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LAVITA amplia atuação e se posiciona em todos os ramos da energia sustentável

Publi Editorial Foto Divulgação

Companhia completa dois anos criando um ecossistema de negócios completo e inovador

Completando em 2023 dois anos de atuação, a Lavita Energia amplia sua área de trabalho avançando sobre todos os segmentos da energia sustentável. Aumento a abrangência de sua operação para muito além do segmento de energia solar, a empresa iniciou um trabalho sólido e consistente que envolve toda cadeia da energia limpa. “Não é uma moda. E muito menos algo que tem a ver apenas com a energia solar ou a economia na conta de luz. É uma necessidade da sociedade para sua preservação. A oportunidade de oferecer soluções para isso virou o propósito da Lavita”, diz o cofundador da empresa Jackson Vilarinho.


Surgida em 2021 da união de três visionários de setores diferentes, a Lavita uniu as expertises de negócios dos empresários Adão Oliveira, da Minas Grãos, empresa referência na compra venda de commodities; Pedro Paulo Pina Ferreira, CEO da Inconew, empresa modelo e arrojada do setor da construção civil em Uberlândia, e Jackson Vilarinho, empresário da Villares Energia Solar, pioneira nesse segmento na região. “Para nós foi a união perfeita de conhecimentos que se complementaram para formar um negócio novo”, comenta Adão.


A origem

Iniciada com o desenvolvimento de projetos focados na geração de energia solar a partir de placas fotovoltaicas em fazendas solares, a Lavita logo reconheceu o potencial ainda maior de oferecer inovação quando o assunto é energia. “Definimos nosso negócio com a meta de sempre trazer novas soluções sustentáveis. Isso nos conduziu a especializar nossa atuação na entrega de soluções para a geração de energia, formação de parcerias público-privadas, atuação com créditos de reciclagem e de carbono e mobilidade urbana”, conta o gerente comercial da empresa Wilson Cunha.


“Com essa atuação, o consórcio de energia Lavita chega a 2023 com mais de 120 usinas, sendo próprias e de parceiros, espalhadas por quase todo o território nacional, totalizando mais de 420 MWp. São quase 30 mil clientes atendidos mensalmente nesse modelo que oferece um desconto na fatura de energia que chega até 30% de economia sem nenhuma necessidade de investimento por parte do usuário. Mas nossos planos são mais ousados, visando atender todo o território nacional ainda em 2024”, comenta Júlio César, gerente comercial da Lavita GD, braço da empresa responsável pela efetivação dessas parcerias.


Mobilidade urbana: ser a referência para um mercado em forte expansão

A Lavita iniciou recentemente sua operação focada na oferta de soluções para a mobilidade urbana elétrica. Esse é um mercado que já se materializa em 3.200 postos de recarga espalhados pelo país. E isso só tende a crescer. Hoje no Brasil a frota de carros híbridos ou 100% elétricos soma 106 mil veículos (com motores híbridos, a combustão e elétricos) e 157 mil se considerarmos os que são apenas elétricos, os chamados “plug-ins”.


Só em Minas Gerais são 11 mil, 251 deles em Uberlândia (dados de julho de 2023 – fonte: Neocharge). “De janeiro a agosto deste ano, o mercado emplacou 49 mil carros elétricos. Esse número é 76% maior que o do mesmo período de 2022. É um caminho sem volta. Seja pelo potencial do mercado, seja pela consciência ambiental cada vez mais forte”, diz o gerente da empresa, Wilson Cunha.


E para aproveitar essa tendência, a Lavita apresentou um plano ousado e que contará com um investimento de R$ 50 milhões nos próximos anos. “Escolhemos 22 rotas rodoviárias no Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. Vamos atender essas rotas com a criação de postos de recargas rápidas. Algumas delas, como a que liga Uberlândia a Natal, no Rio Grande do Norte, terá 16 postos de recarga. Uma a cada 200 quilômetros. Vamos ser a referência para a demanda desse mercado”, comenta com entusiasmo Pedro Paulo Ferreira, sobre a meta de escrever a história da mobilidade elétrica no Brasil.


Uma ampliação que contará com parceiros

E para um plano tão ousado, a Lavita já estabeleceu em seu ciclo de negócios o desenvolvimento do modelo de franqueados para garantir a rápida expansão do produto. “Esse não é um jogo que faremos sozinhos. Estamos falando de sustentabilidade, mobilidade, responsabilidade social e ambiental. São desafios que não serão vencidos sem boas parcerias. Para isso, vamos formar uma rede e atrair investidores e franqueados para ganharem juntos conosco”, comenta Adão Oliveira. Com esse projeto e outros incluídos do plano de negócios da Lavita, a empresa se prepara para uma atuação nacional, estudando o mercado e direcionando ações que moldarão o mercado de energia do futuro próximo.

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