Ação do Programa Buriti ocorre em propriedades rurais. Segundo o Dmae, o programa também executa curvas de nível, terraços, barraginhas de contenção de água pluvial e readequação de estradas.
*Por Prefeitura de Uberlândia
( Foto de divulgação do site da Prefeitura de Uberlândia ) Desde julho deste ano, o Programa Buriti, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), já executou 19.843 metros lineares de cerca de proteção em Áreas de Preservação Permanente (APP’s) de 11 propriedades rurais localizadas às margens dos rios Uberabinha, Araguari e Ribeirão Bom Jardim. Além desta ação, o programa também executa curvas de nível, terraços, barraginhas de contenção de água pluvial e readequação de estradas.
Desde 2008, com o apoio dos produtores cadastrados, o programa do Dmae já construiu mais de 600 mil metros de cercas, o que resulta em mais de 6,5 mil hectares de áreas preservadas. Outra ação importante é o plantio de espécies nativas do cerrado em áreas degradadas. Nos últimos nove anos, foram realizados o plantio de aproximadamente 500 mil mudas, entre elas estão a do Ipê Branco, Sapucaia e Cedro.
Para o futuro, o Programa Buriti tem metas animadoras. “Nos meses de novembro e dezembro, realizaremos o trabalho de manutenção em 40 mil mudas plantadas em 2021 e também plantar mais 15 mil mudas”, contou o supervisor do programa, Masterson Ferreira.
Programa Buriti
O programa atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. O produtor rural não tem custo em implantar o programa. Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail: programaburitidmae@gmail.com ou pelo número (34) 3233-2564.
Comments