais de 80 empreendimentos entre residências horizontais e verticais em Uberlândia. O Alta Vista, localizado no bairro Altamira, lançado em dezembro de 2020, contempla uma torre única, composto por uma residência suspensa por andar e um duplex. São 32 unidades em 38 pavimentos, apartamentos de 354m² e 752m² de alto luxo, com uma vista deslumbrante da cidade. O projeto dispõe de automação em todas as unidades, inclusive nas áreas comuns, sendo o primeiro em Minas Gerais 100% automatizado com sistema Lucx. “A Lucx é uma empresa que realiza serviços de automação, com soluções e tecnologias inovadoras para gerar controle e economia de energia no imóvel, até à distância, por meio do celular ou tablet. É possível fazer controle de iluminação, home theater, ar-condicionado, sonorização do ambiente, fechaduras, cortinas e persianas, além de sistemas de áudio, câmeras, alarmes, ou qualquer tipo de equipamento que possa ligar e desligar, por exemplo”, afirma o engenheiro civil da CS Franco, Daniel Franco Costa. Ainda segundo Daniel, há também infraestrutura para carros elétricos para todas as unidades residenciais, além de tecnologias focadas em sustentabilidade, que geram economia aos proprietários, como energia fotovoltaica para áreas comuns, iluminação em Led, fachada verde com irrigação automática. “O cliente hoje busca qualidade de vida, contato com a natureza, localização, customização, segurança e tecnologia, e é isso que buscamos oferecer”, enfatiza.

Liberdade 1226, primeiro empreendimento da Perplan em Uberlândia


Sofisticação em dose dupla

Na linha de frente dos empreendimentos de alto padrão e qualidade em Uberlândia também está a Perplan. Com 21 anos de expertise no mercado imobiliário, já lançou 35 empreendimentos, com mais de 3,6 milhões de m² de áreas urbanizadas e 6 mil unidades já entregues, desde bairros abertos planejados até apartamentos de alto padrão. Nascida em Ribeirão Preto, além de Uberlândia, tem projetos no interior paulista - Ribeirão Preto, Franca, Monte Alto, Pirassununga, Bebedouro, Mococa, Presidente Prudente, Piracicaba e Votorantim. Está chegando agora em Anápolis (GO) e Rio Verde (GO) e em breve estará na capital paulista e no interior do Estado do Rio de Janeiro. Em Uberlândia, a Perplan possui dois empreendimentos em fase de construção: o Liberdade 1226 e o Mariê 160, ambos localizados no bairro Altamira. A empresa também adquiriu novas áreas na cidade, com empreendimentos que serão lançados em breve. O Mariê é uma torre única de 187m², com planta versátil, lazer sofisticado, arquitetura diferenciada. O residencial contempla hall privativo, quatro dormitórios ou três suítes, possui oito variações de plantas para escolha, além do diferencial My Perplan, um serviço exclusivo de personalização dos acabamentos do apartamento. Os diferenciais nas áreas comuns são sistemas de câmeras CFTV, climatização, previsão de pontos para carregadores de carro elétrico, sistema de som bluetooth na academia, Family Club, salão de festas, piscinas - uma com raia de 25m e com acessibilidade, bicicletário e Espaço Delivery. Nos apartamentos há a previsão de automação nas persianas das janelas e bacias sanitárias ‘dual flush’ para controle de fluxo de água, ecologicamente corretas. Na mesma linha de qualidade está o Liberdade 1226, primeiro empreendimento da Perplan em Uberlândia, que foi vendido 100% durante seu lançamento. Trata-se de uma torre com 32 unidades, previsão de ponto para carga de carro elétrico (futura instalação por parte do condomínio), academia com espaço exclusivo de Pilates, infraestrutura para segurança integrada com câmeras de acesso, personalização dos apartamentos, infraestrutura para arcondicionado, caixilhos com veneziana integrada, aquecimento a gás com recirculação de água quente nos apartamentos, depósito privativo nas garagens, garagem privativa para o triplex e chopeira entregue na churrasqueira da área comum.


Imóveis em alta

De acordo com Efthymios Panayotes Emmanuel Tsatsakis, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-Tap), mesmo com o aumento nos preços de materiais de construção, as construtoras e incorporadoras trabalham para cumprir os compromissos com os clientes, fomentar emprego e renda. “O mercado continua ativo em lançamentos e aquisições para moradia ou investimento. Vamos fechar o ano com bons resultados e esperamos 2022 ainda melhor”, destaca Panayotes.


Da esquerda para a direita: Daniel Franco Costa, engenheiro civil da CS Franco; Giovani Graef, diretor de Engenharia da Maxi Construtora e Incorporadora; Rafael Batista, diretor de Incorporação da Perplan; Ricardo Telles, diretor-presidente da Perplan; Sebastião Longuinho, diretor da Brasal Incorporações em Uberlândia.

225 visualizações0 comentário