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Foto do escritorSerifa Comunicação

Mercado de luxo movimentou R$ 26 bilhões no último ano

Adriana Bernardes Fotos Divulgação



Carros e barcos de luxo, mansões e apartamentos em condomínios diferenciados, joias e artigos com design exclusivos. Itens que fazem parte do sonho de consumo e são destaque de um segmento ainda pouco acessível, mas que cresce a cada dia no Brasil: o mercado de luxo e alto padrão. Estatísticas mostram que o setor movimentou R$ 26 bilhões no último ano e segue em aumento progressivo. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Luxo (Abrael), em 2022, as vendas destes produtos subiram 50% em relação a 2021 e a previsão é de que nos próximos dois anos haja uma expansão de pelo menos 3% no setor. Neste mercado, o destaque é oferecer aos consumidores marcas de prestígio, qualidade e alta tecnologia. Um nicho que utiliza exclusividade e o pouco atingível para despertar em um público seleto, o interesse sobre produtos e serviços.


Os conceitos usados para definir este tipo de segmento são “alto padrão” e “mercado de luxo”, que apesar de estarem relacionados têm algumas diferenças. O termo alto padrão se refere a produtos ou serviços que estão um pouco acima da média em qualidade e preço dentro do mercado geral. No entanto, ainda está acessível a uma parcela maior da população, embora possa ser considerado “premium” em relação às alternativas regulares. Já o mercado de luxo está associado a produtos e serviços extremamente exclusivos, de altíssima qualidade e alto preço.


Eles são fabricados em quantidades limitadas e, geralmente, envolvem um alto nível de personalização, atendimento personalizado ao cliente e um forte apelo emocional. Marketing voltado para a sofisticação Um dos setores que mais puxou o crescimento no consumo de itens de luxo no Brasil foi a indústria automobilística. Foram R$ 14 bilhões movimentados somente com a compra de carros luxuosos.


E quando se fala na divulgação deste tipo de produto sabe-se que ele requer um marketing diferenciado. Qualidade, design exclusivo, tecnologia e status social são fundamentais para alcançar o consumidor que busca exclusividade e sofisticação. De acordo com a gerente de Comunicação e Marketing da Attra Veículos, Cris Vassilíades, as estratégias de marketing e branding da empresa são planejadas para manter a exclusividade e criar um senso de aspiração em torno das marcas de luxo. “É preciso entender profundamente o público que consome itens de luxo, gerando valor e diferenciação, trabalhando com uma experiência de compra exclusiva”, explica. Cris destaca ainda que as classes mais abastadas têm suas subdivisões a partir do consumo de determinados produtos e, consequentemente, têm a sensação de pertencer a um seleto grupo. Imóveis de alto padrão Cada vez mais, as pessoas optam por exclusividade, conforto, espaço, praticidade e segurança, características que impulsionam o aumento na procura por este tipo de moradia.



Segundo Marcos Demarque, CEO da Hausa Construtora, Uberlândia se destaca cada vez mais neste nicho, uma vez que são muitos empreendimentos voltados para este público. “Os clientes deste segmento são exigentes com cada detalhe, buscando sempre que a qualidade final da obra reflita o detalhamento feito no projeto”, destaca Demarque.


Ele ressalta também que a personalização arquitetônica em cada ambiente proporciona harmonia, juntamente com materiais, técnicas e revestimentos utilizados para criar uma atmosfera de refinamento. “Essas propriedades muitas vezes são construídas em localizações privilegiadas, com vistas deslumbrantes.


Além disso, oferecem amplas áreas verdes, jardins e piscinas privativas, proporcionando um refúgio tranquilo e sereno dentro de um ambiente urbano”, acrescenta. Empreendimentos a partir de R$ 1,5 milhão A expectativa é que a demanda por moradias continue elevada e haja lançamentos de novos empreendimentos nos próximos meses, o que indica que os players do setor se mantêm confiantes no mercado e enxergam boas perspectivas para 2023.


Os empreendimentos, que podem ser encontrados a partir de R$ 1,5 milhão, se diferenciam por contemplar amplas áreas externas e internas, várias vagas de garagem, além de ser referência em tecnologia, sustentabilidade, segurança, conforto, exclusividade, conexão com a natureza, reversibilidade das plantas, personalização, localização privilegiada, entre inúmeros outros atributos, além, claro, da valorização do imóvel.


Para o economista Carlos Henrique Paixão, Uberlândia é uma cidade de grande potencial imobiliário. “A cada dia temos novos lançamentos voltados para diversos públicos e isso gera um volume significativo de negócios precedido da demanda e da oferta. Todo lançamento é comercializado em tempo recorde em comparação com outras praças do Brasil”, conta Carlos, que reforçou que além de ter os que almejam comprar para morar, há os que buscam para investir, haja vista que um imóvel gera retorno financeiro, por meio da locação ou venda com sua valorização adquirida com o passar do tempo. Os dados informados pela Brasal Incorporações, empresa que atua há sete anos na cidade, por exemplo, balizam esse cenário apresentado pelas pesquisas e especialistas. De 2015 a 2022, a média de valorização do m² negociado dos empreendimentos do período foi de até 86%. Já no período de 2021 a 2022, o mesmo índice foi de até 24%. Isso demonstra que a aquisição de imóveis continua sendo uma das formas mais tradicionais e seguras de investimento.


Para quem mora em Uberlândia, mais precisamente nos empreendimentos verticais da zona Sul, além de habitar em uma das regiões mais privilegiadas e valorizadas da cidade, também conta com as facilidades do entorno como saúde, educação, alimentação, comércio, shopping, além de acesso a vias rápidas. Por esses predicados, os empreendimentos residenciais nessa região tendem a ser aspirados pela ampla oferta de serviços quanto pela possibilidade de valorização dos imóveis. De acordo com Sebastião Longuinho, diretor regional da Brasal Incorporações, a empresa investe em empreendimentos de alto padrão tanto para famílias que almejam apartamentos compactos, quanto mais espaçosos, exemplo das penthouses, apartamento na cobertura, com vista de 360° e ampla área externa, que tem número restrito na cidade, sem contar que é um imóvel que se diferencia por ocupar todo um pavimento, ter iluminação e ventilação abundantes, vista panorâmica privilegiada dos últimos andares das torres e todas as comodidades e a segurança de um condomínio.


Design aliado ao conforto e tecnologia



Um dos pontos que diferencia os imóveis de alto padrão dos outros é a parte estética, o chamado design de interiores. A possibilidade de personalização do espaço aliada ao que tem de mais avançado na tecnologia é um aspecto muito relevante neste tipo de imóvel. De acordo com Werner Ribeiro, sócio proprietário da Sense Smart Home, indo ao encontro com o aumento na construção deste tipo de imóvel, os sistemas de home cinema de luxo também têm se destacado no mercado. “Neste segmento, o custo de equipamentos e serviços já não é o foco: a busca é por alta definição e qualidade e um bom serviço de instalação”. Werner acrescenta, ainda, que o foco é aliar a boa performance do sistema à estética do ambiente. “A tendência é incluir assentos luxuosos e confortáveis, materiais de revestimento de parede de alta qualidade, estética dos equipamentos integrados ao layout do ambiente e até mesmo uso de sistemas de automação residencial para criar uma experiência extraordinária”, conclui.

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