top of page
Foto do escritorPalmira Ribeiro

Melhores cafés da safra de 2022 são revelados no 10º Prêmio Região do Cerrado Mineiro

Por Serifa Comunicação

Fotos Divulgação

Os melhores cafés da safra de 2022 foram revelados durante o 10º Prêmio Região do Cerrado Mineiro, iniciativa que visa reconhecer o trabalho dos cafeicultores da Região do Cerrado Mineiro e promover a Denominação de Origem, a primeira conquistada para café no Brasil. Promovida pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado, com o apoio do Sebrae Minas, e realização das cooperativas Carmocer, Carpec, Coagril, Coocacer Araguari, Coopadap, Expocaccer e MonteCCer, e as seis associações: Acarpa, ACA, Assogotardo, Assocafé, Amoca e Appcer, a premiação contou ainda com a parceria das empresas Voiter, Solinftec, Stoller, Syngenta, Pinhalense, Rabobank e Sicoob. A disputa contou com a participação de 56 finalistas nas categorias Café Natural, Cereja Descascado e Fermentação Induzida.

No total foram representados 4500 produtores de 55 municípios da região, que produz em média 6 milhões de sacas por ano, com um recorde de inscrições com 370 amostras. A análise segue requisitos preestabelecidos pela Associação de Cafés Especiais (SCA).


O método de classificação padrão avalia a qualidade física dos grãos crus em uma amostra de 350 gramas de cada lote de café. As pontuações foram acirradas e a escolha dos campeões foi feita por um grupo de dez árbitros com alta experiência e profissionalismo, após rigorosa análise sensorial. Para ser considerado especial, o produto deve atingir pontuação mínima de 80 pontos.

Vencedores

A categoria Cereja Descascado teve 46 amostras escritas, seguida pela fermentação induzida, com 130, e natural com 194 inscrições.


Categoria Cereja Descascado

1º lugar - José Aparecido Naimeg - 90,05 pontos - Expocaccer

2º lugar - Eduardo Henrique Soares Pereira - 89,13 pontos - Carmocer

3º lugar - Maria Aparecida Pires Ruiz - 88,28 pontos - Expocaccer


Categoria Fermentação Induzida

1º lugar - Agilmar Ferreira Pinto - 88,75 pontos - Expocaccer

2º lugar - Lázaro Ribeiro de Oliveira - 87,79 pontos - Expocaccer

3º lugar - Ismael José de Andrade - 87,70 pontos - Carpec


Categoria Natural

1º lugar - Jorge Fernando Naimeg - 90,94 pontos - Expocaccer

2º lugar - Guilherme Sebastião F. Romão - 89,53 pontos - Expocaccer

3º lugar - Enivaldo Marinho Pereira - 88,16 pontos - Carmocer


A 10ª edição do Prêmio Região do Cerrado Mineiro contou com uma novidade, o Troféu Mulher de Atitude, um reconhecimento às mulheres cafeicultoras, cada vez mais atuantes no segmento. Entre as amostras inscritas, as três melhores produtoras foram premiadas com troféu: Maria Aparecida Fernandes Pires Ruiz (categoria Cereja Descascado), Ana Paula Curiacos Urtado (categoria Fermentação Induzida) e Roberta Soares Pereira (categoria Natural).


De acordo com o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis, a força do associativismo e do cooperativismo movimenta a região. “Trabalhamos exclusivamente para o bem-estar do nosso cafeicultor, que gera riqueza e transformou essa região. Este ano, o prêmio teve um sabor especial por comemorarmos 50 anos da Região do Cerrado Mineiro e 30 anos da Federação”, enfatiza.


Para o gerente da Regional Noroeste e Alto Paranaíba do Sebrae Minas, Marcos Alves, o Prêmio Região do Cerrado Mineiro vai muito além de um troféu, pois representa o esforço dos empreendedores rurais que buscam, constantemente, por qualidade, além de evidenciar a credibilidade adquirida pela cafeicultura do Cerrado Mineiro em 50 anos”.

Leilão

Para encerrar a noite, o leilão movimentou mais de R$ 600 mil, batendo recorde com saca vendida a R$ 62 mil. Parte da renda do valor arrecadado será destinada às escolas participantes do Troféu Escola de Atitude e para Hospital de Amor de Minas Gerais, que segue em construção na cidade de Patrocínio.

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page