Vamos falar sobre Maternidade? Eu a considero um projeto de vida!
Fernanda Baduy | Fotos Divulgação
E agora, faltando poucos meses para a formatura de Medicina dos meus filhos gêmeos, já tenho uma filha médica inclusive, estou fazendo um balanço sobre esse tema talvez considerado corriqueiro mas, hoje em dia, tão terceirizado a meu ver.
Sempre tive vontade de ser mãe. Imaginava mesa “cheia” e mil ilusões de uma vida em família. Não que eu tenha me decepcionado com a maternidade, muito pelo contrário! Nunca me arrependi por ter sido mãe nova e não ter estudado ou construído uma história profissional. É, sem recorrer a clichês, meu melhor papel.
Comecei a trabalhar quando os gêmeos entraram na escola com 3 anos e meio e me sentia frequentemente cobrada sobre não trabalhar fora. Como se ser mãe fosse um trabalho menor. Aliás, ser mãe em tempo integral nos primeiros anos de vida deles foi um privilégio, que eu sei, poucas tem. Mas, nem por isso, menos árduo.
Muitas mulheres hoje em dia dizem não querer encarar a maternidade por duas razões: não quererem perder sua liberdade e, ao mesmo tempo, não quererem ser uma mãe ausente. Não ouvíamos falar muito sobre isso até pouco tempo atrás.
Mas é fato que construir uma família é lindo, mas requer muitas renúncias. Por isso, vemos hoje tantas crianças com vício em telas. Terceirizadas pelos pais para as babás, escolas ou celulares.
Não quero parecer intransigente aqui. Quero dizer que por mais que nos dediquemos, falhamos! E como! Cada um tem sua personalidade e querer ver um reconhecimento seu no próprio filho é desumano.
Mas, é preciso sim ter tempo de qualidade. Conversar sobre as coisas da vida. Ouvir o que eles têm a dizer. Rir juntos! Chorar juntos! Ensinar a viver de acordo com a realidade deles. Deixar crescer!
A gente nunca vai conseguir tudo! Vai acertar tudo! Mas, precisa tentar! Filho é trabalho nobre. Tem que vir antes! Antes principalmente dos posts nas redes sociais. Antes da ilusão. Exige dedicação. Exige abdicação. E exige moderação!
Até o momento em que eles vão se desgrudando e aí você finalmente pensa que pode ter feito um bom trabalho!
Meu projeto de vida, embora sempre muito criticada, foi esse! E estou em paz com isso!
Dedico esse texto a vocês, amores da minha vida, Anna, Felipe e Henrique, que me mostram todos os dias como ser melhor!
Fernanda Baduy é administradora de empresas e adora falar do tema Universo Feminino
Kommentarer