Publi Editorial | Fotos Mauro Marques
A Livraria Leitura foi inaugurada em 1967 na Galeria do Ouvidor em Belo Horizonte vendendo livros novos e usados. Depois de adotar uma audaciosa política de expansão, se consolidou como a maior livraria do Brasil.
A rede tem atualmente 116 lojas distribuídas em 23 unidades da Federação e conta ainda com a Leitura Distribuidora de Livros, o atacado de papelaria PLM, as 4 lojas de departamento D+ Casa e Presentes e o site de vendas leitura.com.
Com a expansão nacional da rede, atuando em um mercado cada vez mais competitivo, a Leitura investe em seus colaboradores, fazendo treinamentos periódicos com a equipe, tendo em vista o constante aperfeiçoamento profissional dos funcionários.
A Leitura desenvolveu seu programa exclusivo de fidelização, o “Sempre Leitura”, no qual o cliente acumula pontos e troca por vales-compras nas lojas da rede.
Hoje, as lojas são centros de cultura e entretenimento para toda a família. As megastores oferecem uma enorme variedade de produtos, chegando a 100 mil itens entre livros, revistas, filmes, música, games, informática, papelaria, jogos e presentes.
“Decidimos investir em Uberlândia por ser uma cidade com enorme potencial, número expressivo de habitantes, alta renda per capita e ótimo PIB. Uma cidade do interior, com estrutura de capital, e com muito mais qualidade de vida que as capitais. Uberlândia estava no nosso radar há um tempo, é uma cidade que merecia ter uma livraria com um grande acervo literário e também a mais completa papelaria da cidade e região. Estamos no Center Shopping desde o primeiro semestre de 2021 e, recentemente, no Uberlândia Shopping, no segundo piso, próximo à praça de alimentação (loja inaugurada em julho)”, conta o sócio diretor, Bruno Teles.
De acordo com Bruno, os planos futuros do grupo são: continuar com o plano de expansão, ultrapassando o número de 120 lojas pelo país, mas sempre com os pés no chão; ser grande, porém com o atendimento sempre de excelência, com o cliente sempre em primeiro lugar, com grandes livreiros na equipe, com uma curadoria e atendimento de alto nível; realizar eventos nas lojas: noite de autógrafos/lançamentos de livros, contação de histórias, oficinas de desenho e pintura facial aos finais de semanas para as crianças, encontros de cosplay, troca de figurinhas, dia de jogos de tabuleiro/boardgames e vários outros eventos; manter um vasto acervo literário e também a papelaria mais completa da cidade. “Nosso principal foco é crescer com excelência, sem deixar cair a qualidade nas lojas e do atendimento. Não queremos auto atendimento em nossas lojas e sim atendimento de qualidade, com profissionais treinados para atender os clientes da melhor maneira possível. Nossa paixão é levar os livros físicos para o maior número de pessoas no Brasil. Afinal, livro é investimento. Quem lê muito, fala bem, escreve bem, expande o vocabulário, desenvolve o senso crítico e a criatividade. Incentivamos mais livros e menos telas”, finaliza.
Comments